Olá, alunos que estão se preparando para os certames da FGV!! É com vocês que quero falar! Estou terminando hoje um curso focado na preparação para o TCM/SP, com banca FGV (TCM-SP – ainda disponível). E o que temos de dicas para quem vai fazer provas de tal banca? Separei para vocês algumas dicas importantes quanto aos assuntos mais recorrentes. Pode estudar que vai cair:
1. Interpretação de textos. Toda prova FGV traz muita interpretação textual! O bom é que os textos têm vindo mais curtos e simples, sendo possível uma BOA leitura antes de ir para as questões. O mais importante: quanto mais você treina, melhor você fica na arte de interpretar textos! Então, manda ver!
2. Tipologia textual. Normalmente são texto dissertativos e a fundação quer saber os recursos argumentativos utilizados no texto, como dados estatísticos, históricos, remissões, etc.
3. Reescritura de frases. Isso envolve uso das conjunções, pontuação (especialmente vírgulas) e semântica (alteração do sentido original). Questões fáceis! E o melhor: se repetem! Se você tem o hábito de estudar pelas provas anteriores, será moleza!
4. Referenciação Textual. Cai muuuuito nas provas da FGV! Incrivelmente sempre! A banca quer saber se o candidato sabe a diferença de anáfora e catáfora, normalmente! E aí eu te digo: anáfora ocorre quando o elemento remete a algo que já foi expresso no texto. Já a catáfora ocorre quando o elemento anuncia algo que ainda vai vir. Não se esqueça que a referenciação pode ser exofórica, ou seja, remeter a algo que está fora do texto.
5. Diferença entre Adjunto Adnominal e Complemento Nominal. Assunto que está sempre lá, em alguma questão da prova você irá encontrar! A FGV ama essa diferenciação! Quer uma dica: primeiro perceba a que termo se relaciona o possível complemento ou adjunto. Será complemento nominal se o elemento se relacionar com adjetivo ou advérbio. Sempre que se relacionar com um substantivo concreto, o elemento será adjunto adnominal.
Vejam:
Camisas de diversas cores foram usadas no desfile. (Adjunto adnominal – refere-se ao termo concreto “camisas”)
A mãe está feliz com a aprovação do filho (Complemento Nominal – refere-se ao termo adjetival “feliz”)
No mais, galera, eu sei que algumas questões demandam muito tempo, então, se aparecer um enunciado deste tipo, após um pequeno trecho retirado do texto: “No período o fenômeno da crase foi utilizado corretamente, selecione a alternativa em que isso não tenha ocorrido”, ler o texto não te ajudará a resolver a questão, ele, na verdade, está alí para te cansar, então vá logo para as alternativas e encontre o uso inadequado da crase! Não perca tempo!
Seguindo rumo ao sucesso, podem contar comigo!
Abraço, Rafaela Freitas.
professorarafaelafreitas@gmail.com
Editais publicados para o INPP e INSA Novos candidatos foram habilitados para correção da prova…
Novo edital solicitado com 857 vagas! Novos candidatos foram habilitados para correção da prova discursiva…
Novos candidatos foram habilitados para correção da prova discursiva do concurso Instituto Nacional de Estudos…
Novos candidatos foram habilitados para correção da prova discursiva do concurso Advocacia Geral da União,…
Concurso para efetivos também foi solicitado! A Fundação Nacional dos Povos Indígenas - Funai foi…
Ver comentários
Adorei as dicas da FVG aplicada a prova de língua portuguesa.
Vou prestar concurso para Prefeitura de Salvador e essa é a banca escolhida.
Muito Obrigado mesmo.
OLÁ
RAFAELA
ESTOU PERDIDA MESMO PRA ESTUDAR PORTUGUÊS, VOU FAZER O CONCURSO DO TJ SC, TO ESTUDANDO MORFOLOGIA SINTAXE, E SEMPRE QUE ESTUDO VOU ATÉ AS PROVAS E NÃO ME LOCALIZO , A BANCA FGV, COMPLICA, UM POUCO. OBRIGADA PELA DICA.
DIRLEINE
Gostei muito dessas dicas
Dicas pontuais e necessárias. comprei o curso de vocês de português. Obrigada
Parabéns prof° Rafaela, excelente aula. Muito obrigada me ajudou muito, Deus te recompense.
Abraço: Jucilene Silva lima.