Categorias: Concursos Públicos

Dissecando o Edital TJDFT 2015 – Edital Publicado!

Olá, pessoal, tudo bem?

Aqui é o Ricardo Vale, coordenador e professor do Estratégia Concursos.

No dia 09/10, foi publicado o edital TJDFT, para os concursos de Analista e Técnico. Hoje, farei uma análise detalhada do edital TJDFT, pois acredito que isso pode fazer muita diferença no seu planejamento de estudos. A banca examinadora é o CESPE e as provas serão realizadas no dia 20 de dezembro.

Falarei sobre os cargos de Analista Judiciário (Área Judiciária e Oficial de Justiça) e de Técnico Judiciário (Área Administrativa), que são aqueles que terão o maior número de candidatos inscritos.

1) Remuneração e Vagas:

O edital TJDFT 2015 prevê 35 vagas para Analista Judiciário (Área Judiciária), 2 vagas para Analista Judiciário (Oficial de Justiça) e 35 vagas para Técnico Judiciário (Área Administrativa).

Veja o quadro abaixo:

 

A princípio, quem olha o edital TJDFT, tem a impressão de que o número de vagas é pequeno. Entretanto, você precisa saber que, tradicionalmente, o TJDFT sempre chama muito mais aprovados do que o número de vagas.

Para que você tenha a exata noção disso, veja o quadro abaixo, que nos mostra o número de vagas do edital TJDFT 2013 e o número de candidatos convocados. Os números abaixo já consideram os candidatos que desistiram de ser nomeados.

 

Vocês viram? Ao todo, foram chamados mais de 1000 aprovados. E o edital TJDFT 2013 previa apenas 108 vagas. Assim, o número de convocados foi quase 10 vezes maior do que o número de vagas.

O que eu acho que vai acontecer nesse concurso de 2015?

Eu não sei se tanta gente assim será nomeada. No entanto, acredito que esse número de vagas previsto no edital passa longe da realidade que teremos. Para que vocês tenham uma ideia disso, veja quantos candidatos terão a prova discursiva corrigida!

 

2) Como será a prova?

O edital TJDFT 2015 prevê que, para todos os cargos, o concurso será composto de uma prova objetiva e de uma prova discursiva.

Na prova objetiva, estarão em jogo 120 pontos (50 itens de Conhecimentos Básicos e 70 itens de Conhecimentos Específicos. Na prova discursiva, teremos uma dissertação, com valor de 40 pontos.

ATENÇÃO! A prova discursiva do concurso TJDFT 2015,  será sobre um tema de Conhecimentos Específicos.

Assim, não será cobrado um tema genérico. O tema será sobre o conteúdo de alguma das disciplinas jurídicas.

3) Como as questões estarão distribuídas ao longo da prova?

O CESPE nunca diz isso em seus concursos. Mas podemos tomar como parâmetro o concurso anterior. O edital TJDFT 2013 foi idêntico ao edital TJDFT 2015 quanto às disciplinas cobradas. Por isso, acredito que a tendência é que ocorra algo parecido com o que está nos quadros abaixo.

É fundamental que você leve isso em consideração para fazer o seu planejamento de estudos. Falaremos sobre isso mais à frente. Agora, veja os quadros.

 

 

 

4) Nota de Corte:

Conforme já comentamos anteriormente, foram nomeados muito mais candidatos do que o número de vagas previsto no edital TJDFT.

Com isso, as notas de corte do concurso TJDFT 2013 foram impactados para menor, conforme quadro abaixo:

Considerando-se que eram 130 pontos em jogo (120 pontos na prova objetiva e 10 pontos na prova discursiva), a nota de corte do concurso TJDFT, em termos percentuais, foi a seguinte:

– Analista Judiciário (Área Judiciária): 57,15%

– Analista Judiciário (Oficial de Justiça): 55,90%

– Técnico Judiciário (Área Administrativa): 58,89%

DICA IMPORTANTE! Se você olhar o resultado final do concurso do TJDFT 2013, vai perceber que qualquer ponto faz a diferença. Só pra você ter uma noção, no concurso de Técnico Judiciário (Área Administrativa), o 875º colocado ficou com 76,56 pontos. O 728º colocado, mais de 100 posições à frente, fez 78 pontos.

É uma verdadeira “briga de foice”. E sabe o que pode fazer a diferença entre ser nomeado ou não?

A prova discursiva!!! Ela é fundamental e você precisa se preparar especificamente pra ela. No edital TJDFT 2015, há a previsão de que a prova discursiva valerá 40 pontos, o que é muita coisa! 

 

5) Como se Preparar nessa Reta Final p/ TJDFT?

O edital TJDFT acabou de ser publicado.

Agora, você precisa se dedicar com força total. E, para isso, tem que fazer um planejamento. E, é claro, cumprir esse planejamento.

Para que você possa fazer um planejamento nessa reta final, seguem algumas dicas:

a) O concurso TJDFT 2015 será no dia 20 de dezembro. Como estou escrevendo esse artigo no dia 10 de outubro, faltam 71 dias para a prova.

b) Sabendo disso, você tem que pensar o seguinte: quantas horas eu tenho disponíveis por dia? 4 horas? 6 horas? 8 horas?

c) Feito esse levantamento, monte o seu ciclo de estudos até a data da prova. Sugiro reservar a última semana apenas para a resolução de exercícios e revisões.

d) Não fique desesperado para terminar o edital! Estude de maneira objetiva, focando nos aspectos principais de cada disciplina. Resolva muitas questões! Revise a matéria o tempo todo!! Acumule o maior número possível de HBC`s (Horas de Bunda na Cadeira).

e) Leia o máximo possível! No dia da prova, serão 4 horas e 30 minutos lendo os enunciados do CESPE. Se você não estiver acostumado com a leitura, são grandes as chances de você não se sair bem.

f) Prepare-se para a prova discursiva! Ela poderá ser a grande diferença em seu resultado!

 

6) Dica Final:

Segundo o edital TJDFT, as provas de Analista e Técnico serão em turnos diferentes. A prova de Analista será no turno da manhã e a prova de Técnico no turno da tarde.

Logo, é possível fazer as duas provas. Será uma verdadeira maratona! Mas é possível!

As disciplinas dos dois concursos são idênticas. No entanto, o conteúdo que cai para Analista é mais amplo do que o conteúdo de Técnico. Assim, quem está estudando para Analista deve, na minha opinião, fazer também a prova de Técnico.

Por outro lado, quem estuda para Técnico (que tem esse cargo como grande meta!) não deve fazer a prova para Analista, por dois motivos: i) a prova de Técnico é à tarde e você terá se desgastado fazendo a prova de Analista pela manhã; ii) o conteúdo do edital de Analista é mais amplo do que o de Técnico.

Então é isso, pessoal! Espero que vocês se preparem com força total para esse edital TJDFT 2015. A aprovação de vocês é a alegria do Estratégia Concursos.

Abraços,

Ricardo Vale

P.S 1: Confira, no link abaixo, os nossos Pacotes Completos p/ TJDFT

https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorConcurso/tjdft-125/

P.S 2: Os alunos que adquirirem o Pacote Completo p/ TJDFT terão acesso gratuito ao curso “Como Resolver Provas Discursivas”, no qual eu explico, em cerca de 2 horas, exatamente como fazer uma resposta “matematicamente correta”.

https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/como-fazer-provas-discursivas-7732/

P.S 3: Na próxima quarta – feira (28/09/15), às 19:00h, teremos um aulão AO VIVO, online e GRATUITO para o concurso do TJDFT. Inscreva-se agora no link abaixo:

http://app.webinarjam.net/register/14759/a450896ab7

 

 

 

Ricardo Vale

Ver comentários

Posts recentes

O que são as Emendas de Redação? São constitucionais?

Olá, tudo bem? Hoje responderemos ao questionamento sobre a constitucionalidade das emendas de redação e…

5 horas atrás

Transtorno de Personalidade Esquizotípica para Psicólogo PC-DF

Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Esquizotípica, pertencente ao tópico de…

7 horas atrás

Funções Essenciais à Justiça para o STM

Olá, pessoal, tudo bem? As funções essenciais à justiça estarão em pauta hoje no nosso…

7 horas atrás

Concurso EBSERH: quais são os hospitais de lotação?

Confira quais são os hospitais de lotação! Iniciais de até R$ 17,9 mil! O edital…

9 horas atrás

Transtorno de Personalidade Evitativa para Psicólogo da PC-DF

Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Evitativa, pertencente ao tópico de…

11 horas atrás

Controle de Constitucionalidade para o MPU

Olá, pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar sobre controle de constitucionalidade. Dada a proximidade da…

11 horas atrás