Dicas de questões discursivas são solicitações constantes dos nossos alunos. Eu sempre procuro orientar com algumas sugestões simples. Elas podem ajudar na escrita de um texto conciso que, possivelmente, será bem avaliado. Um ponto que considero importante:
Quando estiver escrevendo seu texto, procure manter uma continuidade na linha de pensamento. Tente dar fluidez ao seu texto. Sabe aquele livro que você lê e não vê o tempo passar? Ou aquele artigo que você admira o raciocínio e a argumentação do autor? Então! É preciso dar cadência ao seu texto, isso gera entusiasmo no avaliador. Enfim, concatene suas ideias!
Outro pedido são sugestões de temas para que seja possível treinar a elaboração de um estudo de caso. Nos cursos de estudo de caso temos o hábito de sugerir temas inéditos para os nossos alunos. Em 2017, vou publicar uma vez por mês uma questão discursiva preparada por mim para um dos nossos cursos. Uma semana depois apresentarei uma proposta de solução. Farei então um Periscope comentando alguns aspectos teóricos sobre o assunto em questão.
Como estamos na contagem regressiva para 2017, segue o primeiro tema!
Tema inédito – Elaboração Thiago Cavalcanti
O termo segurança, em banco de dados, refere-se à proteção do banco de dados contra acessos intencionais ou não intencionais utilizando controles computacionais ou não computacionais. São considerados acessos intencionais aqueles realizados propositadamente, por exemplo, um usuário do sistema cede sua senha a pessoas não autorizadas. Acessos não intencionais são aqueles que, ao ocorrer, causam algum tipo de perda (por exemplo, perda da consistência do banco de dados ou perda de informação), mas não foram propositais. Exemplo, uma queda de energia que corrompe o banco de dados.
Quando tratamos de segurança em Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBDs) podemos analisar diferentes aspectos do assunto. Podemos analisar as formas de controle de acesso, que descrevem como associar os usuários e as permissões de acesso à base de dados. É preciso entender também os níveis de segurança das informações. Outra perspectiva é avaliar os possíveis ataques aos SGBDs e as formas de contenção ou prevenção destes ataques, por exemplo, por meio de criptografia ou certificados digitais.
Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, redija uma questão (máximo de 20 linhas) descrevendo sinteticamente a segurança em banco de dados, abordando necessariamente os seguintes aspectos:
Semana que vem voltamos com a resposta! Forte abraço!
2017 vai bombar!
Forte abraço e bons estudos!
Saíram os resultados da prova discursiva do concurso PM SE (Polícia Militar do Estado de Sergipe).…
Acontecem no próximo domingo, dia 27 de abril, as provas do concurso Sefaz RJ (Secretaria de…
Editais do concurso PM SE oferecem oportunidades para Oficial, Oficial de Saúde e Soldado! Já…
Foram aplicadas no dia 20 de abril as provas do concurso público da Prefeitura de…
A Secretaria de Estado da Administração (SEAD) confirmou que o edital do concurso IDEMA RN (Instituto…
Os advogados dativos exercem papel essencial no sistema judiciário brasileiro ao assegurar o direito constitucional…
Ver comentários
Olá Prof Thiago. Tem algum curso de discursivas de TI para treinarmos?