Olá! Tudo bem?
Pessoal, vamos dar continuidade ao nosso projeto de comentários aos artigos da CFRB/88, na parte de direito tributário, para o Concurso de Delegado da Polícia Federal.
Hoje, iremos abordar as informações mais relevantes sobre o art. 148 da CRFB/88.
O art. 148 da CRFB/88 dispõe que:
“Art. 148. A União, mediante lei complementar, poderá instituir empréstimos compulsórios:
I – para atender a despesas extraordinárias, decorrentes de calamidade pública, de guerra externa ou sua iminência;
II – no caso de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional, observado o disposto no art. 150, III, “b”.
Parágrafo único. A aplicação dos recursos provenientes de empréstimo compulsório será vinculada à despesa que fundamentou sua instituição.”
A competência para a criação de empréstimos compulsórios é da União Federal. Não existe exceção a essa regra! Portanto, não será possível a instituição da exação por parte dos Estados, dos Municípios ou do Distrito Federal, sob pena de inconstitucionalidade.
De acordo com o texto constitucional, a instituição de empréstimos compulsórios exige a edição de Lei Complementar. Diante disso, podemos concluir que, leis ordinárias e medidas provisórias (art. 62, §1º, inciso III, da CRFB/88) não podem criar empréstimos compulsórios.
#Indaga-se: os empréstimos compulsórios são tributos?
Alguns doutrinadores entendiam que não, já que os recursos arrecadados não se incorporam definitivamente no patrimônio estatal. Quer dizer, os valores devem ser restituídos.
Contudo, o STF pacificou a questão, adotando a teoria pentapartite, e entendendo que o empréstimo compulsório possui natureza jurídica de tributo.
Os empréstimos compulsórios somente podem ser instituídos nas hipóteses previstas constitucionalmente (art. 148, incisos I e II).
MUITA ATENÇÃO:
A Constituição Federal não definiu os possíveis fatos geradores do empréstimo compulsório, simplesmente, arrolou os pressupostos fáticos que justificam a sua instituição e cobrança.
Não se pode confundir o pressuposto fático com o fato gerador!
Pressuposto fático é a situação que assegura a legitimidade da instituição deste tributo. Por sua vez, fato gerador é a materialização da hipótese de incidência.
Portanto, cabe a União Federal através de Lei Complementar descrever os fatos ou as situações objeto da tributação (fato gerador).
Os recursos provenientes do empréstimo compulsório são vinculados à despesa que fundamentou a sua instituição (art. 148, PU, da CRFB/88). Evita-se com isso, o desvirtuamento do tributo, uma vez que seria indevido utilizar os recursos arrecadados em outras despesas.
O empréstimo compulsório é tributo restituível.
O próprio termo “empréstimo”, já pressupõe tal condição. Assim, verificada a incidência do fato gerador, surge a obrigação de emprestar dinheiro ao Estado, e cabe a este restituir o valor arrecadado.
O STF entende que a restituição do valor arrecadado deve ser efetuada na mesma espécie em que recolhido. Nesse sentido:
“EMPRESTIMO COMPULSORIO – AQUISIÇÃO DE COMBUSTIVEIS. O emprestimo compulsorio alusivo a aquisição de combustiveis – Decreto-Lei n. 2.288/86 mostra-se inconstitucional tendo em conta a forma de devolução – quotas do Fundo Nacional de Desenvolvimento – ao inves de operar-se na mesma espécie em que recolhido – Precedente: recurso extraordinário n. 121.336-CE”.
O fluxograma a seguir resume as principais informações que devem ser gravadas:
Espero que tenha gostado do artigo! Deixe o seu comentário.
Bons estudos e uma boa prova!
Nick Simonek Maluf Cavalcante
Neste domingo, 06 de abril de 2025, foram aplicadas as provas do concurso IBAMA (Instituto…
Olá, estudantes do Direito! Preparados para mais uma sessão de aprendizado? Neste artigo estudaremos os…
Oi galera!! Neste presente texto vamos analisar um assunto muito importante para a prova de…
Olá, estudantes do Direito! Preparados para mais uma sessão de aprendizado? Neste artigo estudaremos as…
Neste domingo, 06 de abril, foram aplicadas as provas do Exame de Suficiência (CFC 2025.1).…
As provas do concurso IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis)…