Aprovada em 2° lugar no concurso Prefeitura de Corumbá para o cargo de Analista Contábil Municipal
Concursos Públicos“[…] A maioria das pessoas não entende a sua decisão de estudar, mas VOCÊ tem que estar bem decidido do que quer e persistir na sua decisão. Ela vai dar certo, basta não desistir. […]”
Confira nossa entrevista com Ariane Dias de Souza, aprovada em 2° lugar no concurso Prefeitura de Corumbá para o cargo de Analista Contábil Municipal:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Ariane Dias de Souza: Meu nome é Ariane Dias de Souza, tenho 30 anos e sou formada em Ciências Contábeis.
Apesar de ter nascido em Manaus, eu cresci e vivi boa parte da minha vida no interior do Amazonas – uma cidade chamada de São Gabriel da Cachoeira ou para os mais íntimos “Cabeça do cachorro”. Depois que casei, eu mudei para Ladário, no interior do Mato Grosso do Sul, cidade vizinha de Corumbá. Aqui resido há 07 anos.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Ariane: No final da minha graduação eu comecei a ouvir e conhecer sobre o mundo dos concursos e almejei a tão sonhada estabilidade de um cargo público.
Meu pai é taxista e minha mãe autônoma, era uma forma de oferecer para a minha família uma qualidade de vida melhor.
Eu li uma vez a frase que me marcou muito, era a seguinte: “Quantos vencem se você vencer?”
A minha aprovação não era uma vitória só minha, seria uma vitória de todos que me apoiavam, minha família, meus filhos, minhas amigas, meu esposo, todos aqueles que acreditam em mim.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Ariane: Essa é uma pergunta difícil (risos), apesar de ter a opção de “só” estudar eu sou mãe de três, então eu tinha que conciliar casa, filhos e os estudos.
Eu tentava conciliar os estudos na hora que as crianças estavam na escola ou dormindo.
Mãe não tem muito tempo livre, então resumindo: no começo eu estudava quando dava, depois acabou virando uma rotina na minha vida e eu aproveitava cada hora disponível para estudar. Foi um trabalho de formiga, um pouco de cada vez.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado(a)? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Ariane: Eu cheguei a ser aprovada em outros concursos, porém fora das vagas. Atualmente eu passei em 2º lugar no cargo de Analista Contábil ,na Prefeitura de Corumbá (cargo no qual tomei posse). Também estou esperando o resultado de outros concursos que fiz aqui no estado.
Por enquanto eu estou aproveitando a fase de concursada, mas pretendo voltar a estudar para a área fiscal.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Ariane: Como eu moro distante da família e amigos, é um pouco mais fácil me isolar para estudar (risos), porém eu sempre tentei equilibrar os estudos com os meus filhos e marido. Nos finais de semana eu não conseguia estudar, então eu aproveitava o tempo com eles.
Eu tentava não me culpar por não conseguir estudar aos finais de semana.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Ariane: Sim, meu esposo Mauro foi muito importante nessa minha trajetória para concursos. Ele me apoiou nas minhas escolhas, me deu suporte necessário para me preparar para as provas, ficou com as crianças enquanto eu fazia prova e, principalmente, me deu forças quando eu quis desistir.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Ariane: O edital da Prefeitura de Corumbá foi atípico, com um prazo muito curto entre o edital e a prova. Eu já tinha visto bastante assunto da minha área e pela primeira vez eu não precisaria viajar para fazer uma prova, então eu direcionei meus estudos por uns 37-40 dias.
Com o edital aberto é mais fácil manter a disciplina e como eu tinha poucas horas de estudo, eu tentei aproveitar o máximo. Saí das redes sociais e tentei evitar distrações.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Ariane: Eu usei os cursos em PDF do Estratégia, fiz muitas questões da banca e também usei o Passo Estratégico como forma de revisão.
Em outros concursos eu usava as Trilhas Estratégicas, tendo em vista que eu tinha muita dificuldade de criar o meu planejamento sozinha. Quando as Trilhas foram lançadas no Estratégia, elas me deram um norte de como continuar estudando e eu ganhei tempo de estudos, já que eu perdia muito tempo tentando montar o meu planejamento.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Ariane: Quando eu comecei a estudar para concursos eu estava perdida em cursinhos, depois de um tempo comecei a ver alunos comentando do Estratégia, assisti algumas aulas de graça no YouTube e decidi que era o melhor preparatório que tinha no mercado, com material de alto nível e ótimos professores.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Ariane: Sim, no começo eu estudava por outros materiais e senti que os PDFs não abordavam todos os assuntos do edital, então eu sentia que faltava algo.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Ariane: Não cheguei a fazer prova enquanto estudava por outro material.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Ariane: Com certeza o Estratégia foi um divisor de águas na minha preparação. Eu usei as Trilhas Estratégicas para me auxiliar no planejamento dos estudos e o Passo Estratégico como revisão. No começo estudava por videoaulas e depois de um tempo eu comecei a estudar somente por PDFs.
O material do Estratégia é muito completo, com várias questões e a cada ano tem uma ferramenta nova para te auxiliar nos estudos.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Ariane: Eu usei muito as Trilhas Estratégicas ao longo da minha preparação para outros concursos e com isso eu aprendi a montar o meu planejamento para esse em específico. Eu sou mãe de três, dona de casa, então eu não tinha muito tempo disponível para estudar. Quando estudava muito, fazia 3 horas líquidas, mas o normal batia 2h – 2h30 horas diárias.
Como eu já tinha visto boa parte da teoria para esse concurso, eu comecei a fazer muitas questões e dava para dividir entre duas – três matérias por dia.
Com exceção de Português, que eu estudava teoria e questões diariamente.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Ariane: Eu comecei a fazer revisões pelo Passo Estratégico, depois fui complementando com questões e utilizei também o Anki para assuntos que eu errava muito.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Ariane: É fundamental fazer muitas questões, principalmente da banca do seu concurso. Claro que para isso você precisa construir uma base forte para avançar nas questões. Eu fiz todas as questões que tinha disponível da minha banca, complementei com questões de bancas parecidas e acredito que isso é muito importante.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Ariane: Português sempre foi meu calcanhar de Aquiles. Durante a minha preparação eu negligenciei muito até entender que essa matéria estava me jogando para baixo em muitos concursos que fiz e fui aprovada.
Eu comecei assistindo as videoaulas, lendo os PDFs e fazendo questões da banca, todos os dias até a prova.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Ariane: Como já tem um tempo que eu estudo para concursos, eu já sabia que era normal aquela sensação de: “Será que eu estou pronta?!” ou “será que estudei o suficiente?!”. Então eu mantive a preparação como de costume e tentei focar em revisão e questões.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Ariane: Como muitos concurseiros, eu acredito que querer avançar muito rápido nas disciplinas me deixou bem frustrada no começo, negligenciar matérias básicas como português e não focar nos resumos por ter medo de estar “perdendo assunto novo”.
Acredito que os acertos na minha trajetória foram revisar o assunto já visto, fazer um mapeamento dos meus pontos fracos e não ter pressa para avançar nos assuntos. Parar de me comparar com outros concurseiros também foi uma virada de chave na minha aprovação, nem tudo que você vê nas redes sociais é verdade. O foco precisa ser em você!
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Ariane: Sim, no começo do ano eu pensei que não dava mais para mim. Eu já estava cansada e me cobrava muito, parecia que eu sempre batia na trave e nada. Eu só queria parar.
A motivação para prosseguir foi que eu tinha três pessoas se espelhando em mim (Clarissa, Paulo Rafael e Bryan) e eles sempre foram o motivo principal da minha escolha em estudar, eu sentia que precisava dar isso a eles. Mauro também foi muito importante na minha caminhada por sempre me apoiar, não importasse a minha escolha. Até quando eu quis desistir ele entendeu e aceitou a minha decisão, foi aí que eu percebi que eu já tinha percorrido um caminho longo e não podia desistir. As pessoas mais importantes para mim estavam ao meu lado, qualquer que fosse o resultado.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Ariane: O mundo dos concursos vai te testar, vai te transformar em outro ser humano. Vai ter momentos bons e outros nem tão bons assim. A maioria das pessoas não entende a sua decisão de estudar, mas VOCÊ tem que estar bem decidido do que quer e persistir na sua decisão. Ela vai dar certo, basta não desistir.
Parece clichê, mas a sua aprovação vai chegar, basta não desistir.
Eu aconselho começar a estudar sem pressa, sem cobranças, procurando observar o que funciona para você. Não tem fórmula mágica, é um processo de aprendizagem. A tempestade sempre passa.
Obrigada Estratégia <3