Olá Galera,
Vamos aos meus comentários à prova de Atualidades do concurso da DATAPREV:
Questão 16 – A questão abordou o tema do plebiscito sobre o acordo de paz entre o governo da Colômbia e a guerrilha das FARC. Para elaborar a questão, o examinador utilizou a matéria do link a seguir, publicada no portal do Estadão: http://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,farc-priorizarao-politica-mesmo-apos-nao-ao-acordo-de-paz,10000081070
É um assunto que ainda está em evidência e deve continuar a ser cobrado nas próximas provas de Atualidades. Conforme o texto da reportagem, o gabarito divulgado pela banca está correto.
Após a vitória do “não” no plebiscito, em nenhum momento foi noticiado que as FARC voltariam a pegar em armas. Tanto é que a guerrilha e o governo colombiano retomaram as negociações para entabularem um novo acordo de paz, que contemplasse as críticas feitas pelos opositores do acordo. As bases políticas das FARC estão em regiões rurais da Colômbia. Dessa forma, no seu projeto de participar da vida democrática da Colômbia, o foco inicial das FARC será obter representatividade nas áreas mais rurais.
Questão 17 – A questão é ridícula. Parece que bancas como o Cetro, sempre tem que perguntar algum assunto irrelevante ou pouco relevante de temas extremamente pontuais de Atualidades. A questão perguntou sobre o vulcão do Monte Aso no Japão. Claro que nas provas de Atualidades se pergunta sobre vulcões em erupção, via de regra quando implicam na evacuação de populações e causam prejuízos econômicos. Até o momento em que estou escrevendo este artigo, a imprensa não noticiou nada disso sobre o vulcão Aso. O gabarito da questão está correto.
Questão 18 – Outra questão ridícula, que não explorou o conhecimento dos candidatos sobre Atualidades. A questão perguntou qual o motivo de os índices Dow Jones e Nasdaq das bolsas de valores norte-americanas terem fechado em baixa no dia 7 de outubro de 2016. Já pensaram se esta questão fosse o padrão das questões das provas de Atualidades em concursos públicos? Além de os candidatos terem que acompanhar diariamente o sobe e desce das bolsas de valores, teriam que saber o motivo diário das altas e das baixas.
Mesmo assim, cabe RECURSO nesta questão. O enunciado da questão diz que:
“As bolsas dos Estados Unidos fecharam em baixa na sexta-feira, 7 de outubro de 2016. O Dow Jones caiu 0,15% e o Nasdaq, 0,27%.”
Prossegue o enunciado com a pergunta: “Isso aconteceu devido à resignação com as poucas chances de aumento dos juros do Federal Reserve neste ano, após dados”
Eis o erro da questão, que cabe recurso. Vejam trecho de reportagem sobre o assunto:
“As bolsas dos Estados Unidos caíram nesta sexta-feira, com uma queda na libra britânica injetando volatilidade não desejada nos mercados financeiros, enquanto um relatório de emprego mais fraco que o esperado não foi suficiente para alterar as expectativas de um aumento de juros pelo Federal Reserve, banco central norte-americano, antes do fim do ano.”
Prossegue a notícia:
“A libra perdeu 1,4 por cento ante o dólar na sexta-feira e, em um momento mais cedo, chegou a cair 10 por cento em apenas alguns minutos, uma “queda relâmpago” que alimentou as preocupações sobre a vulnerabilidade da moeda e disparou a volatilidade nos mercados agitados.”
Mais adiante, a notícia vai trazer um outro fator que contribui para a queda das ações em questão:
“As ações também (a palavra “também” deixa claro que há mais de um motivo) foram pressionadas por um relatório que mostrou que a economia norte-americana criou 156 mil empregos no mês passado, pouco abaixo da expectativa de 175 mil empregos, enquanto a taxa de desemprego aumentou para até 5 por cento.”
Link da notícia: http://exame.abril.com.br/mercados/wall-street-recua-apos-queda-da-libra-e-dados-sobre-empregos/
Conforme a notícia, os motivos da queda das bolsas de valores dos Estados Unidos, no dia 7 de outubro de 2016, foram: queda na cotação da libra britânica (moeda do Reino Unido) e a divulgação de um relatório que traz dados fracos (ruins) sobre a geração de empregos nos Estados Unidos.
Pessoal, vamos nos ater ao que a questão está perguntando: Qual o motivo (isso aconteceu) da queda do Dow Jones e do Nasdaq no dia 07/10/2016. A pergunta é no singular: Isso aconteceu devido à resignação com as poucas chances de aumento dos juros do Federal Reserve neste ano, após dados …
Conforme noticiado pela imprensa, há dois motivos para esta queda: a queda na cotação da libra britânica que injetou volatilidade não desejada nos mercados financeiros e os dados ruins sobre a geração de empregos nos Estados Unidos.
Da forma como foi escrito, o caput da questão afirma que houve somente um motivo, por isso, está errado. Como a pergunta da questão parte de uma premissa incorreta, deve ser ANULADA.
Questão 19 – Gabarito correto.
Questão 20 – Outra questão pontualíssima, na mesma linha da questão 18. Desta vez, o examinador perguntou qual o motivo da subida das ações nos mercados europeus (bolsas de valores) no dia 10/10/2016. Mais uma questão idiota! O gabarito está correto.
Com exceção das questões 17 e 19, a prova esteve abaixo do padrão das questões de Atualidades e Conhecimentos Gerais do próprio Cetro. Em um próximo concurso, espera-se que a banca faça uma prova melhor!
Grande abraço,
Prof. Leandro Signori
Está na praça o edital do concurso ANM (Agência Nacional de Mineração), com vaga aberta na…
Com o concurso da Companhia de Saneamento do Distrito Federal (Caesb) na praça, os candidatos…
A Prefeitura de Caieiras, município do estado de São Paulo, divulgou um novo edital de…
O concurso do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Acre (CAU AC) divulgou os resultados…
Foram oficialmente reabertas as inscrições para o concurso FASMO (Fundação de Atenção à Saúde de…
Foi publicado o edital de concurso público da Prefeitura de Cromínia, no estado de Goiás.…
Ver comentários
Professor, na questão sobre as FARC, em uma das alternativas, banca citou uma declaração de um cientista político que foi publicado apenas em um site de notícias, no caso o Estadão. É possível entrar com um recurso com o argumento de que essa declaração não foi "amplamente veiculada" como consta no Edital?
Diogo, muito difícil de um recurso destes prosperar. Mas você pode tentar, argumentando que o edital se referia a conteúdos de interesse geral "amplamente veiculados
nos últimos dois anos". O acordo de paz e o plebiscito na Colômbia foram amplamente divulgados, mas a opinião do analista não. Essa só foi veiculada no portal do Estadão, o que não é ampla divulgação. Assim, a cobrança expressa da opinião do analista Frédéric Massé teria extrapolado os conteúdos exigidos pelo edital. Faz parte da péssima prova elaborada pelo examinador.
Olá Diogo, sim é possível. A questão foi muito específica, perguntou a opinião de um analista político, que só foi veiculada em uma matéria específica do site do Estadão. Não houve ampla divulgação da análise do especialista. Ampla divulgação é quando um fato, uma opinião, uma análise sobre um tema é veiculada em vários jornais, revistas, periódicos, sites de abrangência nacional e internacional. Por cobrar uma análise específica de um cientista político veiculada somente em um site/jornal, a questão extrapolou dos conteúdos de Conhecimentos Gerais previstos no edital.
E detalhe, acho que todas as questões foram formuladas com notícias de uma mesma semana... O desafio no concurso então eh adivinhar qdo o examinador vai abrir o jornal pra formular as perguntas. Se vc tiver a sorte de ler o jornal apenas naquela semana, acerta todas, heheeee.
Caro aluno, sim. O examinador foi ao extremo do detalhe das notícias. Foi um extremo que não explorou adequadamente os conhecimentos dos candidatos sobre Atualidades. Será que o examinador sabe qual o motivo diário para a alta e baixa das bolsas de valores pelo mundo? Sim, pois para perguntar isso numa prova, tem que no mínimo acompanhar diariamente. Tem que saber mais que os candidatos.
Questões muito especificas e noticias nao veiculadas. Acredito que muita gente foi muito bem na prova em geral mas zerou na parte de Atualidades.
Olá Fernando, sim, questões pontualíssimas, abaixo do padrão do Cetro. Nem bancas pequenas fazem uma prova desta de Atualidades. O examinador devia estar de mal com a vida e resolveu ferrar com os candidatos. Mas as notícias foram veiculadas na mídia.
Bom dia, professor!
Na questão 18, acredito que o examinador se baseou apenas no portal de notícias G1, que tem como link:
http://g1.globo.com/economia/mercados/noticia/2016/10/bolsas-dos-eua-caem-apos-dados-ruins-do-mercado-de-trabalho.html
Mesmo assim, é possível recurso?
Desde já, agradeço. Att.
Olá Pedro, a notícia foi veiculada também em outros sites, como o portal da revista Exame.
Triste isso, a prova inteira está extremamente mal elaborada, nível baixíssimo mesmo. Pessoas investem em cursos (excelentes) porém a prova é mal elaborada e resulta em meses jogados fora pra muita gente. Parabéns cetro, uma medalha de honra à pior banca examinadora de concursos deste país.
QUEM ENTROU COM RECURSO CONTRA ALGUMA DESSAS QUESTÕES PESSOAL?
Olá Professor Leandro, tenho uma pergunta importante.
Sobre todas estas questões de Conhecimentos Gerais cobradas pela Cetro no último domingo 20/11/2016, não caberia recurso contra todas elas pelo simples fato destas noticias terem sido veiculadas após a publicação do Edital no DOU em 06/09/2016?
Acredito que seria um bom argumento contra todas elas.
Att
A. Ulver
Olá, não está dito no edital que serão cobrados conhecimentos publicados até a publicação do edital. A banca pode cobrar conhecimentos veiculados após a publicação do edital. Você tem que ler com atenção o edital. :D
Entrei com recurso na questão 18, haja vista que, segundo notícia veiculada pelo Valor Econômico, através do link http://www.valor.com.br/financas/4738769/bolsas-americanas-fecham-em-queda-em-dia-de-incertezas-globais, as ações fecharam em queda também devido a queda do petróleo e, portanto, a questão possui duas possíveis respostas. Ademais, o Valor Econômico também afirma o seguinte:
"Nem dado de emprego, nem discursos de integrantes do Federal Reserve (Fed, banco central americano). Nesta sexta-feira, os mercados reagiram a um conjunto de fatores que acendeu uma luz amarela entre os investidores. No fato mais marcante, a libra caiu acentuadamente e renovou as mínimas em mais de 30 anos."
Para assinar com o selo de incompetência, o examinador pegou uma notícia veiculada na manhã do dia 7, isto é, a notícia foi tão pontual que ele não teve nem o cuidado de verificar como a bolsa fechou... A questão afirma que o índice Dow Jones fechou em queda de 0,15%, quando na verdade fechou em 0,16%, conforme também afirma a notícia do Valor Econômico supracitada:
"Após ajustes, o Dow Jones fechou em queda de 0,16% aos 18.240,08 pontos. O S&P 500 recuou 0,33% para 2.153,65 pontos. O Nasdaq teve baixa de 0,27%, cotado a 5.292,40 pontos."
Enfim, fiz a prova para manter o ritmo e nem pretendo assumir, mas fiquei tão indignado com o baixo nível da prova que acabei entrando com recursos em várias questões.
Olá Lucas, parabéns pela pesquisa complementar e pelo recurso. De fato, tivemos um examinador muito ruim, que prejudicou os mais preparados.