Conquistar a aprovação na área de tribunais é o grande sonho de muitos concurseiros pelo Brasil afora. São de concursos com grandes quantidades de oportunidades e diversidades de especialidades e níveis de escolaridade, que contam com remunerações atrativas e trazem estabilidade e qualidade de vida ao servidor público. Sabendo disso, você também sabia que o Estratégia Concursos é líder de aprovação neste tipo de certame? Pois é!
Prestes a completar 10 anos de existência no próximo mês de setembro de 2021, a trajetória da Coruja começou em 2011 e contava com apenas com seus PDFs diferenciados e o fórum de dúvidas. Foi uma história marcada por muito trabalho, foco, dedicação, amor, resiliência e vontade de mudar a vida de milhões de estudantes brasileiros.
E o esforço valeu a pena: De acordo com a consultoria Conversion, em maio de 2020 o Estratégia Concursos esteve entre os 20 sites mais acessados do Brasil. Com sede em São Paulo, unidade em Brasília e estúdios espalhados de por todo o País, o Estratégia é, atualmente, um grupo educacional e se tornou referência em cursos on-line para preparação em áreas como concursos públicos, escolas militares, OAB, residência médica e vestibulares.
E no que diz respeito à área de tribunais, esta foi um dos primeiros enfoques de atuação do Estratégia quando de sua fundação, vindo logo após das áreas fiscal e policial. E para verificar como a aprovação na área de tribunais vem decolando desde então, acompanhe esse texto na íntegra!
Confira abaixo alguns exemplos de certames e os depoimentos dos nossos alunos que lideraram a aprovação na área de tribunais pelo país, nas áreas estaduais, federais e até eleitoral:
O último edital para servidores foi homologado em 2017, prorrogado e está válido até 2022. A organizadora à época foi o CESPE e foram ofertadas 19 vagas para Analista e Técnico, com remunerações iniciais de R$ 3.163,07 a R$ 10.909,22.
Flora Schrage: “Para mim foi fundamental fazer uma estratégia, um plano de estudos e ter um material bom. Logo que saiu, adquiri o curso do Estratégia e fiz um plano de estudos para mim. Eu me adaptei muito com a teoria da curva do esquecimento, que tem revisões de 24 horas, 7 dias e 30 dias. Dentro disso, eu estudei mais com os PDFs e estudei também com os vídeos.“
O Tribunal Regional Federal da 3 ª Região, com atuação em São Paulo e Mato Grosso do Sul, já divulgou o projeto básico do certame e o aviso de licitação para escolher a empresa que vai organizar o novo concurso, que deverá ofertar 15 vagas para cargos de níveis médio e superior, sendo 9 para técnicos e 6 para analistas.
Felipe Marroni: “Minha motivação sempre foi querer ser alguém melhor, seja para mim mesmo ou para as pessoas que amo. Nesse concurso eu vi uma oportunidade para isso e então aceitei o desafio, mas sei que tenho muito a melhorar ainda, então a motivação ainda continua.”
Ana Luiza Tibúrcio: “Hoje em dia a internet está recheada de informações sobre concursos. Você tem canais no Youtube, blogs, contas no Instagram, grupos de Whatsapp, há diversas formas de se inteirar e se organizar para fazer uma rotina de estudos que se encaixa na sua realidade. Não precisa ser gênio, eu nunca fui nenhuma aluna acima da média, mas eu sempre fui uma pessoa dedicada e organizada. Acho que essas são as palavras de ordem: informação, método, dedicação e organização; assim você chega lá”.
Julia Mello: “A minha realidade era acordar todos os dias e estudar, querendo ou não. Com o tempo, se torna automático, e fica cada vez mais fácil vencer a preguiça. Acho interessante estabelecer um horário de estudo. Dentro daquele horário, você deve estudar e manter o foco, sem desculpas.”
Patricia Kroth: “Acho que temos que usar todas as nossas dificuldades para sermos mais fortes. Elas devem ser nossa automotivação, para sair da zona de conforto e do mimimi, parar de reclamar que todas as condições externas são desfavoráveis, meter a cara, e encarar o desafio. Dizem que grandes conquistas são frutos de grandes desafios. E nesses grandes desafios muitas coisas vão dar errado e sair fora do planejado, mas é nessa hora que o nosso melhor tem que aflorar, que nossa vontade de vencer e sair do que não está bom tem que nos impulsionar para que o nosso máximo seja feito”.
O Vice-Presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Luiz Alberto D´Azevedo Aurvalle, decidiu homologar o resultado final do concurso TRF4, realizado em 2019, referente aos cargos de Técnico Judiciário, Área Administrativa, Segurança e Transporte.
Adelardo Henrique: “Meu conselho é: quando você entrar nessa jornada não desista nunca. Sua aprovação vai chegar no momento certo. Outra coisa muito importante e experiência própria: não se iluda com uma boa colocação e pare de estudar, mesmo que fique muito bem colocado faça um pacto com você mesmo: estude até ser nomeado. Nesse universo de concurso você pode não ser nomeado no tempo que espera como também nem ser nomeado. Espere a nomeação estudando”.
Dayane Souza: “O mais difícil foi acreditar que seria possível. Também não foi nada fácil chegar todos os dias do trabalho, cansada, e sentar para estudar. Casa limpinha, silenciosa, cama macia com uma TV em frente, prontinha para assistir as melhores séries do planeta… e eu sentadinha estudando”.
Luísa Petermann: “Ter como objetivo ser aprovado, acessar um bom material e um ambiente propício para estudar são fatores que favorecem a aprovação. O lema que você deve levar é: todos podem conquistar o concurso dos sonhos, inclusive você!”
O último certame para Analista e Técnico foi realizado em 2017, sendo organizado pela FCC, homologado em 2018 e segue vigente.
Edson da Silva Almeida: “Já cheguei a me inscrever num concurso com apenas uma vaga para o meu Estado e, mesmo sabendo das dificuldades, mesmo não querendo acreditar que poderia ser aprovado, acabei logrando êxito na primeira colocação para aquela única vaga. Tenho plena convicção de que pessoas bem mais preparadas do que eu, com bem mais bagagem tenham deixado de tentar, talvez, justamente por não acreditarem. Esse é o grande começo: acreditar.”
Foi publicado o edital do novo concurso que visa o preenchimento de 845 vagas para o cargo de Escrevente Técnico Judiciário, de nível médio, no Tribunal de Justiça de São Paulo. Do total de vagas, 400 são para a capital e 445 para o interior. As inscrições já estão abertas no site da Vunesp, e seguirão até o dia 02 de setembro. As provas estão previstas para 31 de outubro. O último concurso, realizado em 2017 teve sua lista encerrada este ano.
Eduardo Fazza: “Eu segui o mesmo ritmo de estudo do início ao fim. Eu acho que quando o planejamento é bem-feito e se o candidato conseguir cumprir o planejamento que ele fez durante todo esse período, não tem motivo para desespero na reta final.”
O Pleno do Tribunal de Justiça do Amazonas aprovou a homologação do resultado final do concurso público para servidores em fevereiro de 2021. O órgão já iniciou a convocação e nomeação de aprovados, somando até o momento 100 nomeados.
Débora Fabiano: “Eu já tinha feito alguns concursos, não sei nem dizer quantos, eu já fiz vários desde que saí da faculdade. Alguns me marcaram mais, outros nem tanto. Muitas frustrações nesse caminho, que eu acho que é normal, em alguns momentos a gente fica bem frustrado. Desisti, fiquei um tempão sem estudar nada e depois voltei. Resolvi voltar de verdade e mantive uma constância mesmo, estudava todos os dias.“
Rayana da Costa: “Para convencer o meu cérebro de que era hora de estudar, eu introduzi um pequeno ritual antes de todas as sessões de estudos: abria a plataforma do YouTube e pesquisava entrevistas com aprovados; pesquisava técnicas e hábitos de estudos; depoimentos de pessoas contando o que fizeram para passar no concurso do sonhos. Assistia a qualquer vídeo relacionado a concursos públicos, mas que não eram aulas. Era incrível como aquilo me fazia mergulhar no mundo dos concursos. Eu me concentrava. Parava de pensar em coisas paralelas e batia aquela vontade de começar a estudar.”
Abraão de Oliveira: “A minha grande motivação foi a minha família. Eu já tinha tentado estudar para concurso, falhei. Tentei na iniciativa privada, fui demitido. Tentei empreender, e falhei também. Estava cansado de não dar nenhum orgulho para minha família. Tinha que mudar isso, precisava obter êxito em algo na minha vida e dar orgulho aos meus pais. Nada se compara ao abraço que eles me deram depois do resultado”.
O Tribunal de Justiça do Maranhão publicou, em março deste ano, no Diário Oficial de Justiça, a prorrogação do prazo de validade de doze para dezoito meses e a conseguinte suspensão de sua contagem no último concurso TJ MA, realizado em 2019. A decisão se deu em razão do enfrentamento da pandemia de Covid-19.
Lucas Robert: “Seja humilde nos seus estudos. Se você está começando, assuma que você não sabe de NADA sobre estudos, planejamento, etc. Logo, procure aprender com pessoas experientes. Além disso, siga seus estudos de forma humilde, sempre avançando com cuidado e sempre ajudando as pessoas que precisam”.
O Tribunal de Justiça do Estado do Pará tornou público o resultado final do procedimento de heteroidentificação do último concurso TJ PA, ofertou aos candidatos 200 vagas imediatas e cadastro de reserva para os cargos de Auxiliar Judiciário, Oficial de Justiça Avaliador e Analista Judiciário.
Anderson Monteiro: “Quando comecei a estudar pra concursos a matéria que eu mais tinha dificuldade era Português, superei na marra (risos). Os PDFs me ajudaram muito e percebi que muitas questões se repetiam, a forma de cobrança, com isso aos poucos eu fui melhorando, fiz inúmeras questões, e fiquei muito feliz que na prova do TJ PA eu gabaritei essa matéria”
O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE PA) divulgou o resultado final do concurso TRE PA realizado em 2019 para provimento de cargos vagos formação de cadastro de reserva para Analista e Técnico Judiciário, de nível superior e médio.
Yuri Soares: “Um grande acerto foi ter delegado às questões o direcionamento do estudo continuado após a leitura dos PDFs. As questões se encarregam de fixar os assuntos mais recorrentes e também revelam as minhas deficiências. Perceber tais lacunas, por meio das questões, e agir para corrigi-las é extremamente importante. Fora isso, o maior acerto é, e sempre será, continuar estudando, com ou sem edital.”
Gostou e se inspirou com esses depoimentos? Então, não fique de fora e comece a trabalhar agora mesmo na sua aprovação na área de tribunais! Confira abaixo nossos cursos exclusivos:
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.
Divulgado resultado preliminar da etapa de autodeclaração (negros, PcD e indígenas) do CNU O Concurso…
Concurso Correios oferece vagas de nível médio e superior Estão oficialmente encerradas as inscrições do…
Salário inicial é de mais de R$ 5 mil. Saiba todos os detalhes desse importante…
O Superior Tribunal de Justiça oferece vagas para formação de cadastro de reserva distribuídas entre…
Você vai fazer a prova do concurso do Superior Tribunal de Justiça (STJ) no dia…
Mais um edital do concurso do Ministério da Saúde (MS) autorizado! Serão ofertadas, ao todo,…