Há algumas semanas temos falado incessantemente sobre o Concurso Nacional Unificado, novo projeto do Governo Federal que foi popularmente batizado de “Enem dos concursos“.
Isso porque, o projeto prevê a realização das provas em um único dia, em diversas localidades pelo país e ofertando milhares de vagas que serão garantidas conforme a colocação do candidato.
Para alguns concurseiros, esse novo modelo parece uma “furada”. Para outros, é uma excelente iniciativa que vai democratizar o acesso aos cargos públicos.
Se você ainda está na dúvida se vale a pena ou não aguardar esse edital, listamos abaixo 5 motivos que podem te fazer mudar de ideia!
Apesar de estar previsto somente para o final do ano, não há dúvida de que esse será o maior concurso de 2023, com mais de 6,5 mil vagas já confirmadas e oportunidades para diversas áreas, cargos e formações.
Além disso, diversos ministérios e autarquias que não realizam concurso público para efetivos há anos (alguns, há mais de uma década) já confirmaram presença, como ANS, ANATEL, INCRA, IBGE, entre outros.
Como assim vou gastar menos? Pagando uma única taxa de inscrição, você vai concorrer a vários cargos, conforme o bloco temático de sua preferência.
Além disso, 180 municípios irão sediar a aplicação da prova, ou seja, dependendo da sua localidade, não será necessário se deslocar para a capital ou até mesmo para outro estado.
Conforme mencionamos no tópico anterior, as provas serão aplicadas em 180 municípios em todos o país. Assim, será mais fácil encontrar um local de prova próximo de onde você mora.
Você já deve estar cansando de estudar para um concurso, se programar conforme as promessas do órgão e toda hora a publicação do edital é postergada.
Segundo informações do Ministério da Gestão, o edital deve sair ainda em 2023, mais precisamente no dia 20 de dezembro (um belo presente antecipado de Natal).
Já as provas devem ocorrer no primeiro trimestre de 2024, entre o final de fevereiro e início de março.
Essa será a primeira editação do Concurso Unificado, que pode vir a ter novas edições futuramente. Entretanto, isso irá depender de vários fatores, como disponibilidade orçamentária e a necessidade dos órgãos.
Sem saber quando efetivamente um novo CNU será realizado pelo Governo, não dá para esperar e contar com a sorte. Comece a se preparar desde já para este edital e, se seu resultado não for positivo, siga estudando para os próximos concursos.
Para ficar por dentro de todas as informações sobre o edital do ENEM dos Concursos, não deixe de conferir nosso artigo completo sobre a seleção:
Uma boa preparação é a chave para a aprovação. Se você quer garantir umas das muitas vagas que serão ofertadas no “ENEM dos concursos”, confira os nossos cursos e estude com o líder de aprovações!
Foram registradas retificações nos editais do concurso EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) com oferta…
Quem estuda para concursos públicos sabe que, com a correria do dia a dia, às…
Foram divulgados os gabaritos preliminares das provas do concurso Câmara de Pentecoste, município localizado no…
Já estão disponíveis os gabaritos preliminares das provas do concurso CIOP Presidente Prudente (Consórcio Intermunicipal…
Edital EBSERH oferece vagas nos níveis médio e superior. Inscrições em breve e provas em…
Os preparativos para o concurso público da Prefeitura de Magé, no Rio de Janeiro, estão…