No artigo de hoje, trouxemos mais um tema importantíssimo da Engenharia de Software, uma das disciplinas de Tecnologia da Informação (TI) mais cobradas nos concursos públicos. Vamos falar de diagramas comportamentais da UML, um tema sempre em alta nas provas.
Apesar de ser técnico, UML não é um tópico dos mais difíceis, da forma como vem sendo cobrado. Assim, se você nunca viu o assunto, não precisa se desesperar. Além disso, vamos tentar explicar de um jeito simples para facilitar a sua vida. Veja o nosso roteiro de hoje:
Não deixe de ler este artigo se você estuda para provas da área de TI e/ou provas de áreas concorridas (por exemplo, área fiscal). Para entender os conceitos deste artigo, recomendamos que você tenha noções básicas de desenvolvimento de sistemas.
Atendendo a pedidos, adaptamos o conteúdo desta publicação para um formato reduzido. Ou seja, esperamos que você aprenda bastante, sem gastar muito tempo com a leitura. Está preparado? Vamos lá?
Tempo de leitura aproximada: 5 a 10 minutos
UML é uma linguagem de modelagem unificada, utilizada em projetos de sistemas. Por ser unificada, ela é um padrão, ou seja, não depende de nenhum paradigma ou linguagem de programação. Porém, os projetos de softwares orientados a objetos a utilizam bastante.
Como se trata de uma linguagem de modelagem, a principal forma de representação da UML é por meio de diagramas. Em outras palavras, eles são úteis para apresentar visualmente os aspectos do sistema, tais como atores envolvidos, ações etc.
A parte chata da cobrança da UML em provas objetivas é saber identificar os diagramas e para que servem. No passado, havia uma cobrança incisiva da UML em provas discursivas. As bancas pediam eventualmente para os candidatos elaborarem os diagramas, o que exigia prática e experiência.
Não estamos dizendo que não vai acontecer na sua prova, mas a probabilidade é baixa. Faça maiores investimentos em UML se estiver concorrendo a carreiras específicas de desenvolvimento de sistemas. Caso contrário, saber a teoria e o estilo dos diagramas poderá ser suficiente.
Primeiramente, os diagramas da UML são divididos em dois grandes grupos: estruturais e comportamentais. No total, são 14 diagramas, sendo 7 estruturais e 7 comportamentais. Parece muita coisa? Com um pouco de treino e decoreba, você verá que não é.
Os diagramas estruturais lidam com aspectos estáticos do sistema, tais como classes, componentes etc. Já os diagramas comportamentais lidam com aspectos dinâmicos do sistema, que contenham interações. Neste artigo, falaremos exclusivamente sobre diagramas comportamentais.
Quando comparado aos estruturais, os comportamentais conseguem ser ainda mais populares e utilizados, principalmente por causa da influência dos projetos de software. Talvez você nunca tenha estudado UML, mas conheça algum diagrama comportamental que falaremos adiante.
Primeiramente, os diagramas comportamentais são: diagrama de atividades, diagrama de casos de uso, diagrama de máquina de estados, diagrama de sequência, diagrama de comunicação, diagrama de visão geral da interação e diagrama de tempo. Vamos falar um pouco sobre cada um deles:
Você Sabia? Os diagramas de sequência, comunicação, visão geral da interação e tempo formam um subgrupo dentro de diagramas comportamentais, chamado diagramas de interação (alguns incluem máquina de estados também). Não despenca em provas, mas é bom saber.
Diagrama de Atividades: apresenta o fluxo de uma atividade para outra em um sistema. Um dos mais conhecidos diagramas da UML, talvez o mais popular dos comportamentais.
Diagrama de Casos de Uso: exibe o conjunto de casos de uso, seus atores e seus relacionamentos. Compete com o diagrama de atividades para ver qual é o preferido das bancas. Extremamente conhecido e utilizado.
Diagrama de Máquina de Estados: apresenta os estados de mudança de um sistema que é orientado por eventos. Também está entre os diagramas comportamentais mais conhecidos.
Diagrama de Sequência: utilizado para representar a sequência de etapas que ocorrem em determinado evento, dando ênfase na ordenação temporal de mensagens. Veja também que os objetos apresentam uma espécie de linha de vida no diagrama.
Diagrama de Comunicação: parecido com o diagrama de sequência, mas com ênfase na interação dos objetos que enviam e recebem mensagens. Para a “galera das antigas”, era chamado de diagrama de colaboração em versões anteriores da UML (faz muito tempo isso).
Diagrama de Visão Geral da Interação: apresenta a visão geral do controle de fluxo dos objetos. Considerado por muitos autores como uma variante do diagrama de atividades. Contudo, observe que é uma mistura de vários diagramas comportamentais que você já viu hoje.
Diagrama de Tempo: representa o comportamento dos objetos e sua interação em uma escala de tempo. Enfatiza as condições que se alteram durante um determinado período. Não se preocupe tanto com ele, pois é pouco cobrado e utilizado na prática.
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O artigo de hoje apresentou os diagramas comportamentais da UML, um dos assuntos com grande potencial de cobrança nas provas de Engenharia de Software. Se ele foi útil para você, compartilhe com outros concurseiros e ajude a divulgar o nosso trabalho.
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Bons estudos e até a próxima!
Cristiane Selem Ferreira Neves é Bacharel em Ciência da Computação e Mestre em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de possuir a certificação Project Management Professional pelo Project Management Institute (PMI). Já foi aprovada nos seguintes concursos: ITERJ (2012), DATAPREV (2012), VALEC (2012), Rioprevidência (2012/2013), TJ-RJ (2022) e TCE-RJ (2022). Atualmente exerce o cargo efetivo de Auditora de Controle Externo – Tecnologia da Informação no Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), além de ser produtora de conteúdo dos Blogs do Estratégia Concursos, OAB e Carreiras Jurídicas.
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