Olá, pessoal
Boa tarde!
Foi aplicada, domingo, a prova do concurso para a Defensoria Pública da União (CONCURSO DPU 2016), organizado pelo CESPE. Em relação à matéria de Legislação Institucional, acredito que quem estudou pelo nosso curso não teve dificuldades para realizar a prova.
Vou comentar agora as questões que foram cobradas para o cargo de AGENTE ADMINISTRATIVO:
(CESPE – 2016 – DPU – AGENTE ADMINISTRATIVO)
Nas comarcas em que não houver defensor público constituído, o exercício das atribuições do cargo de defensor público será delegado a advogado com reputação ilibada e notório saber jurídico.
COMENTÁRIOS: Item errado, pois o exercício do cargo de Defensor Público é indelegável e privativo de membro da Carreira, conforme dispõe expressamente o art. 4º, §10º da LC 80/94. O que pode ocorrer, entretanto, é a nomeação de advogados dativos para o patrocínio de determinada causa, em favor de pessoas hipossuficientes. Isso não faz com que o advogado nomeado exerça as “funções do cargo de defensor público”, pois embora esteja prestando assistência jurídica gratuita não está realizando tal atribuição na qualidade de defensor público.
Portanto, a AFIRMATIVA ESTÁ ERRADA.
(CESPE – 2016 – DPU – AGENTE ADMINISTRATIVO)
A DP abrange a DP da União (DPU), a DP do Distrito Federal e dos Territórios e as DPs dos estados.
COMENTÁRIOS: Item correto, pois a DP do Brasil engloba a DPU, a DPDF e dos Territórios e as DPEs, nos termos do art. 2° da LC 80/94.
Portanto, a AFIRMATIVA ESTÁ CORRETA.
(CESPE – 2016 – DPU – AGENTE ADMINISTRATIVO)
Para evitar o conflito de interesses, os defensores são impedidos de atuar contra a pessoa jurídica de direito público à qual estão vinculados.
COMENTÁRIOS: Item errado, pois as funções institucionais da Defensoria Pública são exercidas inclusive contra as Pessoas Jurídicas de Direito Público, não importando se o defensor público terá de litigar contra a pessoa jurídica a qual está vinculado (ex.: defensor público federal ajuíza uma ação contra a União).
Portanto, a AFIRMATIVA ESTÁ ERRADA.
(CESPE – 2016 – DPU – AGENTE ADMINISTRATIVO)
O exercício do poder normativo no âmbito da DPU compete ao defensor público-geral federal.
COMENTÁRIOS: Item errado, pois o poder normativo, no âmbito da DPU, compete ao Conselho Superior da DPU, e não ao DPGF, nos termos do 10, I da LC 80/94.
Portanto, a AFIRMATIVA ESTÁ ERRADA.
(CESPE – 2016 – DPU – AGENTE ADMINISTRATIVO)
O defensor público-geral federal é nomeado pelo presidente da República para mandato de dois anos, permitida uma recondução.
COMENTÁRIOS: Item correto. Apesar de a questão resumir o processo de escolha, ela não diz nada errado pois, de fato, o DPGF é nomeado pelo Presidente para mandato de dois anos, permitida UMA recondução, nos termos do art. 6º da LC 80/94.
Portanto, a AFIRMATIVA ESTÁ CORRETA.
(CESPE – 2016 – DPU – AGENTE ADMINISTRATIVO)
A DPU atuará nos estados, no Distrito Federal e nos territórios junto aos órgãos do Poder Judiciário e às instâncias administrativas da União.
COMENTÁRIOS: Questão polêmica. A questão não diz nenhuma grande besteira, mas generaliza demais quando diz que a DPU atuará nos estados, no DF e nos territórios perante os “órgãos do Poder Judiciário”. Isto porque a expressão abrange todo e qualquer órgão do Judiciário, quando sabemos que a DPU só atua perante a Justiça “federalizada” (Federal, Trabalhista, Eleitoral e Militar) e perante os Tribunais Superiores, nos termos do art. 14 da LC 80/94.
Assim, a DPU não atua perante os TJs, por exemplo, nem perante os Juízes estaduais (salvo quando estes se encontram em atuação delegada da Justiça Eleitoral ou do Trabalho).
Portanto, entendo que a questão não pode ser considerada como correta (o CESPE a considerou como correta).
Desta forma, cabe recurso com vistas à ALTERAÇÃO do gabarito ou à ANULAÇÃO da questão.
Se você quer conhecer mais do meu trabalho aqui no Estratégia Concursos, clique aqui e baixe, gratuitamente, as aulas demonstrativas dos meus cursos.
Bons estudos!
Prof. Renan Araujo
profrenanaraujo@gmail.com
PERISCOPE: @profrenanaraujo
A Assinatura Vitalícia do Estratégia Concursos está de volta, mas pode ser pela última vez!…
Foi encerrado o período de inscrições para o edital de concurso público para a Prefeitura…
Os salários ofertados no edital do concurso do Ministério Público do Piauí (MP PI) variam de…
Após as eleições municipais, realizadas ano passado, novos concursos públicos para Prefeituras devem podem ser…
O concurso público da Prefeitura de Álvares Machado, em São Paulo, encerrou as inscrições no…
Já estão abertas as inscrições do concurso público PMDF (Polícia Militar do Distrito Federal) para…
Ver comentários
Agradeço o esclarecimento, professor! Formulei meu recurso.
Disponha, Helena!
Bons estudos!
Prof. Renan Araujo