A consulta individual aos locais de provas do edital SEAP PA, por meio da Área do Candidato, está disponível no site da banca organizadora, Cetap. A aplicação da etapa segue confirmada para o dia 14 de novembro de 2021.
Vale reforçar que as medidas de segurança contra a Covid-19 já foram publicadas e devem ser seguidas para a manutenção da segurança de inscritos e colaboradores.
As inscrições para o certame puderam ser realizadas até o dia 22 de outubro. Recentemente, foi divulgada a relação de inscritos por vaga da seleção, que conta com 44.735 candidaturas e concorrência de até 63,83 candidatos por vaga, na região de Xingu.
São ofertadas no concurso da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária 1.646 vagas para o cargo de Policial Penal (Agente Penitenciário), com exigência de nível médio de escolaridade.
Quer estudar com quem mais aprova em concursos públicos no Brasil, com um valor que cabe no seu bolso? Confira a nossa Black Friday! Clique no banner para participar:
Inscrições: 06 de julho a 08 de setembro de 2021
Inscrições [reabertura]: 11 a 22 de outubro de 2021
Isenção da taxa: 06 e 07 de julho de 2021
Prova: 14 de novembro de 2021
CARGOS | VAGAS | SALÁRIO |
---|---|---|
Policial Penal | 1.646 | R$ 2.669,70 |
O número de vagas está distribuído pelo sistema de regionalização, conforme previsto na tabela abaixo:
O edital SEAP PA será composto de duas fases. Confira abaixo:
A Prova Objetiva e a Prova Discursiva terão a duração de 4h30.
De caráter eliminatório e classificatório, as matérias que serão exigidas nesta etapa são as seguintes:
A Prova Objetiva será corrigida por meio de processamento eletrônico. Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem o mínimo de 50% da pontuação total da prova e que não obtenham pontuação igual a 0 (zero) nas questões de língua portuguesa.
Esta etapa do edital SEAP PA será aplicada juntamente com a Prova Objetiva. Somente serão corrigidas as avaliações dos candidatos aprovados na objetiva. À Prova Discursiva será atribuída nota de 0,00 (zero) ponto e o máximo de 50,00 (cinquenta) pontos.
O candidato deverá escrever a Prova Discursiva primando pelo uso das normas do registro formal e culto da Língua Portuguesa (de acordo com o novo acordo ortográfico) e Coesão Textual e, ainda, demonstrar o domínio do Conteúdo e Conhecimento do Tema.
Serão observados os seguintes critérios e pontuações definidos a seguir:
Avaliação Psicológica, de caráter exclusivamente eliminatório, consistirá na aplicação de procedimentos objetivos e científicos, a fim de identificar no candidato a aptidão para o exercício do cargo de provimento efetivo a que concorre, observando o disposto na Resolução do Conselho Federal de Psicologia – CFP nº 02/2016.
Serão convocados para a 2ª Etapa – Avaliação Psicológica do edital SEAP PA todos os candidatos considerados APTOS na aplicação da 1ª Etapa – Exame de Habilidades e Conhecimentos.
Esta etapa será realizada mediante o emprego de um conjunto de instrumentos e técnicas científicas que propiciem um diagnóstico a respeito do desempenho do candidato e sobre as condições psicológicas para o porte e uso de arma de fogo, especialmente no cargo de Policial Penal (Agente Penitenciário).
Na avaliação psicológica serão observados os seguintes requisitos psicológicos:
Exame Médico, de caráter exclusivamente eliminatório, será realizado por meio de avaliação clínica, composta por junta médica e de exames médicos e laboratoriais. Serão convocados para esta etapa, todos os candidatos considerados aptos na Avaliação Psicológica.
Prova de Aptidão Física (PAF), de caráter exclusivamente eliminatório, visa avaliar o condicionamento físico do candidato, exigindo os índices mínimos de desempenho físico necessários no desenvolvimento das atividades físicas inerentes ao cargo.
Os testes e índices mínimos Prova de Aptidão Física obedecerão às normas relacionadas a seguir, para ambos os sexos, conforme índices mínimos dos seguintes exercícios físicos:
Será considerado(a) apto(a) na Prova de Aptidão Física do edital SEAP PA o(a) candidato(a) que atingir o desempenho mínimo em todos os testes.
De caráter exclusivamente eliminatório, durante o transcurso do concurso público, incluindo primeira e segunda fase, a investigação no âmbito social, funcional, civil e criminal, acontecerá a fim de buscar os elementos que demonstrem que o candidato possui idoneidade moral e conduta ilibada, imprescindíveis para o exercício das atribuições inerentes ao cargo de Policial Penal (Agente Penitenciário).
Será considerado classificado para o Curso de Formação Profissional do edital SEAP PA somente os candidatos aprovados na 1ª Fase e que estejam classificados dentro do número de vagas somado ao número de cadastro de reserva distribuídos para a região de lotação escolhida pelo candidato no ato da inscrição.
O Curso de Formação de caráter eliminatório e classificatório tem como objetivo desenvolver sólida formação profissional aos aprovados para o cargo que pretende preencher, capacitando-os para o exercício das funções inerentes ao cargo mediante a aquisição das necessárias habilidades e conhecimentos conceituais, atitudinais e procedimentais básicos.
As aulas teóricas e práticas específicas (instrução especializada) serão ministradas pela Escola de Administração Penitenciária (EAP) da SEAP, nas dependências do Instituto de Ensino de Segurança Pública do Pará ou em
outra entidade adequada. A carga horária do Curso de Formação Profissional será de no, mínimo, 300 horas/aula.
2025 será mais um grande ano dos concursos públicos! Já pensou em nunca mais ser…
Hoje, vamos conhecer um pouco a respeito das principais teses selecionadas pelo STJ em relação…
O presente artigo visa apresentar as principais diferenças entre cargo e emprego público, duas espécies…
O concurso do Ministério Público do Estado do Mato Grosso (MP MT) deve ter edital…
O concurso público EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) oferece 545 vagas imediatas e formação…
Novo concurso SESA ES é previsto na LOA 2025! Atenção, concurseiros: a realização do novo…