Confira neste artigo uma análise sobre os custos diretos, indiretos, fixos e variáveis, na Contabilidade de Custos, para o concurso da SEFAZ-MT.
Olá, pessoal! Como vocês estão?
O edital da SEFAZ-MT está na praça, para o cargo de Fiscal de Tributos Estaduais, com uma remuneração inicial que pode alcançar o valor de R$ 39.063,76.
Dessa maneira, no artigo de hoje, iremos aprender sobre os custos diretos, indiretos, fixos e variáveis, na Contabilidade de Custos, para o concurso da SEFAZ-MT.
Os custos diretos, como o próprio nome já diz, são aqueles que podem ser diretamente atribuídos aos produtos ou serviços.
Dessa maneira, não é necessário rateio para atribuí-lo ao objeto que está sendo custeado.
Os exemplos clássicos são a matéria-prima utilizada na produção de uma mercadoria, bem como a mão-de-obra direta aplicada na fabricação de tal item.
Já os custos indiretos são aqueles que não podem ser diretamente atribuídos aos produtos fabricados.
Por isso, geralmente, são apropriados aos objetos a serem custeados por meio de rateios.
Um exemplo é o aluguel da fábrica. Vamos supor que determinada empresa fabrique cadernos e mochilas em uma mesma fábrica. Desse modo, não é possível atribuir diretamente o custo do aluguel a determinado produto, pois os dois são beneficiários do imóvel alugado. Assim, são utilizados métodos de rateio para distribuir tal custo para as duas mercadorias produzidas. De modo similar, está o custo com a energia elétrica utilizada na produção.
Outro exemplo é a mão-de-obra indireta, como os funcionários do controle de qualidade dos produtos, que trabalham no controle das duas mercadorias.
Os custos fixos são aqueles custos que não sofrem variação no seu valor quando o volume de produção se altera. Dessa maneira, é possível afirmar que os custos fixos independem do nível de atividade da produção.
Um exemplo é o valor do aluguel de um maquinário utilizado na produção. Vamos supor que em determinado mês o nível de produção dobre. Neste caso, o valor do aluguel da máquina não se altera. De modo semelhante, caso não haja nenhuma produção no período, a empresa ainda teria que pagar pelo aluguel, pois ele independe da produção. Por isso ele é um custo fixo.
FIQUE ATENTO: Custo fixo não quer dizer custo imutável. Perceba que o valor do aluguel poderá ser reajustado após 1 ano, por exemplo. Contudo, ele continua sendo um custo fixo, pois o valor da alteração não possui relação com o volume de produção.
Dessa maneira, um custo de produção pode variar todos os meses. Todavia, caso essa variação não seja decorrente do volume de produção, ele será considerado fixo.
Por sua vez, os custos variáveis são aqueles cujos valores são alterados em decorrência da variação do volume de produção.
O maior exemplo deste tipo de custo é a matéria-prima direta. Suponhamos que o volume de produção triplique durante determinado período. Assim, é natural que o volume de matéria-prima utilizada também aumente, não é mesmo? Por isso ele é classificado como custo variável.
Outros exemplos de custos variáveis são aqueles decorrentes de embalagens, insumos produtivos diretos, entre outros.
Há também na literatura a presença de dois custos intermediários, os semifixos e os semivariáveis.
Os custos semifixos são, à priori, custos fixos. Contudo, com o aumento da produção, ocorre a também a elevação de tais custos. Assim, após se ajustarem à nova posição, eles passam a apresentar novamente características de custo fixo.
Já os custos semivariáveis são aqueles que possuem um comportamento de custo fixo até certo ponto, sendo que depois passam a se comportar como custo variável.
Bom, pessoal! Finalizamos o nosso estudo sobre os custos diretos, indiretos, fixos e variáveis, na Contabilidade de Custos, para a SEFAZ-MT. Esperamos que tenham gostado.
Caso queira se preparar para chegar competitivo nesta prova, invista nos cursos para a SEFAZ-MT do Estratégia Concursos. Lá você encontrará aulas completas e detalhadas, com os melhores professores do mercado.
Conheça também o Sistema de Questões do Estratégia. Afinal, a única maneira de consolidar o conteúdo de maneira satisfatória é através da resolução de questões.
Não deixem de conferir.
Bons estudos a todos e até a próxima!
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!
Salário inicial é de mais de R$ 5 mil. Saiba todos os detalhes desse importante…
Foram iniciadas as inscrições para concurso público do INSS para área de Perícia Médica. O período…
Inscrições abertas O edital do concurso público INSS foi publicado para provimento de 500 vagas…
Com inscrições encerradas, o concurso público da Prefeitura de São Sebastião, Alagoas, foi suspenso temporariamente.…
As provas do concurso SAAE de Luz MG (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de…
Já está na praça o edital do mais novo concurso ICMBio (Instituto Chico Mendes de…