Prezados Alunos,
Acredito que a provável “fonte de inspiração” da FCC e
também da FGV ao elaborarem editais contendo a disciplina Raciocínio Crítico
são os exames conhecidos como GMAT (Graduate Management Admission Test).
Trata-se de uma prova muito conhecida por aqueles que um dia pretenderam
ingressar em um MBA no
exterior.
Digo isto porque a redação
do edital da FCC e dos editais da
FGV (que mostrei serem idênticos na aula demonstrativa de nosso curso) são praticamente uma tradução para o
português das orientações do guia oficial de preparação para o GMAT,
transcritas abaixo:
Critical
Reasoning Questions
Critical reasoning questions are
designed to test the reasoning skills involved in (1) making arguments, (2) evaluating
arguments, and (3) formulation or
evaluation a plan of action. The materials on which question are based are
drawn from a variety of sources. The GMAT exam does not suppose any familiarity
with the subject matter of those materials.
WHAT
IS MEASURED
Critical reasoning questions are
designed to provide one measure of your ability to reason effectively in the following
áreas:
– argument
construction: questions
in this category may ask you to recognize such things as the basic structure of
an argument; properly drawn conclusions; underlying assumptions; well-supported
explanatory hypotheses; parallels between structurally similar arguments.
– argument
evaluation: these
questions may ask you to analyze a given argument and to recognize such things
as factors that would strengthen or weaken the given argument; reasoning errors
committed in making that argument; and aspects of the method by which the
argument proceeds.
– formulation
and evaluating a plan of action:
this type of question may ask you to recognize such things as the relative
appropriateness, effectiveness, or efficiency of different plans of action;
factors that would strengthen or weaken the prospects of success for a proposed
plan of action; and assumptions underlying a proposed plan of action.
Assim sendo, considero fundamental trabalharmos várias questões nos moldes do GMAT
o que certamente faremos exaustivamente ao longo do nosso curso além dos
modelos da FGV e outras provas.
Para dar uma idéia do tipo de
questão que pode ser cobrada, deixo aqui uma questão da FGV aplicada em um
concurso da SEFAZ/RJ para Analista de Controle Interno.
FGV SEFAZ/RJ 2010) A
taxa de crimes violentos aumentou 30% em relação ao ano passado. A principal
causa está no sistema judiciário: recentemente as sentenças proferidas pelos
juízes têm sido tão lenientes que a maioria dos criminosos pode cometer qualquer
crime sem medo de uma longa sentença. O argumento que melhor diminui a análise
se fosse verdade é:
(A)
Cerca de 80% das outras regiões têm uma taxa de crime menor.
(B)
Crimes não violentos também aumentaram em 15% no período.
(C)
Cerca de 100 juízes foram contratados para substituir juízes que se
aposentaram.
(D)
Pesquisas demonstram que 65% da população é a favor da pena de morte.
(E)
Cerca de 35% dos policiais foram demitidos por corte no orçamento no período.
Informo ainda que, inicialmente, o nosso curso deve ter cerca de 150
questões resolvidas e comentadas, de diversas fontes. Pretendo ainda lançar
uma aula extra mais próximo da prova com
uma última bateria de questões, visando consolidar a sua preparação.
Para aqueles interessados em Raciocínio Crítico, Matemática Financeira e
Estatística recomendo acessar este curso:
http://estrategiaconcursos.com.br/curso/1102/matematica-estatistica-e-raciocinio-critico-p-icmssp
Para os interessados apenas em Raciocínio Crítico, sugiro este link:
http://estrategiaconcursos.com.br/curso/1677/raciocinio-critico-p-icmssp
Bons
estudos!
Prof.
Arthur Lima
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