Concursos Públicos

Defensoria Pública e Atuação Custos Vulnerabilis

Por Marcos Vinícius Manso Lopes Gomes (Defensor Público do Estado de São Paulo)

Inicialmente, destaca-se que o tema atribuição custos vulnerabilis está em evidência na doutrina institucional. A atribuição/função custos vulnerabilis consiste em uma atuação ou intervenção constitucional, autônoma e institucional, que tem como objetivo garantir o acesso ao direito, equilibrar o contraditório e a ampla defesa, bem como promover os direitos humanos de pessoas ou grupos em situação de vulnerabilidade.

principal pressuposto para a função como custos vulnerabilis se refere a existência de um modelo público de assistência jurídica, que permita que a Instituição tenha a autonomia e independência necessária para concretizar sua missão constitucional. Além disso, o modelo público viabiliza a superação de um modelo individual, econômico e liberal de assistência jurídica, concretizando uma atuação com viés social e coletivo.

fundamentação normativa possui como pilar de sustentação o art. 134, da Constituição federal, como também bases fortes no art. 4º, X e XI, da Lei Complementar n. 80/94. Como se não bastasse, possui previsão específica no art. 554, §1º, Novo Código de Processo Civil.

Essa atribuição possui três características que traduzem sua singularidade: a) atuação constitucional, pois encontra amparo no art. 134, da Constituição; b) atuação autônoma, uma vez que independe de outras vontades; c) atuação institucional, uma vez que a Instituição atua em nome próprio. Essas características são extremamente importante para a diferenciação de outros institutos jurídicos, tal como a ação coletiva passiva, a curadoria especial, a função custos iuris do Ministério Público e o amicus curiae.

Um dos temas mais complexos e tormentosos da doutrina institucional se refere as formas de atribuição como custos vulnerabilis. Esse professor, em suas aulas do Estratégia Carreira Jurídica, buscando sistematizar e facilitar o estudo dos alunos, buscou organizar a doutrina sobre o assunto, motivo pelo qual propomos a seguinte divisão:

A primeira forma é a Intervenção judicial com previsão expressa e específica. Trata-se de uma intervenção, pois a instituição irá intervir em um processo. Com previsão expressa porque fundamenta-se no art. 134, da Constituição Federal, bem como nos incisos X e XI, da LC n. 80/94. Aqui, estamos falando de uma previsão genérica para essa função institucional. É uma intervenção com previsão específica porque, além de previsão expressa nos dispositivos acima destacados, possui previsão específica no art. 554, §1º, do CPC.

A segunda forma é a Intervenção judicial sem previsão específica. Novamente, falamos em intervenção, pois teremos a atuação institucional em um processo em curso. A intervenção da Defensoria Pública como custos vulnerabilis poderá ocorrer em temas da área penal e da área cível, independentemente de previsão legal específica. Muitas vezes, a intervenção defensorial na área penal busca equilibrar o contraditório e a ampla defesa, em complementariedade à advocacia privada, a qual, notadamente, não possui os mesmos poderes inerentes ao órgão acusador. Trata-se de uma atuação na seara criminal extremamente importante para a formação de precedentes. Entretanto, no ponto, não temos qualquer previsão específica, mas tão somente a previsão do art. 134, da Constituição e do art. 4º, X e XI, da Lei Complementar n. 80/94.

Por fim, a despeito da intervenção defensorial, poderemos ter atuações judiciais (judicial e extrajudicial)como custos vulnerabilis, seja por meio de atuações extrajudiciais, seja através de ações coletivas, individuais ou manifestações, sempre com a instituição atuando em nome próprio, na defesa de interesses dos vulneráveis. No ponto, a Defensoria Pública atua conforme sua missão constitucional de custos vulnerabilis e não por meio de intervenção. Dois pontos são extremamente importantes: não estamos falando da intervenção em um processo em curso, motivo pelo qual a nomenclatura é atuação custos vulnerabilis. Ademais, estamos abordando uma atuação conforme a missão constitucional da Defensoria Pública, com a instituição atuando em nome próprio buscando concretizar os objetivos alhures demonstrados.

Trata-se de um tema ainda em evolução e construção, trabalhado bastante pelo criador da expressão Maurílio Casas Maia, como também por outros colegas, tal como Edilson Santana e Jorge Bheron. Em nossas aulas e doutrinas buscamos sistematizar, de forma didática, essa complexa função institucional, facilitando que nossos alunos tenham todos elementos necessários para as provas objetivas, dissertativas e oral.

Marcos Vinícius Manso Lopes Gomes

Entusiasta da Defensoria Pública

Professor do Estratégia Carreiras Jurídicas

Instagram: @marcoslopesgomes

Telegram: t.me/marcoslopesgomes

Marcos Gomes

Defensor Público do Estado de São Paulo. Professor do Estratégia Carreiras Jurídicas. Coordenador da Coleção Defensoria Pública Ponto a Ponto. Especialista em Direito Público.

Ver comentários

  • Meu nome e gerusa só mãe solteira tenho três filhos fui demitida com menos de 15 dias de trabalho o dinheiro paguei o meu aluguel e compre comida para mês filho so que agora a comida esta acabado ligo no 156 para vir sim eles mim ajuada mais até agora nada o que tem para meus filhos almoça e jarta e biscoito meu auxiliar emergência foi negando duas vez a terceira esta em análise mais fui no cate ele falou que vai ser negado dinovo
    Moro na zona sul no jardim Ângela meu telefone 11972446269

Posts recentes

Acesso ao mercado de créditos para empresas do Simples

Opa, como vai?! Neste material veremos um tema cada vez mais importante e cobrado em…

5 horas atrás

Laudo Psicológico – Documentos para o concurso do CFP

Neste artigo você encontrará um resumo da modalidade de documento Laudo Psicológico para o Concurso…

8 horas atrás

Inviolabilidade domiciliar para a PCDF

Olá, concurseiros e concurseiras, tudo bem? Hoje vamos falar sobre inviolabilidade domiciliar. O concurso da…

9 horas atrás

Concurso ADEMA SE: divulgada a classificação preliminar

Após divulgação dos resultados finais, o concurso da Administração Estadual do Meio Ambiente (ADEMA SE)…

10 horas atrás

Concurso ISS Anitápolis SC tem provas canceladas!

Foi publicado um comunicado de cancelamento da prova do concurso público da Prefeitura de Anitápolis,…

10 horas atrás

Concurso Anitápolis SC: provas foram canceladas!

O concurso público da Prefeitura de Anitápolis, cidade de Santa Catarina, comunicou que a prova prevista…

10 horas atrás