Diagrama lógico (cai no TRF2!) – videoaula gratuita para você nunca mais errar questões deste tipo

Diagramas lógicos e quantificadores – vamos relembrar este tema?

Fala pessoal! Resolvi escrever este artigo para relembrar com vocês um assunto que DESPENCA nas provas de concurso. Estou falando dos Diagramas Lógicos e os quantificadores. Muitos editais cobram este assunto de forma explícita, em especial das bancas CESPE e VUNESP. Outros o cobram de forma implícita, ao falar em Lógica de Argumentação (como a ESAF) ou Lógica de Proposições. A FCC muitas vezes é ainda mais sutil, colocando apenas o seguinte no edital:

Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas.

No edital do TRF2, a banca CONSULPLAN copiou esta mesma redação!

Como eu costumo falar para os meus alunos, para enfrentar corretamente as questões de raciocínio lógico você precisa de duas coisas:

1 – saber IDENTIFICAR que a questão é sobre este tema. Afinal de contas, no enunciado da questão não vai ter uma etiqueta falando “esta é uma questão de diagramas lógicos”. Você precisa, portanto, conhecer traços que te permitem fazer esta identificação rapidamente.

2 – saber DESENVOLVER A “RECEITA DE BOLO” para aquele tipo de questão. Uma vez identificado que se trata de uma questão de Diagramas Lógicos, você precisa saber o passo-a-passo para executar a resolução com rapidez e segurança.

Vamos fazer isto juntos? Em primeiro lugar, leia comigo o enunciado desta questão:

ESAF – RECEITA FEDERAL – 2014) Se é verdade que alguns adultos são felizes e que nenhum aluno de matemática é feliz, então é necessariamente verdade que:

a) algum adulto é aluno de matemática.

b) nenhum adulto é aluno de matemática.

c) algum adulto não é aluno de matemática.

d) algum aluno de matemática é adulto.

e) nenhum aluno de matemática é adulto.

Como identificar o “tipo” desta questão?

É bem fácil identificar uma questão que demanda o uso de Diagramas Lógicos. Basta observar a presença dos quantificadores: “todo”, “algum”, “nenhum”, “pelo menos um” etc. Essas expressões geram o que nós chamamos de Proposições Categóricas. No caso do enunciado, temos duas proposições categóricas:

  • ALGUNS adultos são felizes
  • NENHUM aluno de matemática é feliz

Sabemos que essas duas informações são verdadeiras, e a questão nos pergunta o que pode ser concluído COM CERTEZA (“necessariamente”) tendo por base apenas essas informações, e nada além disso.

Por falar em quantificadores, esta dica do meu Instagram tem tudo a ver com isto:

Qual a “receita de bolo” para resolver este tipo de questão?

Identificar o tipo de questão é metade do caminho! Para você entender bem o passo-a-passo a ser executado para se chegar no gabarito correto, assista essa minha explicação:Compreendeu bem? Espero que sim. Caso você queira ver mais vídeos gratuitos sobre esses temas, recomendo que acesse o meu canal do youtube (basta clicar aqui, e você vai direto para um vídeo sobre os quantificadores TODO e NENHUM).

Agora que você aprendeu a trabalhar com diagramas, vamos resolver mais alguns exercícios para fixar o assunto?

Veja a seguir o enunciado de duas questões bem recentes, e muito interessantes, sobre diagramas lógicos. Tente resolvê-las sozinho:

FCC – TRF/3ª – 2016) Considere verdadeiras as afirmações abaixo.

I. Todos os analistas que são advogados, são contadores também.

II. Nem todos os contadores que são advogados, são analistas também.

III. Há advogados que são apenas advogados e isso também acontece com alguns analistas, mas não acontece com qualquer um dos contadores.

A partir dessas afirmações, é possível concluir corretamente que

(A) todo analista é advogado e é também contador.

(B) qualquer contador que seja analista é advogado também.

(C) existe analista que é advogado e não é contador.

(D) todo contador que é advogado é também analista.

(E) existe analista que não é advogado e existe contador que é analista.

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UFG – ISS/Goiânia – 2016) Considere que todos os que forem aprovados para vagas serão aqueles que fizerem a prova no concurso público, e que alguns dos aprovados farão parte do cadastro de reserva, não sendo contratados de imediato. Sabe-se também que J e M farão o concurso. Assim,

(A) se M não for contratada de imediato, então ela não terá sido aprovada no concurso.

(B) se M não for contratada de imediato, então ela fará parte do cadastro de reserva.

(C) se J for contratado, então terá sido aprovado no concurso.

(D) se J for aprovado no concurso, então ele fará parte do cadastro de reserva.

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E aí, conseguiu resolver sozinho? Veja a resolução das duas a seguir:

Coordenação

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