Categorias: Concursos Públicos

Edital do BACEN: Reflexões para a TI

Olá, companheiros e companheiras de Tecnologia da Informação!

Venho aqui para refletirmos juntos sobre o recém-publicado edital do concurso do BACEN 2013, no que diz respeito à Tecnologia da Informação, Áreas 1 e 2.
Quanto à (re)separação em áreas 1 e 2 : essa é a nossa primeira surpresa. Lembro muito bem do Diretor do DEINF elogiando a união das áreas, dizendo que tinha adorado o perfil dos candidatos aprovados do certame 2009/2010, e que essa seria a nova tendência do Banco Central (lembro que, em seleções anteriores a 2009/2010, existia a separação desenvolvimento/infra). pelo visto, de 2010 pra cá ele se arrependeu, e resolveu separar as áreas novamente. Vai entender…
Quanto ao número de vagas : 15 vagas para a área de desenvolvimento e 12 vagas para a área de infraestrutura. Acho que aqui temos a segunda surpresa, e a primeira decepção. Posso falar, com propriedade, da carência de analistas de TI que existe no Banco, dos projetos que ainda estão na gaveta, por não termos gente para fazê-los. A expressão “crise de RH” não é conversa fiada de cursinho: é uma realidade. Infelizmente, para nós, de TI, outros setores do Banco foram priorizados. Gestão e Análise Processual é uma verdadeira surpresa! Mas, enfim, o Banco deve conhecer bem as suas necessidades….
Quanto à lotação exclusiva em Brasília : com apenas 27 vagas, surpresa seria se houvessem vagas em outras capitais. Tudo normal, nesse ponto.
Quanto aos conhecimentos específicos da Área 1 (Desenvolvimento): O BACEN sempre foi conhecido por pegar pesado na parte de TI do edital. Com a divisão, houve um certo alívio no fardo dos estudos para o pessoal do desenvolvimento. O que assusta um pouco é a grande quantidade de tecnologias que aparece na parte de Desenvolvimento de Sistemas propriamente dita, pois o banco faz questão de colocar TODAS as tecnologias que são utilizadas lá dentro.
Quanto aos conhecimentos específicos da Área 2 (Infraestrutura): Bem, creio não poder dizer o mesmo para o pessoal de infraestrutura. A impressão é que todo o conhecimento existente sobre redes e todas as ferramentas de mercado estão ali! A carga de estudos desse pessoal será maior, sem dúvida. De quebra, ainda “esqueceram” alguns conteúdos típicos de governança, como ITIL e PMBOK, pro pessoal de infra estudar. Destaco, ainda, que é necessário dar um “filtrada” no edital, que está bem desorganizado. Somente o protocolo DHCP, por exemplo, aparece umas três vezes no conteúdo programático.
Considerações genéricas: Para quem já está estudando, agora é necessário decidir a área. Não tenho dúvidas que a concorrência para desenvolvimento será maior. Por outro lado, os especialistas em infra terão um árduo desafio pela frente, apenas para estudar!
Quanto ao nosso curso em andamento: Diante das novidades apresentadas, desde a escolha da Banca Examinadora, nós optamos pela seguinte conduta:
–       O curso permanecerá unido: indicarei, no material, quais aulas pertencem às areas 1 e 2. As aulas complementares também receberão a mesma indicação.
–       Evolução para consultoria: os vídeos para consultoria serão disponibilizados para os alunos do BACEN.
Enfim, o edital tão esperado chegou! Todos nós sabíamos que não seria fácil, mas são nos momentos de dificuldade que surgem os vencedores. Aos estudos!
Coordenação

Posts recentes

Concurso Nacional Unificado (CNU) tem NOVO cronograma!

Divulgação do resultado final é adiada para fevereiro de 2025 Conforme acordo firmado com o…

2 horas atrás

Prestação de garantia nas contratações públicas para Correios

Oi coruja, tudo pronto aí para mais conteúdo?! Vamos hoje estudar um assunto importante em…

21 minutos atrás

E-books Estratégicos para vencer o Cebraspe

E-books Estratégicos para vencer o Cebraspe com 100% de desconto por tempo limitado Para ter…

28 minutos atrás

Simulado final SEE AC: apoio administrativo e professor

Atenção, corujas: o Estratégia Concursos terá o simulado final SEE AC para as seguintes especialidades:…

37 minutos atrás

Concurso Ebserh: confira as atribuições da comissão!

Quais são as atribuições da comissão de membros que acompanhará os trâmites do novo concurso…

46 minutos atrás

3º Simulado Especial PC MG – Investigador: esteja preparado!

O concurso PC MG oferece 255 vagas de nível superior, distribuídas entre os cargos de Investigador…

58 minutos atrás