Olá, pessoal. Tudo certo? No artigo de hoje veremos o Decreto 63.463/2024 para CGM-SP, que cria os Planos Setoriais de Transparência e Dados Abertos, bem como regulamenta a Lei nº 17.901, de 11 de janeiro de 2023 (Política Municipal de Dados Abertos e Transparência Ativa)
O artigo será dividido da seguinte forma:
Vamos lá?
Iniciemos o resumo sobre o Decreto 63.463/2024 para CGM-SP pelas Disposições Gerais do Decreto.
Diretrizes da Política Municipal de Dados Abertos e Transparência Ativa (Art. 2º)
Trouxemos algumas das diretrizes, mas entenda o contexto geral que é a publicidade das informações, ocorrendo sigilo apenas em casos de exceção.
E quem fica submetido a este decreto? Conheçamos a abrangência da norma.
Abrangência do Decreto (Art. 3º):
Continuemos o resumo sobre o Decreto 63.463/2024 para CGM-SP pelos Procedimentos para abertura de dados.
Todos os dados informações e documentos que são publicados em meio eletrônico ou aqueles solicitados deverão ser disponibilizados em formato aberto (Art. 5º) e caso não seja possível, o órgão ou entidade deverá disponibilizá-lo no formato existente e anexar uma nota técnica justificando a sua adoção (Art. 5, §ú)
Caso não se recorde o que é formato aberto.
Formato aberto (Lei 16.051/2014, Art. 1, §1º): é aquele em que os dados e informações podem ser livremente utilizados, reutilizados e redistribuídos por qualquer pessoa ou máquina.
Fato é que há a intenção do legislador de disponibilizar os dados de repositórios centrais da Prefeitura e seus portais institucionais (Art. 6), assim se criou um processo planejado para a abertura dos dados.
Etapas do processo de abertura dos dados (Art. 7):
Esse processo deverá ocorrer anualmente (Art. 7, §1º), inclusive a execução das etapas deverá seguir, obrigatoriamente, a ordem prevista (Art. 7, §4º)
Finalizemos o resumo sobre o Decreto 63.463/2024 para CGM-SP pelas disposições do Catálogo Municipal de Bases de Dados – CMBD.
Primeiro, vejamos a definição dada pela Lei 17.273/2020.
Definição de CMBD (Lei 17.273/2020, Art. 82): base de dados que todas as informações públicas produzidas estejam listadas regularmente.
Nosso decreto nos diz que o CMBD é parte das ações voltadas à governança de dados e promoção da transparência em formato aberto e não proprietário, servindo como instrumento essencial para a integração de dados na Prefeitura (Art. 8º)
Objetivos do CMDB (Art. 9):
Ainda, o CMBD deverá ser atualizado anualmente pelos órgãos e entidades da Prefeitura, ficando sob a responsabilidade da Controladoria Geral do Município – CGM a condução do processo (Art. 10).
Além disso, os responsáveis pelo controle interno deverão auxiliar as unidades gestoras das bases de dados (Art. 11, § 2º) e ao final do processo de atualização, a – CGM disponibilizará o CMBD no Portal de Dados Abertos (Art. 11, § 3º).
Pessoal, chegamos ao final do resumo sobre o Decreto 63.463/2024 para CGM-SP. Espero que o artigo tenha sido útil.
Obviamente o artigo traz apenas uma parte da Lei, assim não deixe de estudar o assunto na íntegra por nossas aulas, além de treinar por meio de questões de concurso em nosso sistema de questões.
Gostou do artigo? Siga-nos
https://www.instagram.com/resumospassarin
Saiba mais: Concurso CGM SP
Ministra do MGI dá novos detalhes sobre 2ª edição do CNU Novidades sobre a nova…
Salário inicial é de mais de R$ 5 mil. Saiba todos os detalhes desse importante…
Foi publicado o novo edital de concurso público da Fundação de Assistência Social (FAS) de…
Os candidatos inscritos no concurso público da Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias…
Concurso Correios oferece iniciais de até R$ 10,3 mil! A homologação e a convocação dos…
Inscreva-se para o processo seletivo simplificado (PSS) da Prefeitura de Osasco, em São Paulo, para…