Olá a todos!
Hoje, temos o nosso quinto artigo da série de artigos que trarão para vocês questões das provas do ENEM do ano de 2012 até 2018. Vamos começar com questões do último ano até chegar às questões de 2012.
Ao todo serão 45 artigos que sendo publicados de 3 em 3 dias.
Então, sem mais delongas vamos aos comentários da questão do ENEM-2018.
Boa leitura.
Prof. Adinoél Sebastião
@adinoel.sebastiao / www.adinoel.com / adinoel.sebastiao@gmail.com
Revolução na arquitetura chinesa
Levantar arranha-céus em 19 dias
Um arranha-céu de 57 andares não chama a atenção
na China do século XXI. Salvo se for construído
em 19 dias, claro. E isso é precisamente o que há
conseguido Broad Sustainable Building (BSB), uma
empresa dedicada à fabricação de purificadores de
ar e de equipamento de ar condicionado para grandes
infraestruturas que agora se há empenhado em liderar
uma revolução com seu próprio modelo de arquitetura
modular pré-fabricada. Como destaca seu presidente,
Zhang Yue, é uma fórmula econômica, ecológica,
segura, e limpa. Esse último termo, além disso, é utilizado
tanto para se referir ao pó que se produz na
construção como para os envelopes. que costumam
circular por debaixo das mesas em adjudicações e
permissões variadas. “Quero que nossos edifícios acendam
uma nova era na arquitetura, e que se convertam em
símbolo da luta contra a contaminação e a mudança
climática, que é a maior ameaça a qual enfrenta
a humanidade”, sentencia.
“É como montar um Lego. Apenas há
subcontratação, o que ajuda a manter um custo baixo
e um controle de qualidade estrito, e nos permite eliminar
também a corrupção inerente ao setor”, explica a
vice-presidente de BSB e responsável pelo mercado
internacional, Jiang Yan.
A questão acima é uma questão de interpretação de texto. Não se cobrou nenhum conteúdo específico de gramática nesta questão.
O enunciado da questão começou dizendo que, no texto, alguns dos benefícios de se utilizar estruturas pré-moldadas na construção de altos edifícios estão expressos por meio da palavra “limpia“. Essa parte do enunciado estava se referindo ao que está expresso no quarto período do primeiro parágrafo do texto. Vejam:
Depois dessa apresentação inicial, o enunciado continua da seguinte forma: “essa expressão indica que, além de produzir menos resíduos, o uso desse tipo de estrutura“.
Pois bem, diante da construção da questão percebemos que devemos completar a segunda parte do enunciado com uma das alternativas apresentadas. Seria mais ou menos uma questão de completar lacuna. Assim:
No texto, alguns dos benefícios de se utilizar estruturas pré-moldadas na construção de altos edifícios estão expressos por meio da palavra limpia. Essa expressão indica que, além de produzir menos resíduos, o uso desse tipo de estrutura ___________________. |
Então, o que devemos fazer é verificar qual alternativa completa o enunciado apresentado para a questão. Vamos testar todas as alternativas.
Alternativa “A”
No texto, alguns dos benefícios de se utilizar estruturas pré-moldadas na construção de altos edifícios estão expressos por meio da palavra limpia. Essa expressão indica que, além de produzir menos resíduos, o uso desse tipo de estrutura reduz o contingente de mão de obra. |
Esta alternativa não completa corretamente o enunciado. Quando olhamos para a parte do texto onde aparece a palavra “limpia“, verificamos que o próximo período continua se referindo a essa palavra. Vejam:
Notem que o período posterior à palavra “limpia” começa dizendo “Ese último término“(esse último termo). O período informa que o termo “limpia” (limpa) é utilizado para se referir ao pó que se produz na construção como também aos envelopes que costumam circular por debaixo das mesas em adjudicações e permissões variadas. O termo em questão nada tem a ver que a redução do contingente de mão de obra.
Alternativa “B”
No texto, alguns dos benefícios de se utilizar estruturas pré-moldadas na construção de altos edifícios estão expressos por meio da palavra limpia. Essa expressão indica que, além de produzir menos resíduos, o uso desse tipo de estrutura inibe a corrupção na construção civil. |
Esta alternativa completa corretamente o enunciado. Quando olhamos para a parte do texto onde aparece a palavra “limpia“, verificamos que o próximo período continua se referindo a essa palavra. Vejam:
Notem que o período posterior à palavra “limpia” começa dizendo “Ese último término“(esse último termo). O período informa que o termo “limpia” (limpa) é utilizado para se referir ao pó que se produz na construção como também aos envelopes que costumam circular por debaixo das mesas em adjudicações e permissões variadas. O termo em questão, dentro do texto, indica a inibição da corrupção na construção civil.
Alternativa “C”
No texto, alguns dos benefícios de se utilizar estruturas pré-moldadas na construção de altos edifícios estão expressos por meio da palavra limpia. Essa expressão indica que, além de produzir menos resíduos, o uso desse tipo de estrutura facilita o controle da qualidade da obra. |
Esta alternativa não completa corretamente o enunciado. Quando olhamos para a parte do texto onde aparece a palavra “limpia“, verificamos que o próximo período continua se referindo a essa palavra. Vejam:
Notem que o período posterior à palavra “limpia” começa dizendo “Ese último término“(esse último termo). O período informa que o termo “limpia” (limpa) é utilizado para se referir ao pó que se produz na construção como também aos envelopes que costumam circular por debaixo das mesas em adjudicações e permissões variadas. O termo em questão nada tem a ver com a facilidade do controle da qualidade da obra.
Alternativa “D”
No texto, alguns dos benefícios de se utilizar estruturas pré-moldadas na construção de altos edifícios estão expressos por meio da palavra limpia. Essa expressão indica que, além de produzir menos resíduos, o uso desse tipo de estrutura apresenta um modelo arquitetônico conciso. |
Esta alternativa não completa corretamente o enunciado. Quando olhamos para a parte do texto onde aparece a palavra “limpia“, verificamos que o próximo período continua se referindo a essa palavra. Vejam:
Notem que o período posterior à palavra “limpia” começa dizendo “Ese último término“(esse último termo). O período informa que o termo “limpia” (limpa) é utilizado para se referir ao pó que se produz na construção como também aos envelopes que costumam circular por debaixo das mesas em adjudicações e permissões variadas. O termo em questão nada tem a ver com a apresentação de um modelo arquitetônico conciso.
Alternativa “E”
No texto, alguns dos benefícios de se utilizar estruturas pré-moldadas na construção de altos edifícios estão expressos por meio da palavra limpia. Essa expressão indica que, além de produzir menos resíduos, o uso desse tipo de estrutura otimiza os custos da construção de edifícios. |
Esta alternativa não completa corretamente o enunciado. Quando olhamos para a parte do texto onde aparece a palavra “limpia“, verificamos que o próximo período continua se referindo a essa palavra. Vejam:
Notem que o período posterior à palavra “limpia” começa dizendo “Ese último término“(esse último termo). O período informa que o termo “limpia” (limpa) é utilizado para se referir ao pó que se produz na construção como também aos envelopes que costumam circular por debaixo das mesas em adjudicações e permissões variadas. O termo em questão nada tem a ver com a otimização dos custos da construção de edifícios.
Resposta: “B”.
Olá, tudo bem? Hoje responderemos ao questionamento sobre a constitucionalidade das emendas de redação e…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Esquizotípica, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? As funções essenciais à justiça estarão em pauta hoje no nosso…
Confira quais são os hospitais de lotação! Iniciais de até R$ 17,9 mil! O edital…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Evitativa, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar sobre controle de constitucionalidade. Dada a proximidade da…