Em coletiva de imprensa que foi realizada nesta quarta-feira (10), a ministra da Gestão e da Inovação, Esther Dweck, a equipe do MGI e da Cesgranrio respondem dúvidas sobre os editais do ENEM dos Concursos!
A previsão é que os editais na íntegra sejam liberados ainda hoje, em edição extra do Diário Oficial da União, no site da banca e também na página oficial do Ministério.
O certame terá validade de 12 meses, podendo ser prorrogado por mais 12 meses. A expectativa do MGI é que haja uma periodicidade de 2 anos para realização do certame unificado.
Foram divulgadas informações sobre os blocos temáticos, locais de prova, cronograma, reserva de vagas e muito mais. Acompanhe tudo ao longo do artigo!
Essa página está sendo atualizada em tempo real!
Já é possível conferir a distribuição das vagas e cargos em cada bloco temático, que sofreu alterações em relação ao que havia sido divulgado anteriormente.
O número de vagas segue mantido, com 6.640 oportunidades imediatas.
Conforme já havia sido noticiado, haverá reserva de vagas para pessoas com deficiência, negros e indígenas, esse último exclusivamente para as vagas da FUNAI.
As inscrições estarão abertas entre 19/01 e 09/02. A prova do dia 05/05 será aplicada em 220 cidades, localizadas em todas as Unidades da Federação.
O MGI estima que o certame receba de 2 milhões a 3 milhões de inscritos.
A divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redações será no dia 03/06. Os resultados finais serão anunciados em 30/07.
Em 05/08 terá início a etapa de convocação para posse e realização de cursos de formação.
A taxa de inscrição será de R$ 60 para vagas de nível médio; e de R$ 90 para vagas de nível superior.
Estão isentos desse pagamento os candidatos que integram o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico); aqueles que cursam ou cursaram faculdade pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) ou pelo Programa Universidade para Todos (ProUni); assim como aqueles que realizaram transplante de medula óssea.
Para se inscrever, o candidato deverá acessar sua conta na plataforma Gov.br (serão aceitos todos os níveis – ouro, prata ou bronze). Em seguida, é necessário preencher os formulários e anexar os documentos exigidos no edital.
No momento da inscrição, o candidato fará a escolha pelas carreiras, que estarão divididas em oito blocos temáticos. Cada bloco reúne as carreiras que possuem semelhanças entre si.
No dia 05 de maio, serão aplicadas as provas objetivas (de múltipla escolha, com 5 alternativas cada) e discursivas e/ou redação, em dois turnos, da seguinte forma:
Turno matutino (2h30 de prova)
Turno vespertino (3h30 de prova)
As provas serão realizadas, simultaneamente, em 220 cidades, abrangendo todas as regiões do país. Vale lembrar que a previsão anterior era de 217 municípios, mas foram acrescentadas as cidades de Santos/SP, Blumenau/SC e Petrópolis/RJ.
Região | Nº de municípios |
---|---|
Norte | 41 |
Nordeste | 61 |
Centro-Oeste | 22 |
Sudeste | 69 |
Sul | 27 |
Para ficar por dentro de todas as informações sobre os editais do ENEM dos Concursos, não deixe de conferir nosso artigo completo sobre a seleção:
Uma boa preparação é a chave para a aprovação. Se você quer garantir umas das muitas vagas que serão ofertadas no “ENEM dos concursos”, confira os nossos cursos e estude com o líder de aprovações!
O Tribunal de Justiça do Maranhão divulgou o resultado final dos provados de nível médio…
Foi divulgado nesta quinta-feira, 21 de novembro, o resultado final dos aprovados de nível médio…
O concurso do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), atrelado ao Concurso Nacional Unificado…
O concurso do Ministério da Cultura (MinC), que faz parte do edital unificado, habilitou novos…
O concurso do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), contemplado no edital unificado, habilitou…
Novos candidatos foram habilitados para a correção da prova discursiva do concurso da Agência Nacional…