O órgão ainda não oficializou quais serão as organizadoras do Exame este ano. Mas, tendo em vista a dimensão do Enem, a expectativa é que, para este ano, as responsabilidades sejam divididas entre as três bancas: FGV, Cesgranrio e Vunesp, fundações com experiência na aplicação de provas em larga escala.
Afinal, dos mais de 9 milhões inscritos na edição do Enem 2016, quase 6 milhões fizeram a prova nos dois dias.
Conforme o Inep já anunciou, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação, Seleção e Promoção de Eventos (Cebraspe), instituição vinculada à Universidade de Brasília (UnB), está fora da realização do exame este ano.
Desde 2014, Cebraspe e Cesgranrio dividiam a organização do Enem, que ano passado teve mais de 9 milhões de inscritos. As duas bancas dividiam a organização do Enem, que envolve as etapas de elaboração, logística de distribuição, segurança, preparação das equipes, aplicação e correção das provas do Enem em todo o país.
O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União (DOU), edição da terça-feira (4), uma portaria que institui as disposições do Enem a partir da edição de 2017, e o detalhamento de todas as regras do Exame, inclusive as mudanças já anunciadas, será publicado na próxima segunda-feira, 10. As provas serão realizadas em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro.
No primeiro domingo serão realizadas as provas de redação, linguagens, códigos e suas tecnologias. Terá duração de 5 horas e 30 minutos. Já No segundo domingo, dia 12, serão realizadas as provas de matemática e ciências da natureza e suas tecnologias. Terá duração de 4 horas e 30 minutos. A partir desta edição, os candidatos receberão cadernos de questões e cartões de resposta identificados com seu nome e número de inscrição.
A partir de agora, o certificado para o ensino médio volta a ser feito pelo Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos (Encceja), em parceria com estados e municípios.
O Estratégia Concursos possui cursos específicos para você que se prepara para o Enem. CURSOS PARA O ENEM 2017.
Fernando Brito
Ascom Estratégia
comunicacao@estrategiaconcursos.com.br
Após aplicação das provas do concurso BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), em…
Foram aplicadas as provas do concurso público da Prefeitura de Datas, município de Minas Gerais,…
Com provas aplicadas no dia 24 de novembro, já foram divulgados os gabaritos preliminares das provas do Exame…
Ser aprovado no concurso Polícia Penal RJ (Secretaria de Administração Penitenciária do Estado do Rio…
Foram aplicadas as provas do concurso ISS Carmo do Rio Verde, município localizado em Goiás,…
O concurso da Prefeitura de Carmo do Rio Verde, em Goiás, teve as provas aplicadas…
Ver comentários
A questão do ENEM se insere em um duro golpe que a UnB está sofrendo pelo governo e o Cebraspe ameaça encerrar suas atividades. Aqui, não são incluídas somente questões financeiras mas também permissionárias. A próxima semana será decisiva para o futuro da banca mais competente do país.
Não foi o que li na nota divulgada, Murillo.
A cespe perde com o enem, mas ela não vive só disso.
Murillo, se você conhece alguém que tenha feito os concursos PC-PE, PC-PA e/ou PC-GO, pergunte a essa pessoa o que ela acha sobre "a banca mais competente do país".
excelente, iniciativa.