QUESTÃO 4
Analista Judiciário – STJ – Superior Tribunal de Justiça – Ano: 2015 – Banca: CESPE – Disciplina: Administração Geral – Assunto: Características das organizações modernas.
Não há definição de estrutura organizacional que descreva com exatidão seu objetivo, sendo que cada abordagem focaliza seus diferentes aspectos. No entanto, entende-se estrutura organizacional pelo conjunto recorrente de relacionamentos entre os membros da organização, incluindo relacionamentos de autoridade e subordinação e padrões de comunicação e de comportamento, descentralização, entre outros. Considera-se, assim, que estruturas são arranjos altamente específicos, nas quais cada configuração reflete uma situação peculiar de ajustamentos ao longo do tempo, alguns deles contínuos e deliberados, implementados em razão da dinâmica ambiental.
Considerando que o fragmento de texto apresentado tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema: ESTRUTURA ORGANIZACIONAL.
Em seu texto, identifique e descreva os principais componentes [valor: 19,00 pontos] e condicionantes [valor: 19,00 pontos] da estrutura organizacional.
RESPOSTA ESPERADA:
A estrutura organizacional deve ser delineada de acordo com os objetivos e as estratégias estabelecidas, ou seja, a estrutura organizacional é uma ferramenta básica para alcançar as situações almejadas pela empresa. A estrutura é o instrumento básico para a concretização do processo organizacional, visando ao alcance de objetivos e resultados estabelecidos.
COMPONENTES DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
São três os sistema que devem compor a estrutura organizacional:
Sistema de responsabilidade
Responsabilidade refere-se à obrigação que uma pessoa tem de fazer alguma coisa para outrem. Esse sistema refere-se à alocação de atividades inerentes a essa obrigação e é integrado por:
i) departamentalização;
ii) linha assessoria; e
iii) especialização do trabalho.
Sistema de autoridades (resultado da distribuição de poder)
Autoridade é o direito para fazer alguma coisa. Ela pode ser o direito de tomar decisões, de dar ordens e requerer obediência, ou simplesmente o direito de desempenhar um trabalho que foi designado. A autoridade pode ser formal ou informal. Esse sistema é constituído por:
i) amplitude administrativa ou de controle;
ii) níveis hierárquicos;
iii) centralização ou descentralização.
Sistema de comunicações (resultado da interação das unidades organizacionais)
Deve-se verificar até que ponto a forma estrutural atende às necessidades de comunicação da empresa. Comunicação é o processo mediante o qual uma mensagem é enviada por um emissor, por meio de determinado canal, e entendida por um receptor (Vasconcellos, 1972:10).
O sistema de comunicação é a rede por meio da qual fluem as informações que permitem o funcionamento da estrutura de forma integrada e eficaz (Vasconcellos, 1972:10). Esse sistema deve, em princípio, atender aos questionamentos: como?, quando?, de quem? e, para quem comunicar?
CONDICIONANTES DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL.
São quatro os fatores que condicionam a estrutura organizacional:
1. Fator estratégias, políticas e objetivos estabelecidos pela empresa.
2. Fator ambiente externo da empresa.
3. Fator tecnologia.
4. Fator humano
1. O fator “estratégias, políticas e objetivos” tem influência na estrutura organizacional, pois, quando os objetivos, estratégias e políticas estão bem definidos e claros, é mais fácil organizar, por se saber o que esperar de cada membro do grupo que compõe a empresa.
2. Fator ambiente externo da empresa: Quando se considera esse fator, deve-se analisar o processo de relacionamento entre a empresa e seu ambiente externo. Naturalmente, esse aspecto não está relacionado apenas a uma estratégia inicial à época do nascimento da empresa, mas também à avaliação contínua das constantes mudanças no ambiente relevante da empresa e o efeito destas em sua estrutura organizacional.
Outro aspecto a considerar que enfoca o fator ambiente externo e a estrutura organizacional é o da análise do fluxo das decisões, na qual são identificadas as decisões administrativas necessárias para se dirigir a uma empresa e as relações entre elas.
3. Fator tecnologia (evolução tecnológica e tecnologia aplicada na empresa): A tecnologia no mundo competitivo em que vivemos torna-se quase uma obrigação preponderante para que toda e qualquer empresa esteja sempre procurando se renovar nesse quesito, sob pena de perder mercado para a concorrência. Considera-se o fator tecnológico como o conjunto de conhecimentos que são utilizados para operacionalizar as atividades na empresa, para que seus objetivos possam ser alcançados.
4. Fator humano (considerando as habilidades, capacitações e níveis de motivação e de comprometimento para com os resultados da empresa): Não existe organização sem a peça fundamental do ser humano. Toda e qualquer organização tem fundamentalmente o fator humano como força motriz para alcançar seus objetivos pretendidos. A eficiência de uma estrutura depende de sua qualidade intrínseca e do valor e da integração das pessoas que ela organiza. No desenvolvimento de uma estrutura organizacional eficiente, deve-se levar em consideração o comportamento e os conhecimentos das pessoas que terão de desempenhar as funções que serão atribuídas.
Até a próxima!
Prof. Adriel Sá
Já estão disponíveis os resultados preliminares, bem como o prazo de recursos, da etapa de…
A Prefeitura de Bebedouro, município do estado de São Paulo, divulgou o novo edital de…
Seguem abertas as inscrições para o concurso Guarda de Porto Nacional, no estado do Tocantins,…
Foi publicado o edital de concurso público do IPREM Cerqueira César (Instituto de Previdência Social…
30 vagas para Auditor do Estado! Quem garantiu a inscrição no concurso da Contadoria e…
Cadernos de Reta Final de questões anteriores para o concurso PC MG: resolva questões sobre…