Veja a estatística de cobrança por matéria dos concursos aplicados pela Fundação CESGRANRIO na área bancária e saiba priorizar seu estudo para o Banco do Brasil.
Olá, corujas! Firmes nos estudos?
O concurso do Banco do Brasil já está com edital publicado e a prova está cada dia mais próxima. Serão ofertadas 4.480 vagas, sendo 2.240 imediatas e outras 2.240 vagas para formação de um cadastro de reserva, para a carreira de Escriturário, de nível médio, abrangendo duas áreas de atuação: Agente de Tecnologia e Agente Comercial.
Tendo isso em vista, a equipe do Estratégia Concursos preparou uma importante análise estatística relativa a cada matéria cobrada no cargo de Escriturário (Agente Comercial), de acordo com o edital atual.
Por meio dessa análise estatística, o candidato poderá obter os elementos necessários para decidir como deve direcionar seus estudos aos assuntos mais relevantes e que possuem maior tendência de cobrança no próximo certame do BB.
Mesmo assim, sabemos que o candidato precisa estar afiado em todas matérias, pois esse é um concurso esperado por muitos concurseiros e, com a concorrência cada vez maior, a nota de corte tende a ser bastante alta.
Na maior parte dos casos, o concursando dificilmente conseguirá perpassar por todos os assuntos do edital com a devida profundidade, ou por conta da indisponibilidade de tempo ou pela grande quantidade de matérias exigidas.
Desse modo, faremos uma análise estatística de incidência dos assuntos por matéria previstos no edital. Utilizamos, como principal parâmetro amostral, concursos realizados pela banca CESGRANRIO para o mesmo cargo.
O material servirá de base para que o candidato possa administrar melhor sua estratégia de estudo, possibilitando priorizar um assunto mais relevante em detrimento de outros, se assim julgar necessário.
Além disso, é essencial que o aluno avalie a necessidade de priorizar o que é mais exigido nas provas ou optar pelas deficiências de conteúdo, uma vez que assuntos já fixados podem ocupar o tempo de outros que ainda podem ser aprimorados.
A seguir, listamos as matérias do seu edital de acordo com a incidência de questões para as provas do mesmo cargo e da mesma bacana. Dessa forma, podemos entender quais disciplinas são as mais importantes, de acordo com o histórico da banca.
De acordo com a análise realizada, mais da metade das questões (54,22%) se concentraram em apenas duas matérias: “Conhecimentos Bancários” e “Vendas e Negociação”.
A partir de agora vamos analisar a estatística de cobrança da banca CESGRANRIO, com base nos assuntos previstos no edital, para cada matéria, referente ao cargo de Escriturário: Agente Comercial. Ordenamos os assuntos de cada matéria conforme a incidência. A amostra considerada é apenas de questões de provas de concursos para o mesmo cargo, realizado pela CESGRANRIO nos últimos 5 anos.
Na análise realizada das questões selecionadas, notamos que 67,20% das questões foram de apenas três assuntos:
Os assuntos seguintes, somados, representaram 32,20% do total de questões, têm menor relevância:
Na amostragem selecionada, é possível perceber que metade das questões se concentraram em apenas dois assuntos:
A outra metade esteve distribuída de uma forma razoavelmente equilibrada nos assuntos seguintes:
Já vimos anteriormente, através da análise estatística da cobrança por matéria, que essa não é uma disciplina com incidência de questões tão alta quanto a de outras. Contudo, não podemos deixá-la de lado completamente. Uma boa estratégia de prova para aqueles que estão com pouco tempo até a prova é concentrar os seus estudos nos assuntos “Funções da moeda” e “Transformação digital no Sistema Financeiro”, pois, de acordo com a amostra analisada, somente esses dois assuntos, juntos, possuem uma incidência de 80% nas questões de Atualidades do Mercado Financeiro.
Os outros 20% estavam distribuídos entre os seguintes assuntos:
Assim como a disciplina de Atualidades do Mercado Financeiro, Matemática Financeira também não têm uma incidência tão grande de questões quando comparada a outras disciplinas. Ainda assim, não se deve desprezá-la totalmente.
Para os que têm pouco tempo de estudar até a prova, vale a pena dar um pouco mais de importância aos assuntos de “Juros Compostos” e “Juros Simples”, pois, como pode ser visto na estatística a seguir, esses dois assuntos representam cerca de 67,33% das questões analisadas. A resolução de muitas questões desses assuntos é fundamental para que o candidato esteja fortemente preparado para lidar com o que a banca lhe apresentar no dia da prova.
Como assuntos de menor importância, representando 32,66% do total de questões analisadas, estão os seguintes:
De acordo com a nossa análise estatística do histórico de cobrança da banca, essa é a disciplina mais relevante do concurso do Banco do Brasil, possuindo a possibilidade de vir com o maior número de questões. É fundamental não deixar de estudar nenhum dos assuntos dessa disciplina, devido a sua importância. Entretanto, é possível verificar que há assuntos muito mais relevantes que outros.
Na amostragem realizada pela equipe do Estratégia Concursos, constatamos que 78% da incidência de questões compõem-se apenas de 5 assuntos:
Os assuntos seguintes, somados, representaram 21,99% do total de questões, têm menor relevância:
Na amostra de questões analisadas, notamos que 66% das questões foram de apenas quatro assuntos:
Os assuntos seguintes, somados, representaram 34% do total de questões, têm menor relevância:
Vendas e Negociação é outra disciplina muito importante para quem vai fazer o concurso do Banco do Brasil, possuindo um alto índice de número de questões. Na análise estatística realizada pela equipe do Estratégia, 83,60% das questões analisadas restringiram-se em apenas 5 assuntos:
Ao estudar para o concurso do BB, o candidato bem preparado precisa ter estudado todos os assuntos dessa disciplina. Porém, é fundamental dar maior importância para assuntos como os mencionados anteriormente, devido à maior probabilidade de cair novamente na sua prova, de acordo com o histórico da banca.
Os seguintes assuntos, menos relevantes, representam apenas 16,40% do total de questões:
Aqui finalizamos a nossa análise estatística de cobrança para o concurso do Banco do Brasil. Nossa intenção não é fazer com que você deixe de estudar os assuntos de menor incidência. Não é o que recomendamos. Ao apresentar essas estatísticas, queremos auxiliar o candidato a se preparar melhor naqueles assuntos que possuem maior probabilidade de cobrança.
Esperamos que os dados aqui apresentados possam ajudá-lo a otimizar a estratégia de estudo e fornecer mais produtividade às revisões. Não deixe de conferir o nosso curso completo para o Banco do Brasil.
Estude com garra até a sua prova, sem desanimar! O segredo do sucesso é a constância no objetivo!
Um abraço,
Rafael Audi
Coach Estratégia Concursos
@rafael.audi
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!
O concurso do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT PE) oferece vagas para…
O concurso Hemobrás (Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia) está com banca definida para o…
Foi divulgado e homologado o resultado final do concurso IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em…
O Estratégia realiza semanalmente aulas, eventos, entrevistas, simulados, revisões e maratonas dos principais concursos de…
Avançamos em nossa caminhada jurisprudencial. Chegou a hora do Informativo nº 829 do STJ COMENTADO. Pra…
A Fundação Carlos Chagas (FCC) organizará o novo concurso Tribunal Regional do Trabalho da 15ª…