Gestão da estratégia e desenvolvimento organizacional para o CFQ.

Olá, pessoal! Tudo bem? Prosseguindo com os nossos resumos para o CFQ, neste artigo analisaremos a parte de Gestão da estratégia e desenvolvimento organizacional. Este resumo contempla os cargos de Analista Superior com as seguintes ênfases: Geral (código 105) e Comunicações (código 106).

Todos os cargos supracitados têm como requisito curso de graduação em qualquer área de formação, bem como registro no Conselho de Classe, quando for o caso. A lotação será em Brasília – DF, sede do CFQ. O salário oferecido é de R$ 8.951,25. Além disso, o edital destaca os seguintes benefícios:

  • Assistência à Saúde Médica e Odontológica;
  • Auxílio Alimentação/Refeição (R$ 1.133,48 por mês); e
  • Cesta Natalina – R$ 1.133,48 (no mês de dezembro).

Para mais detalhes sobre benefícios e carreira no CFQ, confira a Portaria 108/2020.

Acesse, também, o edital do CFQ para conhecer as informações completas sobre o concurso.

Além disso, não deixe de conferir a página do concurso CFQ aqui no Estratégia Concursos. Nela, estão as informações mais importantes do concurso, além de ser possível baixar o edital estratégico para cada cargo.

Confira, também, a nossa análise do edital do CFQ:

Importante frisar que o concurso terá as seguintes etapas:

  • Prova objetiva;
  • Prova discursiva;
  • Prova de títulos.

Confira o conteúdo programático de Gestão da estratégia e desenvolvimento organizacional:

Gestão da estratégia e desenvolvimento organizacional. A visão, a missão, os valores e o alinhamento com a organização. O ambiente externo da organização. As competências essenciais da organização. As estratégias de crescimento. Valores competitivos e o uso da cadeia de valor. Os níveis da estratégia: estratégia do negócio, estratégia da divisão e estratégia institucional. Alianças e parcerias estratégicas. A implementação ou execução das estratégias. O uso do BSC (Balanced ScoreCard).

Analisaremos, a seguir, os principais tópicos da disciplina para a banca IADES.

Gestão da estratégia e desenvolvimento organizacional – missão, visão e valores.

Tópico que sempre marca presença na matéria de Gestão da estratégia e desenvolvimento organizacional nos mais variados concursos, deve ser compreendido a fundo. Isso porque, mesmo que não venha uma questão direta do assunto, este dará base para a compreensão de outros temas afetos, facilitando, assim, um raciocínio analítico no momento da prova.

Os conceitos podem ser definidos da seguinte forma:

  • Missão – é a razão de ser da organização, o motivo pelo qual ela existe, para que foi criada, qual contribuição ela pretende apresentar à comunidade.
  • Visão – é como e onde a organização deseja estar no futuro, seus grandes objetivos. Estes objetivos conduzirão os esforços da organização em um horizonte temporal.
  • Valores – são as crenças da organização, os princípios éticos que balizam quais comportamentos e atitudes serão aceitáveis e quais não serão aceitáveis na organização.

Vejamos um exemplo de cobrança do assunto pela banca IADES.

IADES – CFA (2010)

“Como é conhecida a declaração do propósito e do alcance da organização em termos de produtos e de mercado?

  1. Missão organizacional.
  2. Visão de propósitos.
  3. Atividade meio.
  4. Função do staff da empresa.”

O gabarito é a letra A. Perceba que a questão nos traz a declaração de propósito da organização, ou seja, para qual motivo ela existe, o que ela pretende fazer. Ainda, relaciona o alcance da organização em termos de produtos e de mercado. Dito de outra forma, declara com quais produtos ela trabalhará, bem como qual seu público-alvo, seu nicho de mercado.

Tudo isso nos remete à missão organizacional. Não confunda com a visão, que declara como a organização projeta o seu futuro, onde ela deseja estar, geralmente dentro de um marco temporal.

Segue um esquema para facilitar o entendimento:

Missão, visão e valores (Alvarenga,2021)

Gestão da estratégia e desenvolvimento organizacional – as competências essenciais da organização.

Seguindo com o nosso resumo de Gestão da estratégia e desenvolvimento organizacional para o CFQ, falaremos sobre as competências organizacionais, com enfoque nas competências essenciais.

As competências essenciais também são conhecidas como “core competences”. São um conjunto de competências que fazem com que a organização crie vantagem competitiva e destaque-se perante a concorrência.

Assim, as competências essenciais são aquelas que agregam valor percebido ao cliente, que trazem diferenciação para a organização perante seus concorrentes. Diferenciam-se das competências básicas, ligadas ao funcionamento normal da organização.

Veremos, a seguir, como a banca costuma cobrar o assunto.

IADES – SEAP-DF (2014)

“No contexto da gestão estratégica, uma importante abordagem diz respeito à consideração das competências básicas, centrais e essenciais. Acerca desse tema, é correto afirmar que as competências

  1. essenciais têm importância estratégica, acrescentam valor, são raras e dificilmente podem ser imitadas ou substituídas.
  2. básicas têm importância estratégica, acrescentam valor, são raras e dificilmente podem ser imitadas ou substituídas.
  3. centrais têm importância estratégica, acrescentam valor, não são raras e podem ser imitadas com facilidade ou mesmo substituídas, além de não poderem ser aplicadas a outros negócios.
  4. essenciais têm importância estratégica, acrescentam valor, não são raras e podem ser imitadas com facilidade ou mesmo substituídas, além de não poderem ser aplicadas a outros negócios.
  5. básicas têm importância estratégica, acrescentam valor, são raras e não podem ser imitadas, tampouco aplicadas a outros negócios.”

O gabarito é a letra A. As competências essenciais acrescentam valor aos produtos ou serviços da organização, são raras e dificilmente podem ser imitadas ou substituídas, o que vai ao encontro do que já comentamos sobre a criação de vantagem competitiva para a organização.

Níveis da estratégia.

Este é mais um tópico bastante explorado pelas bancas em geral, e, em especial, pela IADES.

No nível institucional, ou estratégico, o planejamento é de longo prazo, generalista e engloba a organização como um todo, sendo o responsável pela definição dos objetivos e estratégias organizacionais.

Já o nível tático, ou gerencial, é imediatamente inferior ao estratégico, foca no médio prazo e suas ações não afetam a empresa como um todo e sim cada gerência ou área específica.

Por fim, no nível operacional ou técnico, o planejamento se ocupa das atividades rotineiras da organização, abrangendo o curto prazo e com alto detalhamento.

Vejamos um exemplo de cobrança da banca:

IADES – HEMOCENTRO (2017)

“O planejamento é classificado em três níveis distintos: operacional, tático e estratégico. Com base nessa classificação, assinale a alternativa correta.

  1. O planejamento tático é projetado para o curto prazo e envolve cada tarefa ou atividade isoladamente.
  2. O planejamento operacional envolve a empresa como uma totalidade, abrangendo todos os recursos e todas as áreas de atividade.
  3. O planejamento estratégico apresenta maior flexibilidade que o planejamento tático, além de apresentar menores riscos.
  4. O planejamento operacional é definido pela cúpula da organização, ou seja, é responsabilidade dos níveis mais altos da empresa.
  5. Existe uma diferenciação na dimensão temporal do processo de planejamento estratégico e do planejamento tático, já que o horizonte do planejamento estratégico é sempre maior que o do planejamento tático.”

Diante do que vimos, o gabarito é a letra E. O tático é de médio prazo, enquanto o estratégico é de longo prazo.

Sigamos com a nossa análise de Gestão da estratégia e desenvolvimento organizacional.

Balanced Scorecard.

Este é o último, mas não menos importante, tópico do nosso resumo de Gestão da estratégia e desenvolvimento organizacional para o CFQ.

Abordaremos o tema mediante o comentário da questão a seguir.

IADES – IGEPREV – PA (2018)

“Considerando o modelo de medição de desempenho organizacional Balanced Scorecard, assinale a alternativa que indica a perspectiva de aprendizado e crescimento de um mapa estratégico para organizações.

  1. Tem enfoque em proporcionar o maior retorno financeiro possível aos acionistas.
  2. Objetiva responder como uma organização deve aprender e melhorar.
  3. Foca em como cuidar dos clientes.
  4. Atenta aos pontos de excelência da organização para satisfazer clientes, acionistas ou contribuintes.
  5. Concentra-se em como cuidar dos contribuintes.”

O BSC clássico possui quatro perspectivas:

  • Perspectiva Financeira – aborda indicadores que demonstrem a saúde financeira do negócio.
  • Perspectiva dos Clientes – são os indicadores relacionados à satisfação dos clientes.
  • Perspectiva dos Processos Internos – trata da forma pela qual os processos internos agregam valor ao cliente.
  • Perspectiva do Aprendizado e do Crescimento – analise a capacidade da organização aprender com as suas experiências e utilizá-las para crescer e avançar.

Assim, como a questão busca a alternativa que indica a perspectiva de aprendizado e crescimento, a resposta é a letra B: “Objetiva responder como uma organização deve aprender e melhorar”.

Conclusão

Chegamos ao fim do nosso resumo de Gestão da estratégia e desenvolvimento organizacional para o CFQ. Utilize-o em complemento ao material teórico e a resolução de muitas questões da banca sobre os temas apresentados.

Sugerimos a leitura do nosso artigo sobre as Ferramentas mais cobradas de Planejamento Estratégico, para aprofundamento. Sugerimos, também, a leitura da nossa análise de Administração para o CFQ.

Abraços e bons estudos!

Paulo Alvarenga

https://www.instagram.com/profpauloalvarenga/

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