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Dica de raciocínio lógico FCC e Curso de Exercícios de Raciocínio Lógico para INSS

Olá meu caro amigo concurseiro!

É com imenso prazer que escrevo mais este artigo,no qual resolverei mais uma questão da FCC e também quero anunciar que já se encontra disponível a aula demonstrativa do meu curso de EXERCÍCIOS DE RACIOCÍNIO LÓGICO PARA O INSS.(link:

http://www.estrategiaconcursos.com.br/site/upload/cursosaulas/287-demo-aula0-raciociniologicoparainss-exercicios-profalexandreazevedo.pdf )

Nosso curso é totalmente baseado no edital que saiu, o que significa que iremos fazer muitas e muitas questões da FCC do conteúdo de raciocínio lógico, que será:

Raciocínio lógico: Conceitos básicos de raciocínio lógico: proposições; valores lógicos das proposições; sentenças abertas; número de linhas da tabela verdade; conectivos; proposições simples; proposições compostas. Tautologia. Porcentagem e conjuntos.

Eu diria que a matéria de lógica veio bem direta, cobrando o raciocínio lógico que era estudado em concursos até há alguns anos atrás, sem misturar com matemática ,matemática financeira ou, até mesmo, estatística.

Existe uma vasta literatura a respeito de lógica das proposições (como é chamada a matéria que vai cair) no mercado…

Sendo assim, qual o diferencial que me leva a comprar este curso?

Iremos fazer uma ampla gama de questões, de forma detalhada, sem falsos macetes, apenas os que funcionam, é claro, fora que eu costumo também comentar quais são os erros mais cometidos em determinadas questões. Às vezes a pessoa começa a estudar sozinha um assunto e desenvolve o “seu” próprio método de resolver uma questão, que muitas vezes só serve se a questão cair exatamente daquele jeito.

Isso não quer dizer que eu pretendo te dar um curso superior de lógica, não é isso, mas quero que você tenha o embasamento para acertar as questões. Eu sempre farei os aprofundamentos que achar necessário para que você não caia em nenhuma cilada do examinador.

Em caso contrário, se for algo menos sujeito a “pegadinhas’ ,darei o básico mesmo, sem aprofundamentos que fariam com que você perdesse o foco.

Vale acrescentar que você poderá contar com o meu auxílio para tirar as suas dúvidas, não ficando “na mão” se não entender alguma solução.

Outra coisa importante é que a Fundação Carlos Chagas é bem repetitiva em suas questões, adotando um estilo semelhante ao que é utilizado na Esaf nas questões de lógica proposicional.

Com isso, você tem toda a chance de gabaritar a minha matéria, o que é o meu objetivo.

Para isso, teremos aulas que serão divididas da seguinte maneira:

 Cronograma:

Aula 0 – Aula demonstrativa

Aula 1- Exercícios de raciocínio lógico: Conceitos básicos de raciocínio lógico: proposições; valores lógicos das proposições; sentenças abertas; número de linhas da tabela verdade; conectivos; proposições simples; proposições compostas. Tautologia. Porcentagem.Conjuntos.

Aula 2 – Exercícios de raciocínio lógico: Conceitos básicos de raciocínio lógico: proposições; valores lógicos das proposições; sentenças abertas; número de linhas da tabela verdade; conectivos; proposições simples; proposições compostas. Tautologia. Porcentagem.Conjuntos.

Aula 3 – Exercícios de raciocínio lógico: Conceitos básicos de raciocínio lógico: proposições; valores lógicos das proposições; sentenças abertas; número de linhas da tabela verdade; conectivos; proposições simples; proposições compostas. Tautologia. Porcentagem.Conjuntos.

Aula 4 – Exercícios de raciocínio lógico: Conceitos básicos de raciocínio lógico: proposições; valores lógicos das proposições; sentenças abertas; número de linhas da tabela verdade; conectivos; proposições simples; proposições compostas. Tautologia. Porcentagem.Conjuntos.

Ou seja, toda aula teremos exercícios de toda a matéria, para que você fique muito bem preparado para a prova.

Sendo assim, já vou até fazer aqui mais uma questão da FCC:

A negação de “2 é par e 3 é ímpar” é:

a) 2 é par e 3 é par
b) 2 é par ou 3 é ímpar
c) 2 é ímpar e 3 é par
d) 2 é ímpar e 3 é ímpar
e) 2 é ímpar ou 3 é par

Resposta:

P: 2 é par Q: 3 é ímpar

~P: 2 é impar ~Q: 3 é par

Como a negação de P ^ Q é ~P V ~Q, temos:

2 é ímpar ou 3 é par.

Gabarito: E

OBS: Toda vez que formos negar uma proposição formada pelo conectivo"e", temos que trocar o "e" por "ou" e negar as duas orações que originalmente eram interligadas pelo conectivo"e".

Reparem que a negação de "2 é par" é falar que "2 não é par" ou que "2 é ímpar".

O mesmo vale para " 3 é ímpar", cuja negação é "3 é par".

Estudem firme!

Prof Alexandre Azevedo

alexandre@estrategiaconcursos.com.br

Alexandre Azevedo

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