Categorias: Concursos Públicos

EM 2017, CONSTRUA SUA VITÓRIA

Caro (a) concurseiro (a), tenho um recadinho para você!

Chega o final do ano e você só quer relaxar, e lá venho eu com textão (risos).

Você já deve ter escutado alguém falar que 2016 foi um “ano sinistro” e percebido que muitos farejam um desígnio triste para 2017. Eu penso diferente, pois acredito que nem tudo está definido e que, a despeito do cenário de crise, podemos construir neste 2017 a nossa vitória.

Sim, é verdade que não somos uma ilha, que estamos conectados uns com os outros, com o universo, com o contexto histórico mundial e com a situação de crise de nosso país. No entanto, a crise brasileira pode apenas nos influenciar, ela não tem o poder de determinar nosso comportamento e nosso destino.

Mesmo nos momentos de crise, determinadas pessoas obtêm êxito, não é verdade? Você pode ser uma delas. Identificar-se com pessoas bem-sucedidas é uma opção.
E tenho um conceito muito simples para o sucesso: é a capacidade de realizar nossas metas e de nos aperfeiçoarmos na arte de viver.

Por onde começar a construção de sua vitória?

  1. Comece buscando a vitória internamente.

O ipê é uma das árvores brasileiras mais exuberantes, sua copa floresce belíssima em plena seca e à vista de todos, porém, durante vários anos, precisa descer com suas raízes para as profundezas da terra.

Por que conosco seria diferente? Por que nos propomos apenas conquistas exteriores?
Muitas vezes, o que nos impede de conquistar nossas metas não é falta de tempo, dinheiro ou de oportunidade, mas a falta de disciplina, organização, paciência, tolerância ao esforço.

Para conquistar internamente, liste os defeitos que você quer combater (pontos fracos), depois liste seus pontos fortes.

Se você for bastante honesto (a), vai perceber que possui aspectos que se opõem dentro de si: você tem medo, mas tem coragem; tem preguiça, mas tem energia; tem inércia, mas tem iniciativa, tem ansiedade, mas tem calma.
Portanto, seja como um cinegrafista e dirija o foco de sua câmera para seus pontos fortes (recursos internos). Assim, além de fortalecê-los, você vai neutralizar os pontos fracos.

Quanto mais recursos internos você desenvolver, mais poder você terá; quanto mais forte você se sentir, mais habilidade terá para superar os desafios.

2. Foque nas variáveis que você pode controlar.

A data de sua nomeação no cargo que você almeja não depende exclusivamente de você, mas a data de sua preparação, sim! Então, pergunte-se a si mesmo (a): quando posso estar preparado (a)?
E não despreze os pequenos pontos de controle. Se você não controla a hora de dormir e acordar, se não tem hora para estudar, dificilmente poderá definir a data de sua preparação.

3. Estabeleça suas metas de forma clara e realista.

Preparar-se para grandes metas no futuro é estabelecer submetas começando agora!

Uma pesquisa da Universidade de Yale, realizada em 1953, mostra como estabelecer metas tem um efeito poderoso sobre nossas vidas. A pesquisa consistiu em perguntar a um grupo de estudantes se eles tinham um plano de metas claras e específicas anotadas por escrito, bem como um plano para alcançá-las. Apenas 3% demonstraram que sim. 20 anos depois, os pesquisadores voltaram e entrevistaram os membros sobreviventes do grupo. Constataram que a renda daqueles era superior à soma da renda dos 97% restantes. Segundo a fonte que consultei (Anthony Robbins), os pesquisadores também analisaram aspectos subjetivos, como nível de felicidade e alegria, concluindo que os 3% também pareciam mais realizados.

4. Estabelecidas as metas, esboce um plano, passo a passo, de como realizá-las.

5. Em seguida, ponha-se em ação, implementando as medidas, pois, de outra forma, seus projetos serão apenas desejos.

6. Cheque suas metas e seu planejamento com frequência. Um arquiteto não desenha a planta de uma casa para deixá-la de lado.

7. Avalie a execução de seu planejamento e desenvolva a flexibilidade para mudar seu comportamento até conseguir concretizar sua meta.

Desejo que 2017 seja muito proveitoso para você.
Que você ria muito e com frequência.
Que você ganhe o respeito de adultos e o amor de crianças.
Que você trabalhe por seus sonhos a sério, mas tenha a leveza de rir de si mesmo.
Que você continue sendo uma inspiração para os outros, mas guarde a humildade de um aprendiz.
E que você seja muito eficaz na realização de seus sonhos.

Só um detalhe: lembre-se que isso não é obra do acaso, requer esforço, disciplina, dedicação.

É como disse Katagiri Roshi: “Sua pequena vontade não faz nada. É preciso uma grande determinação” para mudar as coisas.

Feliz 2017! Que seja o início de um novo  ciclo de muitas vitórias para você!

 

Rai Oliveira

Meu nome é Raimunda Gomes de Oliveira, sou graduada em Comunicação Social (Jornalismo), mestre em Comunicação e Cultura Contemporânea pela UnB. Possuo certificação em Coach de Vida (Professional Coach of Life Coaching) pela Sociedade Latina Americana de Coach (SLAC). Fui professora, repórter e servidora da Justiça Federal no Piauí, meu estado de origem, e, finalmente, sou servidora da Receita Federal do Brasil, no cargo de Auditora Fiscal. Estou cedida à PREVIC, autarquia federal responsável pela fiscalização dos fundos de pensão. Esse é um breve retrato e, como todo retrato, é em 2D, e, neste caso, em preto e branco. Se eu quiser falar de uma terceira dimensão, da minha essência, do meu self, corro o risco de lhe oferecer uma pista equivocada, mas você saberá ao menos como me vejo. Para isso me valho da seguinte pergunta que, certa vez, uma professora de Filosofia me fez: “Se um dia, você encontrasse Platão e ele lhe perguntasse quem você é, o que você diria? ” De imediato, respondi que diria: – Platão, sou sua fã. Depois, refletindo melhor, concluí que deveria dizer: – Platão, em primeiro lugar, creio no divino e que trago dentro de mim a sua centelha. Sou escritora, por vocação, e uma idealista, por natureza. Acredito que, se não aflora, o bem encontra-se latente em todas as pessoas e que cada um de nós veio ao mundo para ser um fator de soma. Sou muito inquieta, às vezes, agitada, impulsiva, e penso que esse é um dos meus piores defeitos. Sou uma pessoa que possui um tiquinho de nada de sabedoria, mas que é movida pela grande obsessão de querer aprender e melhorar. Enfim, caro (a) concursando (a), espero pela oportunidade de conhecê-lo (a) e de saber o que você diria para o mestre Platão em resposta à mesma pergunta. Quero dizer ainda que é uma honra participar da equipe de Coach do Estratégia Concursos e poder dar minha contribuição, por menor que seja, para que você obtenha êxito no concurso de seus sonhos. Um abraço, Rai Oliveira

Ver comentários

  • Belo artigo. Uma excelente reflexão para nós, concurseiros, que estamos nessa caminhada, árdua e difícil rumo à aprovação no concurso público.
    Feliz 2017 para todos!

Posts recentes

Gabarito Extraoficial CFC 2024.2: saiba se foi aprovado!

Neste domingo, 24 de novembro, foram aplicadas as provas do Exame de Suficiência (CFC 2024.2).…

4 horas atrás

Exame CFC 2024.2: provas aplicadas neste domingo (24)

Aconteceram neste domingo, dia 24 de novembro, as provas do Exame de Suficiência 2024.2 (CFC).…

2 horas atrás

Empenho, liquidação e pagamento: resumo para a CAGE RS

Olá, amigos. Neste artigo nós estudaremos tudo o que há de mais importante sobre o…

6 horas atrás

Relatório Multiprofissional – Documentos para o concurso do CFP

Neste artigo você encontrará um resumo da modalidade de documento Relatório Multiprofissional para o Concurso…

9 horas atrás

Simulado final STJ: analista judiciário – diversas especialidades

Atenção, corujas: o Estratégia Concursos terá o simulado final STJ para os cargos de analista…

9 horas atrás

Simulado especial TRT PE: técnico e analista judiciário

Atenção, corujas: o Estratégia Concursos terá o simulado especial TRT PE para os cargos de…

9 horas atrás