Aprovado em 34º lugar no concurso SEFAZ AP para Fiscal da Receita
Concursos Públicos“Estudar para concursos não é uma das tarefas mais fáceis, mas se acreditar em si mesmo, tiver constância, e resiliência, a aprovação chega, só depende do querer de cada um.“
Confira nossa entrevista com Wesley Martins de Oliveira Sousa, aprovado em 34º lugar no concurso SEFAZ AP para Fiscal da Receita:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo(a). Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Wesley Martins de Oliveira Sousa: Sou formado em Gestão Pública, tenho 35 anos e sou natural da cidade de Manaus-AM.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Wesley: A busca por uma melhor condição de vida para mim e para a minha família, além da estabilidade que é assegurada pelo serviço público.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Wesley: Sim. Trabalhava no período da tarde, e estudava nos outros dois horários.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado(a)? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Wesley: Fui aprovado em 2013 para soldado da PM do Estado de Roraima, em 2017 2° colocado para Técnico de Segurança do TRF1, em 2018 4º colocado para Assistente Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima, em 2022 94º para Auditor da SEFAZ-AM e, agora 34º para Fiscal Tributário da SEFAZ-AP. Sim, ainda quero continuar estudando, a minha vida de estudo para concurso não termina aqui.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Wesley: Sim, pelo menos dois finais de semana no mês eu dedicava à minha família.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro(a)? De que forma?
Wesley: Minha família é a base que eu tenho para estudar. Minha esposa é minha principal incentivadora, além de auxiliar ao máximo para que eu possa dedicar-me exclusivamente ao estudo para concurso.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Wesley: Direcionado ao concurso da SEFAZ-AP, desde a publicação do edital.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Wesley: Gosto de estudar por pdf, e, em algumas disciplinas que tenho um pouco mais de dificuldades, assisto vídeo aulas. Quando estudo pelo pdf, vejo que absorvo mais conteúdo em menos tempo de estudo, já na vídeoaula, a compreensão de determinados assuntos é melhor.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Wesley: Através de anúncio na internet.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia? (Pode citar uma ou mais ferramentas que mais te ajudaram na preparação).
Wesley: O Estratégia é um divisor de águas na minha aprovação. Gosto muito de como a plataforma é organizada, e, principalmente, da qualidade do material produzido. Uma ferramenta bastante importante que usei é o sistema de questões inéditas.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Wesley: Meu ciclo básico de estudos envolvia duas matérias por dia, mas eu fazia muitas revisões de muitas disciplinas por dia.
Em média estudava 6 horas por dia.
Estratégia: Como fazer suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Wesley: Quando resolvi estudar para a área de auditoria tributária, fiz um curso chamado Aprendendo a Aprender, ministrado pelo Professor Ville Medeiro do Patrulha Eureka, e lá eu aprendi a forma da repetição espaçada. Então minha forma de revisão é a repetição espaçada sistemática de questões, além da técnica da auto explicação, recordação e flashcards, tudo isso adaptado ao estudo para concurso.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Wesley: Vejo que a resolução de exercícios é uma das principais ferramentas de estudo para concurso. Em média fiz 1400 questões por mês durante minha preparação.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Wesley: A matemática financeira e o raciocínio lógico. Assistindo vídeo aulas, e resolvendo exercícios através da repetição espaçada.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Wesley: Na semana que antecedeu a prova continuei minha rotina normal, apenas direcionei meus estudos para aqueles assuntos que imaginava que poderia aparecer na prova. No dia anterior à prova assisti à revisão do estratégia e dormi muito cedo. rsrsrsr.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Wesley: Acho que meu principal acerto foi conseguir colocar em prática as técnicas de estudo que aprendi.
O principal erro foi achar que poderia não estudar a teoria de algumas matérias, por acreditar que já as dominava.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Wesley: Em nenhum momento pensei em desistir, sempre acreditei e acredito que posso chegar ao meu tão sonhado cargo.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Wesley: Estudar para concursos não é uma das tarefas mais fáceis, mas se acreditar em si mesmo, tiver constância, e resiliência, a aprovação chega, só depende do querer de cada um.