Estão encerradas as inscrições para o edital Bombeiro TO, do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins. Conforme o documento, são ofertadas 115 vagas, sendo 100 para Soldado e 15 para Oficial, de níveis médio e superior, respectivamente.
Os interessados em participar da seleção puderam realizar as inscrições no período de 09 a 26 de fevereiro de 2021, no site do Cebraspe, banca organizadora do certame. As taxas foram definidas de acordo com o grau de escolaridade do cargo pretendido, sendo:
E para você que deseja ficar por dentro de tudo sobre mais este concurso, preparamos mais uma super análise de edital. O evento será realizado nesta segunda-feira (08), a partir das 20h. Não perca!
A fim de te deixar sempre bem informado, elaboramos este artigo com as principais informações e novidades sobre o concurso. Acompanhe os tópicos abaixo e não perca nenhum detalhe:
Inscrições: 09 a 26 de fevereiro de 2021
Último dia para pagamento: 22 de março
Prova: 11 de abril
CARGO | VAGAS | SALÁRIO |
---|---|---|
Aluno-Soldado (Soldado) | 100 | R$ 3.330,99 (após aprovação no CFP) |
CARGO | VAGAS | SALÁRIO |
---|---|---|
(Cadete) Oficial | 15 | R$ 8.952,33 (após aprovação no CFO) |
1ª – Prova Objetiva/ Redação;
2ª – Exame de Capacidade Física;
3ª – Avaliação Psicológica;
4ª – Avaliação Médica e Odontológica; e
5ª – Investigação Social.
A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, valerá 80,00 pontos. As questões serão do tipo múltipla escolha com quatro opções (A a D), sendo uma única a correta.
A nota em cada questão da prova objetiva para Soldado, feita com base nas
marcações da folha de respostas, será igual a:
2,00 pontos para as disciplinas Língua Portuguesa, Matemática e Normas relativas ao CBMTO;
1,00 ponto para as disciplinas Conhecimentos acerca do estado do Tocantins
e Noções de Informática, caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito oficial definitivo das provas;
0,00, caso a resposta do candidato esteja em discordância com o gabarito oficial definitivo das provas.
Será aprovado na prova objetiva o candidato ao cargo de Aluno-Soldado que obtiver nota igual ou superior a 40,00 pontos na prova e que não obtiver nota zero em alguma das disciplinas da prova.
A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, valerá 75,00 pontos. As questões serão do tipo múltipla escolha com quatro opções (A a D), sendo uma única a correta.
A nota em cada questão da prova objetiva para Soldado, feita com base nas
marcações da folha de respostas, será igual a:
2,00 pontos para a disciplina Língua Portuguesa;
1,50 ponto para as disciplinas Física, Química e Normas relativas ao CBMTO;
1,00 ponto para as disciplinas Matemática e Conhecimentos acerca do estado do Tocantins, caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito oficial definitivo das provas;
0,00, caso a resposta do candidato esteja em discordância com o
gabarito oficial definitivo das provas.
Será aprovado na prova objetiva o candidato ao cargo de Cadete que obtiver nota igual ou superior a 37,50 pontos na prova e que não obtiver nota zero em alguma das disciplinas da prova.
A prova de redação valerá 25,00 pontos para Cadete e 20,00 pontos para Aluno-Soldado e consistirá de uma redação acerca de tema de atualidade, a ser respondida em até 30 linhas.
Respeitados os empates na última colocação, serão corrigidas as provas de redação dos candidatos aprovados na prova objetiva e classificados conforme quadro a seguir:
Considera-se exame de capacidade física o conjunto de avaliações físicas realizadas pelos candidatos aos cargos de Cadete e de Aluno-Soldado do Corpo de Bombeiros Militar.
A etapa visa avaliar a capacidade do candidato para desempenhar as atividades inerentes aos cargos integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins. Serão avaliados os seguintes exercícios:
A avaliação psicológica será destinada a avaliar os traços de personalidade restritivos ou incompatíveis para o exercício da atividade no cargo, conforme previsto no art. 11, §6° da Lei n° 2.578/12.
São considerados traços de personalidade incompatíveis para inclusão no edital Bombeiro TO:
I – descontrole emocional;
II – descontrole da agressividade;
III – descontrole da impulsividade;
IV – alterações acentuadas da afetividade;
V – oposicionismo às normas sociais e figuras de autoridade;
VI – dificuldade acentuada para estabelecer contato interpessoal;
VII – funcionamento intelectual abaixo da média, associado a prejuízo no comportamento adaptativo e desempenho deficitário de acordo com idade e grupamento social;
VIII – distúrbio acentuado da energia vital, de forma a comprometer a capacidade para ação.
A avaliação médica e odontológica, de responsabilidade do CBMTO, será realizada por Junta de Saúde composta de profissionais da área de saúde e designados pela comissão para esse fim em local e em data a serem divulgados no site www.bombeiros.to.gov.br.
A avaliação médica e odontológica terá caráter eliminatório e os candidatos serão considerados aptos ou inaptos para a atividade bombeiro militar.
A investigação social e da vida pregressa, de caráter eliminatório, é de responsabilidade do CBMTO, e será realizada a partir das informações constantes do Formulário de Coleta de Dados e usando as formas
legais de obtenção de informações sobre a conduta e a vida pregressa do candidato.
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.
Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!
A Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Norte (SEEC RN) oferta 598 vagas…
A Secretaria de Estado da Educação do Acre (SEE AC) oferta 3.000 mil vagas para…
As provas do concurso SEE AC (Secretaria de Estado da Educação do Acre) serão aplicadas…
O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ PR) revogou o contrato com a banca Instituto…
Estão encerradas as inscrições do concurso Guarda de Itapissuma, município localizado no estado de Pernambuco,…
Se você participou do último concurso público do Tribunal de Contas da União (TCU) e…