Concurseira(o) imparável, o edital do concurso da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) já foi publicado, e aqui vamos explorar as informações sobre vagas, requisitos, remuneração e uma novidade interessante trazida no edital.
Comandado pela banca FGV, o concurso para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) pretende preencher 60 vagas imediatas no total, com lotação para os Estados do Rio de Janeiro e de São Paulo.
Assim, os cargos e as vagas disponíveis são:
Cada cargo é dividido em especialidades, que são denominadas de Perfis, conforme mostra o quadro a seguir.
Porém, a quantidade de aprovados a ser considerada será bem maior, segundo nos diz o próprio edital. Veja:
Ou seja, no final das contas, o número total poderá ser de 238 vagas, sendo 83 para Inspetoras e Inspetores, e 155 vagas para as(os) futuras(os) Analistas.
A seguir, temos maiores detalhes sobre cada um desses cargos.
Todos os cargos exigem a conclusão de curso superior. No entanto, para o Perfil 3 e o Perfil 6 será exigida a formação em Contabilidade, além do registro ativo no Conselho Regional de Contabilidade.
O Perfil 3 é o de Inspetor – Contabilidade e Auditoria, e o Perfil 6 se refere ao cargo de Analista na especialidade de Contabilidade Pública.
Assim, para os outros Perfis, a graduação em qualquer área de formação é suficiente, inclusive em Contabilidade mesmo.
Os demais requisitos são os de praxe, como o cumprimento das obrigações eleitorais, possuir 18 anos de idade no momento da posse etc. Inclusive, você não pode estar em débito com o erário!
Segundo o edital, a remuneração inicial dos cargos de Inspetor e Analista é de R$ 20.924,80, para uma carga horária de 40 horas semanais. Perceba na imagem abaixo.
Portanto, repare que no decorrer da progressão das carreiras, o subsídio pode aumentar um pouquinho.
Às(aos) titulares do cargo de Analista cabe, dentre outras atividades, elaborar normas contábeis e de auditoria, bem como acompanhar auditores independentes. Essas servidoras e esses servidores também serão responsáveis por realizar atividades envolvendo controle, normatização e aperfeiçoamento do mercado de valores mobiliários.
Já as fiscalizações, as orientações e a coleta de informações das entidades atuantes no mercado de valores mobiliários fiscalizadas, ficam por conta das Inspetoras e dos Inspetores. Esses profissionais atuam também na instrução dos inquéritos instaurados pela CVM no exercício de suas competências.
Novidade! O concurso traz a possibilidade de mudar o cargo inicialmente escolhido, caso ainda haja vaga, e cumprindo alguns requisitos.
Esses requisitos são:
Vai ser assim: caso não haja candidatas(os) aprovadas(os) em número suficiente para suprir todas as vagas de determinada especialidade, essas vagas poderão ser revertidas para outras especialidades (item 14 do edital).
Essa reversão vai obedecer a uma ordem de intercambialidade. Ou seja, a “troca” não é para qualquer cargo. Assim, existe uma Tabela que contém as possibilidades desse intercâmbio. Veja:
Por exemplo: você escolheu o cargo de Inspetor, na especialidade de Mercado de Capitais, para lotação em São Paulo. Obteve a aprovação!
Porém, você ficou numa colocação fora do número de vagas para o cargo que escolheu. Então, de acordo com a Tabela, caso ainda tenha vaga para Inspetor – Mercado de Capitais, com lotação no Rio de Janeiro, você poderá ocupá-la, caso sua colocação seja suficiente para isso.
Se não for suficiente (ou se não houver mais vaga no Rio de Janeiro), a 2ª opção será o cargo de Inspetor – Contabilidade e Auditoria. Nesse caso, você precisaria possuir o diploma do curso superior em Contabilidade.
O último certame aconteceu no ano de 2010, pela banca ESAF, e o edital da época não trouxe essa possibilidade.
Por fim, saiba que as inscrições irão até o dia 06 de março de 2024, e as provas acontecerão no dia 26 de maio de 2024, em dois turnos.
Guarde todas essas dicas valiosas, mas guarde também seu conhecimento para a prova. Material para estudar não falta!
Senta e estuda!
Boa sorte!
Quer saber quais serão os próximos concursos?
Confira nossos artigos!
O Estratégia realiza semanalmente aulas, eventos, entrevistas, simulados, revisões e maratonas dos principais concursos de…
O Tribunal de Justiça do Maranhão divulgou o resultado final dos provados de nível médio…
Foi divulgado nesta quinta-feira, 21 de novembro, o resultado final dos aprovados de nível médio…
O concurso do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), atrelado ao Concurso Nacional Unificado…
O concurso do Ministério da Cultura (MinC), que faz parte do edital unificado, habilitou novos…
O concurso do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), contemplado no edital unificado, habilitou…