Discursivas para TJPE

Olá, pessoal! Gostaria de falar sobre discursivas para TJPE.

Neste artigo, falarei como abordar uma boa discursiva na prova.

No dia 15/06, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) publicou documento sobre contratação de empresa jurídica para prestação de serviços técnicos especializados de organização e aplicação de provas objetivas e práticas ou objetivas e redação de Concurso Público.

Com essa notícia, quem tinha dúvida se o curso “sairia mesmo ou não” já tem a resposta!!!! O concurso já está próximo! Entre a contratação, o edital e o dia da prova, normalmente são quatro a cinco meses!

Já saímos na frente e o Estratégia fez um aulão ao vivo mostrando todas as perspectivas deste concurso!

Além disso, tal notícia traz a novidade de uma redação (a famosa discursiva), a fim de ser mais um meio de exame do candidato. Isso é muito bom, concurseiro! Pode acreditar!

É bom para a instituição, porque dá posse a candidato mais bem preparado.

É bom para você, que vem se dedicando bastante para o concurso, haja vista que a discursiva é o meio de você expor o que sabe sobre a matéria ou sobre assuntos da atualidade.

E você, que está sabendo desse concurso agora, saiba que ainda há tempo! Basta se dedicar bastante, pois ainda estamos no momento prévio ao edital! E começar agora é uma boa estratégia.

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Mas não basta se preparar apenas com os estudos das disciplinas cobradas no último concurso, é interessante você se preparar anteriormente também para a discursiva, pois a escrita não se treina da noite para o dia. É preciso adaptação, é preciso convencer a banca, e os meios para isso está numa boa preparação.

Vamos falar um pouquinho então sobre a estrutura da discursiva!

Há duas formas de cobrança básicas da discursiva:

a) apresentação de tema da atualidade;

b) apresentação de tema de conhecimento específico com tópicos.

Ainda não se pode assegurar que banca promoverá este concurso, por isso é interessante abordarmos as formas como as bancas vêm cobrando de maneira geral.

Vamos à primeira forma: Apresentação de tema da atualidade

Neste caso, é natural a banca inserir um ou mais textos motivadores e na sequência inserir o tema a ser desenvolvido na discursiva.


 

Veja um exemplo da prova do TJ MG 2012 (banca FUMARC):

TEXTO I

Ficha Limpa ou Lei Complementar nº. 135/2010 é uma legislação brasileira originada de um projeto de lei de iniciativa popular que reuniu cerca de 1,3 milhões de assinaturas. A lei torna inelegível por oito anos um candidato que tiver o mandato cassado, renunciar para evitar a cassação ou for condenado por decisão de órgão colegiado (com mais de um juiz), mesmo que ainda exista a possibilidade de recursos.

O Projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados no dia 5 de maio de 2010 e também foi aprovado no Senado Federal no dia 19 de maio de 2010 por votação unânime. Foi sancionado pelo Presidente da República, transformando-se na Lei Complementar nº 135, de 4 de junho de 2010. Esta lei proíbe que políticos condenados em decisões colegiadas de segunda instância possam se candidatar. Em fevereiro de 2012, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou a lei constitucional e válida para as próximas eleições que forem realizadas no Brasil.

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficha_Limpa)

TEXTO II

http://br.noticias.yahoo.com/blogs/alpino/lula-sanciona-projeto-ficha-limpa-193635479.html

PROPOSTA

Produza um texto dissertativo/argumentativo e discuta as opiniões expostas nos textos I e II e nos conhecimentos prévios sobre o tema: A lei FICHA LIMPA pode livrar o país da corrupção?

É importante que você assuma uma posição a favor ou contra as ideias veiculadas. Justifique seu ponto de vista com argumentos convincentes. Você poderá também assumir uma posição diferente, alinhando argumentos que a sustentem.


 

Veja que o pedido da questão já nos mostra que devemos assumir uma posição: essa lei pode ou não livrar o país da corrupção?

Não existe a posição certa ou errada, conforme a própria questão fez subentender no último período. O que importa é que o candidato tenha uma posição e a reafirme, sustente-a com fundamentação.

Em nossos cursos de discursivas mostramos que o candidato deve atentar aos textos motivadores e de lá extrair palavras-chave, isto é, palavras mais importantes que norteiem o seu texto.

Devemos nos fazer a seguinte pergunta: Que posição vou tomar? A lei FICHA LIMPA pode ou não livrar o país da corrupção?

Assim, já terei a linha argumentativa do meu texto, o meu posicionamento. Depois é hora de partir para a argumentação.

Devemos fazer a pergunta POR QUÊ?

A partir disso tenho que achar três razões para acreditar que sim ou que não. Ressalto que devemos tomar apenas uma linha de raciocínio. Se acredito que essa lei fará o Brasil sair da corrupção, eu listo três ideias que possam confirmar isso, como, por exemplo:

  1. a punição legal pode inibir as más condutas de alguns políticos;
  2. a fiscalização deve continuar pela sociedade;
  3. maior poder investigativo às instituições de fiscalização e controle.

Assim, obtivemos três argumentos e cada um deles será defendido em prol da ideia de que há possibilidade de o Brasil se livrar da corrupção. Note que não é nada categórico. É dito que o Brasil tem a possibilidade, não foi dito que realmente se livrará. Assim, há verdade no que afirmamos.

Nosso texto já terá três parágrafos de desenvolvimento e cada um deles terá como base cada uma das ideias-chave acima.

É interessante deixar um parágrafo de introdução e outro de conclusão.

A introdução basicamente transmite uma noção generalizante sobre o tema e mostramos em nossos cursos que os examinadores dão mais valor ao candidato que lança logo na introdução do texto as palavras-chave do tema, pois isso deixa claro o seu posicionamento (tese) e a linha argumentativa. Uma possibilidade seria a seguinte:

        A lei Ficha Limpa pode, sim, livrar o país da corrupção, e este é um meio muito importante, pois permite a punição do político, o que pode inibir as más condutas de alguns políticos. Além disso, tanto a sociedade quanto o Estado deve agir contra a ilicitude: a primeira deve acompanhar as ações dos políticos e cobrar transparência; o segundo deve ampliar o poder investigativo das instituições de fiscalização e controle.

Nesta introdução, colocamos não só as palavras-chave do tema, mas também já indicamos quais são os nossos argumentos. Assim, o examinador já sabe, com muita objetividade e clareza, qual a sua opinião e os argumentos que a sustentam.

Em seguida, cada parágrafo de desenvolvimento abordará uma das três ideias colocadas acima.

O último parágrafo é o da conclusão, o qual deve realizar o fechamento do texto e deve reafirmar a posição defendida na introdução, neste caso, a ideia de que a lei da Ficha Limpa pode, sim, livrar o país da corrupção.

Dessa forma, seu texto teria a seguinte estrutura:

Resumo da abordagem da discursiva apenas com tema:

a) como não há tópicos a serem respondidos ou seguidos, é você quem insere as ideias-força a serem argumentadas ao longo do desenvolvimento;

b) há introdução e conclusão;

c) pode haver título (mas não recomendamos, pois isso tira espaço para argumentação);

d) a introdução já indica os argumentos (apenas indica, não os desenvolve);

e) cada parágrafo de desenvolvimento deve apresentar um conectivo inicial (em primeiro lugar, primeiramente etc ), a palavra-chave do argumento e sua análise, por meio de explicações, comparações, fatos, causas, consequências, isto é, tudo que servirá para comprovar a sua ideia;

f) o segundo argumento deve ser iniciado por algum dos conectivos que apresentamos em nossas aulas, como “Além disso”, “Ademais”, “Vale ressaltar também que…”, pois ajuda muito no encadeamento das ideias e naturalmente é expresso no aumento da nota do candidato;

g) conclua o texto, inserindo uma observação final ou alguma possível solução para o problema;

i) não deixe de iniciar o parágrafo de conclusão com algum conectivo que transmita o fechamento do texto, como “Portanto”, “Por fim”, “Por conclusão” etc.

 

A outra forma de cobrança é o tema (seja da atualidade ou conhecimento específico) com desenvolvimento de tópicos:


 

Veja um exemplo da prova do TJ-CE 2014, cargo Analista Judiciário (banca CESPE):

São perceptíveis as profundas transformações políticas, econômicas e sociais ocorridas no mundo desde o final do século XIX: o advento do welfare state ou estado do bem-estar inaugurado por Bismark, na Alemanha, contra a luta de classes; o new deal de Franklin Roosevelt — orientado para estimular a prosperidade norte-americana e o equilíbrio entre os grupos de interesse econômico pós-depressão econômica de 1929; as crises na economia mundial nas décadas de 80 e 90 do século XX, responsáveis, de forma direta ou indireta, pelo fomento de mudanças no papel do Estado-nação.

O ritmo veloz das mudanças socioeconômico-ambientais e políticas a partir do surgimento de inovações nas últimas décadas do século XX trouxeram distintas maneiras e possibilidades para modernizar a função gerencial. A administração pública, por consequência, também foi afetada por essas influências. A maioria dessas mudanças estava associada às transformações mais amplas que ocorreram no papel do Estado e nas relações desse com a sociedade. Em outras palavras, essa radical transformação social e econômica do mundo, que atinge todos os setores, inclusive as instituições governamentais, sinaliza que estas deveriam reinventar-se para adaptar-se à nova realidade. Isso exige um novo modelo de gestão pública, que atue de maneira integrada e orientada para a excelência, sem desconsiderar as características e as especificidades da administração pública.

José Matias-Pereira. Curso de administração pública. São Paulo, Atlas, 2009, p. 88 (com adaptações).

Em face do fragmento de texto acima, meramente motivador, redija um texto dissertativo acerca das características dos sistemas de administração pública adotados no Brasil

  1. no governo de Getúlio Vargas [valor: 6,00 pontos];
  2. no regime militar [valor: 6,00 pontos]; e
  3. no período da implantação da denominada nova administração pública (NAP) [valor: 7,00 pontos].

Ao elaborar seu texto, discorra, necessariamente, sobre o contexto inicial, as mudanças introduzidas na administração pública, os programas e ações governamentais adotados e os resultados obtidos em cada um desses momentos históricos.

 


O que são tópicos?

Lembra que, anteriormente, era você quem devia listar os argumentos a serem defendidos no “miolo” do texto, isto é, os três parágrafos de desenvolvimento?

Nesta outra estrutura, a própria banca já insere as ideias-força a serem defendidas, explicadas, ampliadas. Nesta redação acima, os tópicos são “governo de Getúlio Vargas”, “regime militar” e “período da implantação da denominada nova administração pública (NAP)”.

Isso é bom e ruim ao mesmo tempo, pois naquela estrutura anterior nós elencamos aquilo sobre o qual dominamos falar; já nesta a banca impõe os subtemas e você obrigatoriamente deve falar sobre eles, o que traz prejuízo a quem não domina o conteúdo.

Mas note que o pedido da questão tem relação direta com conteúdo específico, de acordo com o cargo. Assim, esses fundamentos, essas explicações estão nas aulas de conteúdo específico. Basta aliar o que você está estudando para a parte objetiva àquilo que você vai desenvolver no texto.

Veja que a banca já estrutura o texto para o candidato e ele deve apenas seguir o pedido.

Após os tópicos, a banca determina que deve haver um contexto inicial: isso é a introdução do seu texto. Os demais pedidos já se encontram no desenvolvimento dos tópicos. Veja uma estrutura para esta redação:

Assim, você percebeu que devemos ser muito objetivos, claros e concisos, pois são muitas as informações. Por isso mesmo podemos eliminar o parágrafo de conclusão.

Normalmente eliminamos também o parágrafo de introdução, mas ele foi exigido no pedido da questão, haja vista a expressão final “Ao elaborar seu texto, discorra, necessariamente, sobre o contexto inicial …”

Resumo da abordagem da discursiva com tópicos:

a) há apresentação de tópicos que devem ser respondidos cada um em um parágrafo distinto;

b) pode haver um ou mais parágrafos em resposta a um só tópico, mas nunca um parágrafo para responder a dois ou mais tópicos;

c) não há obrigatoriedade de introdução e conclusão, quando os tópicos forem muito extensos, tendo em vista que eles podem tirar espaço de argumentação para uma boa resposta; mas o fato de se inserir uma introdução ou conclusão breves, por exemplo, não implica perda de ponto;

f) é preciso sempre abordar a resposta a cada tópico apresentando uma prova concreta, com fatos, exemplos, fundamentação legal ou doutrinária, por exemplo;

g) fique de olho no tópico de maior valor, para que este seja ainda mais bem estruturado;

i) não há necessidade de título.

 

Bom, meus amigos!

Espero que vocês tenham gostado deste resumo sobre a discursiva para TJPE!

Assista às aulas demonstrativas gratuitas de nossos cursos com matéria básica e específica! Saia na frente!!!!!

Um grande abraço!

Décio Terror

Décio Terror Filho

Ver comentários

  • Excelente, professor!
    Acabamos deixando a estruturação das discursivas de lado nos estudos, como se só o conhecimento do assunto exigido bastasse. Claramente, não basta.
    Obrigada!

  • Professor Terror, o senhor pretende lançar um curso de Redação com temas de atualidades? Seria de grande valia se pudesse lançá-lo, porque é muito difícil de achar um material altamente gabaritado como o seu nesses assuntos da atualidade numa peça discursiva. Ademais, há concursos que estão com o edital na praça que exige Redação com assuntos da atualidade, a exemplo da Prefeitura de Teresina para demais cargos, exceto o de Auditor Fiscal, em que a Banca Organizadora é a FCC. Agradeceria muito se o senhor pudesse lançar com várias propostas de Redação da FCC de assunto de interesse geral. Abraços!

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