Olá, amigos do Estratégia! Tudo bem?
É momento de nos prepararmos com afinco para a segunda fase do concurso da Receita Federal. As provas discursivas são, muitas vezes, o que define o resultado do jogo. No último concurso da RFB, a classificação após o resultado das provas discursivas alterou-se bastante em relação à 1ª fase. Muitos que estavam fora das vagas entraram; vários que estavam dentro das vagas, saíram!
Nas provas da ESAF, é nítido que a banca examinadora analisa com bastante atenção tanto o conteúdo quanto a forma. De nada adianta saber o assunto se você não consegue concatenar bem as ideias e dar coerência/coesão ao seu texto. É justamente pensando nisso que o Estratégia lançou dois tipos de cursos diferentes para essa segunda fase:
O primeiro curso é o de “Temas e Técnicas de Discursivas”, coordenado pelos Prof. Cyonil Borges / Prof. Erick Alves. Nesse curso, existe a participação de diversos professores, especialistas em cada disciplina. Assim, cada professor especialista propõe questões discursivas, comentando-as e apresentando proposta de solução. Percebam, pessoal, que o foco desse curso é o conteúdo, com dicas práticas de como se elaborar uma boa resposta à questão discursiva.
Muita gente me escreveu perguntando se eu vou lançar um curso específico de Legislação Aduaneira / Comércio Internacional para a prova discursiva… A minha resposta é a de que os temas de Legislação Aduaneira / Comércio Internacional estarão nesse curso organizado pelo Prof. Cyonil Borges. Da mesma forma, os temas de Legislação Tributária, elaborados, comentados e resolvidos pelo Prof. George Firmino, estarão nesse mesmo curso.
Para maiores detalhes sobre esse tipo de curso, vejam a aula demonstrativa nos seguintes links:
O segundo tipo de curso é o de “Discursivas com correção” realizado pelo Prof. Marcos Van Acker. Nesse curso, o foco está nos aspectos formais. O Prof. Marcos Van Acker irá ensinar-lhes as técnicas de elaboração de questões discursivas. Além disso, cada aluno terá direito a enviar duas redações para correção pelo professor, que as avaliará com base em um barema de correção enviado pelo professor que elaborou a questão. Na correção, o professor dá especial atenção aos aspectos formais.
Para maiores detalhes sobre o curso, seguem os links:
Bem, pessoal, é isso o que gostaria de lhes dizer hoje! Tenho certeza de que gostarão do que o Estratégia reservou pra vocês na preparação para essa segunda fase.
Grande abraço,
Ricardo Vale
“O segredo do sucesso é a constância no objetivo!”