Categorias: Concursos Públicos

ENEM – Dicas Para Passar em Medicina nas Universidades Federais

Olá caro leitor,

Eu, professor Jônatas Gonçalves, coordenador do curso ENEM, tive o prazer de entrevistar dois de meus alunos aprovados em Medicina, um na UnB e outro na UFRN.

Apesar de ter convivido com eles durante o ensino médio, pude observar o crescimento, a evolução destes meninos. Os dois passaram assim que concluíram o ensino médio, em cursos que durante o período escolar, acreditavam ser suas futuras profissões. Mas já no dia do vestibular, haviam mudado de opção. Escolheram ser médicos.

Apesar de não terem sido aprovados em um primeiro vestibular, foi por meio da prova do ENEM que eles conquistaram suas vagas.

(Conheça nosso Coaching em Medicina)

Um fator determinante na persistência e determinação durante os estudos, foi o apoio familiar. No caso de um deles, a experiência dos irmãos mais velhos, que tentaram vestibular para medicina, foi determinante para aprender a lida com a possibilidade de não passar.

Apesar, de acharem o ENEM, uma possibilidade mais remota, devido a grande concorrência, na hora do resultado, veio a aprovação.

Os dois afirmaram, que a preparação está vinculada ao domínio da estrutura da prova, o que envolve uma boa capacidade interpretativa, aliado ao bom senso adquirido pela resolução das muitas questões.

O foco é dominar a prova. Conhecer sua estrutura, a maneira que o examinador enxerga cada questão.

No ENEM é possível encontrarmos mais de uma alternativa “correta”, mas apenas uma que apresenta uma coerência com o comando e texto da questão.

O que diferencia um aluno do ensino médio, conteudista, de um aluno que conhece a prova, é que o primeiro estuda horas para ser o melhor aluno da escola e o segundo estuda horas para passar no ENEM. O segundo, se especializa em resolver questões, trabalha melhor suas habilidades e competências nas áreas do conhecimento. Já o primeiro, desenvolve um conhecimento enorme, mas não tem a habilidade de aplicar este conteúdo adquirido.

Nota de corte

Este conceito pode derrubar o candidato, pois a nota de corte apresenta diversas variáveis, que não representam sua nota bruta. O importante e descobrir quantos porcento das questões você precisa acertar para obter sucesso no curso de sua opção.

Como Acertar Mais de 80% da Prova do ENEM

Trabelhe com valores percentuais, os quais uma vez obtidos, você teria a aprovação em qualquer edição anterior do ENEM.

Cada Universidade tem seu critério de pesos em relação as áreas do conhecimento. Cabe ao aluno entender qual a melhor logística para Universidade que você está pleiteando e não apenas uma nota total no certame.

Bons Estudos

Jônatas Gonçalves

Posts recentes

Concurso Ministério da Justiça: veja novo cronograma!

O concurso do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), atrelado ao Concurso Nacional Unificado…

3 horas atrás

Concurso MinC: são 50 vagas; veja novo cronograma!

O concurso do Ministério da Cultura (MinC), que faz parte do edital unificado, habilitou novos…

3 horas atrás

Concurso MDIC: novo cronograma divulgado. Confira!

O concurso do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), contemplado no edital unificado, habilitou…

3 horas atrás

Concurso Antaq: confira o novo cronograma; 30 vagas

Novos candidatos foram habilitados para a correção da prova discursiva do concurso da Agência Nacional…

3 horas atrás

Concurso ANEEL: novo cronograma divulgado. Confira!

O concurso ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), integrante do Concurso Nacional Unificado, habilitará novos…

3 horas atrás

Concurso ANS: 35 vagas; confira novo cronograma!

O concurso da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), contemplado no Concurso Nacional Unificado (CNU), habilitará…

3 horas atrás