A língua portuguesa é linda, mas está longe de ser simples, já que rica em detalhes, tal como os que vamos explicar aqui.
São duas expressões completamente diferentes em seus sentidos, mas idênticas no som. Enquanto uma indica o tempo presente, a outra pode indicar o tempo passado ou, ainda, a existência de algo. Vamos ver!
O uso da preposição “a” e do verbo “haver” pode causar certa dificuldade a algumas pessoas, mas ao final deste artigo você não será uma delas.
O “há” é verbo haver, que indicará tempo passado ou a existência de algo. Assim, se estamos falando de algo que passou ou que existe, vamos utilizar “há”, para todo o resto, “a”.
Vejamos:
Enquanto no exemplo 1, com ideia de tempo, o autor olha do presente para o passado para dizer que faz 10 anos que não vê seu amigo, no exemplo 2 o há tem a ideia de existência e não de tempo
Outrossim, no exemplo 3, a ideia é dizer que, olhando a partir da casa do autor. Dessa forma, o autor dá a ideia do tempo que se levará para chegar ao colégio se você partir da casa dele.
Antes de analisarmos as diferenças nas expressões, vamos entender a palavra em referência no subtítulo.
Ela é a união entre a preposição “de” e o advérbio “aqui”. Assim, já é possível perceber que estamos falando de algo que está no local de onde se fala (aqui) ou de algo que está no presente, mas olha para o futuro, certo?
Dessa forma, pode indicar um ponto de partida ou, simplesmente, algo que está “aqui”.
Exemplos:
Eu vou me comportar melhor daqui para frente;
Eu tiro todas as questões daqui do meu material;
São 5 minutos daqui até a escola.
Já sabendo o sentido de “daqui”, bem como que “a” nunca indicará situação passada, percebemos que a expressão “daqui a” indica algo se movimenta para frente, que dá início a alguma coisa a partir de um determinado ponto, que olha para o futuro.
Assim, é possível perceber que “daqui a pouco” significa que algo que está aqui se direciona ao futuro e, por ser em pequena quantidade de tempo (pouco, certo?), logo chegará.
Destarte, podemos dizer que “daqui a pouco você entenderá todas as diferenças” ou que “daqui a pouco você chegará ao seu destino”.
Como vimos que “há” quando tiver ideia de tempo indicará tempo passado e que “daqui” indica algo que parte do “aqui” para frente, fica claro que nunca existirá “daqui há pouco” com ideia de tempo, certo?
Dessa forma, se o desejo é se referir ao que passou, utilizaremos o verbo haver, mas nunca associado ao “daqui”, por ser absolutamente impróprio e incoerente.
Nesse passo, podemos dizer, por exemplo:
Ainda há pouco chegou a professora (veja, a professora chegou faz pouco tempo, algo que já aconteceu);
O filme começou há pouco (o filme iniciou faz pouco tempo);
Há 10 anos que não o vejo (olhando a partir de hoje, tem 10 anos que não o vejo).
Como já falamos, o verbo haver também nos leva ao sentido de existir e é a única ideia com a qual o “daqui” consegue se unir.
A expressão “daqui há pouco” é de difícil aplicação, já que a maioria das vezes o “daqui” se refere a tempo. No entanto, quando nos referimos a algo que é pouco e existe no local da fala, podemos utilizar a expressão em debate, ou seja, podemos dizer que aqui existe algo que é pouco.
Exemplos:
Para a mudança, daqui há pouco a ser levado (de onde estou existe pouco a ser levado na mudança);
Daqui há pouco a ser doado (de onde estou existe pouco a ser doado);
Para a prova, daqui há pouco a ser estudado (do material que está comigo existe pouco a ser estudado para a prova).
Para facilitarmos o entendimento do “daqui a pouco” e “daqui há pouco”, vamos fazer algumas questões de concursos.
Examine as frases abaixo quanto ao emprego de a (preposição) e há (do verbo haver).
a) Estive em Brasília há poucos dias.
b) A reunião acontecerá daqui a pouco.
c) Aquele julgamento aconteceu há cerca de vinte anos.
d) Estive há pouco a um passo de perder a paciência.
Todas as frases estão gramaticalmente corretas.
( ) Certo
( ) Errado
As frases estão gramaticalmente corretas.
Vejam: todas as frases exprimem a ideia de tempo e, nas letras “a”, “c” e “d”, o tempo é passado, ou seja, deve ser utilizado o verbo haver (“há”) para dizer que “faz tanto tempo que”.
No entanto, na letra “b” temos o “daqui” que já sabemos que se refere a algo que está aqui, mas olha para o futuro e não para o passado, certo? Assim, não podemos utilizar o verbo haver e será utilizada a preposição “a”.
Das frases abaixo, está INCORRETA, por se ter empregado o verbo “haver” no lugar da preposição “a”, ou vice-versa, a seguinte:
A – Sabia-se que as conclusões da pesquisa só ficariam prontas daqui a 5 anos.
B – Pelo menos, há 3 anos a pesquisa está parada.
C – Os pesquisadores estavam há 2 anos de concluírem a nova descoberta.
D – Daqui a poucos meses, as conclusões serão divulgadas.
E – Os cientistas alertam para os riscos da poluição há muitos anos.
Vamos analisar as frases uma a uma para que não reste qualquer dúvida:
Aqui o “a” está corretamente aplicado, já que temos o “daqui” e ele olha para frente, lembra? Assim, nada de usar “há” quando a ideia for de tempo futuro.
Da mesma forma, temos ideia de tempo aqui e o que a frase nos diz é que faz 3 anos que a pesquisa está parada. Assim, se temos tempo passado, verbo haver (há). Correta também.
Percebam que os pesquisadores estavam prontos para concluírem a nova descoberta, ou seja, ainda não concluíram. Assim, falamos de algo que ainda irá acontecer, futuro e não podemos usar o verbo haver.
Dessa forma, temos aqui uma sentença errada, onde deveria ter sido utilizada a preposição “a”: os pesquisadores estavam a 2 anos de concluírem a nova descoberta.
Com ideia de tempo é “daqui a”, pois olha para o futuro. Assim, a frase está correta, já que as conclusões serão divulgadas em poucos meses a contar do momento em que se fala (daqui).
Por fim, está frase também está correta, já que faz muitos anos que os cientistas alertam para os riscos. Ou seja, não é de agora, é algo que se prolonga desde o tempo passado até os dias de hoje.
Resposta: alternativa C
Concluindo com a certeza de que você não voltará a ter dúvidas quando a frase tiver ideia de tempo, não esqueça de que o “há” somente olha para o passado e não combina com o “daqui”.
Por fim, lembre-se de que, quando quiser se referir a um tempo curto, que ainda acontecerá, o certo é “daqui A pouco”.
Sucesso e um grande abraço.
https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorMateria/portugues-36/
O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ RJ) oficializou mais um importante passo…
O IFAP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá) oferta de 37 vagas…
Está na praça o mais novo edital de concurso público do Superintendência de Água, Esgotos…
Estão oficialmente encerradas as inscrições para o concurso ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da…
A Prefeitura de Campos Altos, juntamente com a Câmara Municipal, publicou um comunidade de suspensão…
A Prefeitura de Campos Altos, juntamente com a Câmara Municipal, publicou um comunidade de suspensão…
Ver comentários
Isso confunde muito, mas com essa explicação, ficou fácil. Obrigado, professor!
Bacana!
Parabéns! Muito bom!