DPE-MT – Legislação institucional – Recurso!

Olá, pessoal

Boa noite!

Analisando a prova de legislação institucional do concurso da DPE-MT, aplicada recentemente, vejo possibilidade de recurso em uma das questões:

(FGV – 2015 – DPE-MT – ANALISTA: ADVOGADO)

Pedro e Cristina são casados e possuem dois filhos menores, Tadeu e Joaquim. O casal procurou a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul para ingressar com ação para obtenção de medicamentos para Joaquim, em face do Estado, que se recusa a fornecê-los. Ambos trabalham com carteira assinada, auferindo mensalmente, cada um, o valor líquido de dois salários mínimos.

Com base na Resolução nº 46/2011 do Conselho Superior da Defensoria Pública e na Lei Complementar nº 146/2003, assinale a afirmativa correta.

(A) Pedro e Cristina terão que requerer a assistência jurídica gratuita ao Defensor Público Geral do Estado, tendo em vista que a renda familiar mensal ultrapassa a quantia de três salários mínimos.

(B) Pedro e Cristina serão considerados presumidamente hipossuficientes de recursos para fins de assistência jurídica pela Defensoria Pública, tendo em vista que a renda familiar é de até cinco salários mínimos.

(C) Nesse caso, não serão consideradas as necessidades econômicas dos beneficiários, por se tratar de exercício de curadoria especial.

(D) Pedro e Cristina serão considerados presumidamente hipossuficientes de recursos para fins de assistência jurídica pela Defensoria Pública eis que somente serão levados em consideração os rendimentos de Pedro, sendo estes inferiores a três salários mínimos.

(E) Pedro e Cristina seriam considerados presumidamente hipossuficientes de recursos para fins de assistência jurídica pela Defensoria Pública, ainda que possuíssem patrimônio vultoso.

COMENTÁRIOS: Neste caso, como mais de uma pessoa contribui para a composição da renda do núcleo familiar, o parâmetro a ser utilizado é o de até cinco salários mínimos, por força do §2º do art. 1º da Resolução:

Art. 1º (…)

2º. Quando mais de uma pessoa contribuir para a renda familiar líquida, o parâmetro para a atuação da Defensoria Pública será de até cinco salários mínimos.

Contudo, a questão deve ser anulada, eis que o enunciado diz que o casal procurou a Defensoria Pública do Estado do Mato Grosso do SUL. Ora, o concurso se deu para a Defensoria Pública do estado do Mato Grosso, e não do Mato Grosso do Sul, de forma que não consta no edital qualquer legislação acerca da Defensoria Pública do Mato Grosso do Sul.

Assim, a questão deve ser anulada.

Bons estudos!

Prof. Renan Araujo

Renan Araujo

Posts recentes

Concurso CNJ: confira os recursos para Técnico e Analista

Quer interpor recursos contra os gabaritos do concurso CNJ para Técnico Judiciário (área Administrativa) e…

33 minutos atrás

Quais são os requisitos do concurso Polícia Penal GO?

Alô, coruja, já conferiu os requisitos necessários para participar do concurso Polícia Penal GO? Como…

43 minutos atrás

Vagas do concurso Dourados: edital oferece 191!

A Prefeitura de Dourados já publicou edital de seu concurso, oferecendo 191 vagas de início…

51 minutos atrás

Concursos Abertos de Prefeituras: mais de 70 editais!

Estamos em ano de eleições municipais, o que contribui ainda mais para a publicação de…

53 minutos atrás

Concurso IBICT: confira o resultado preliminar da objetiva

Foi divulgado o resultado preliminar do concurso IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e…

1 hora atrás

Com quantos anos posso fazer o concurso da PRF?

Muitos interessados em prestar o concurso PRF nos questionam, diariamente, sobre quantos anos deve-se ter…

1 hora atrás