Lançamos tanto um curso para as provas objetivas do cargo de Analista Judiciário – Área Judiciária (AJAJ), bem como para o cargo de Técnico Judiciário – Área Administrativa (TJAA). Conforme o edital não há previsão de vagas para os referidos cargos, contudo certamente serão nomeados vários candidatos ao longo do prazo de validade do concurso. Notem que, segundo o edital, o concurso público terá validade de dois anos de modo que, se prorrogado, os candidatos habilitados serão nomeados ao longo do período de quatro anos segundo as necessidades do órgão e observada a lista de classificação.
Ainda segundo o edital, serão corrigidas as redações discursivas dos primeiros 150 candidatos tanto para o cargo de AJAJ e de TJAA, que formarão a lista de classificação do referido concurso e poderão ser nomeados ao longo do período de validade acima mencionado.
Fora a quantidade de vagas, é de se notar a remuneração e benefícios que o cargo oferece.
Para analistas a remuneração inicia-se em R$ 8.804,57, para técnicos o inicial será na importância de R$ 5.365,92. Além da expressiva remuneração, existem benefícios e funções de confiança que servidor em atividade poderá cumular com o salário. Registre-se que tramita perante o Congresso Nacional projeto de lei que visa aumentar substancialmente o valor da remuneração dos Analistas do Poder Judiciário Federal.
A nossa prova será constituída do seguinte modo:
Fase Objetiva com provas de Língua Portuguesa (10 questões), Legislação (7 questões), Informática (3 questões) e Conhecimentos Específicos (40 questões). Dessas questões apenas a prova de conhecimentos específicos, no qual está inserido Direito Eleitoral, terá peso 3. As demais terão peso 1. Paralelamente, haverá também uma prova discursiva, com peso 2.
A disciplina de Direito Eleitoral abrangerá, certamente, a parte mais significativa da matéria, dada a natureza do cargo. Tendo em vista que o peso dessa prova é 3, toda preparação é pouca para esse certame. Ademais, é importante registrar que a prova discursiva também versará sobre assuntos de Direito Eleitoral.
Nosso curso investigará a pouco conhecida banca Assessoria em Organização de Concursos Público Ltda., a AOCP. Na área jurídica, a banca fez apenas um concurso para a magistratura do trabalho o TRT da 9ª Região e um concurso para o TRE/RO, para Analista Judiciário na área de medicina, ambos em 2009. Felizmente temos essas provas que, embora um pouco mais antigas, servirão para orientar nossos estudos. De toda forma, o que percebemos em uma análise preliminar é que a banca se assemelha à CONSULPLAN e à FGV.
De todo modo, para fins de concursos na área de tribunais de um modo geral:
Registre-se, ainda, que lançaremos o curso com análise esmiuçada do Regimento Interno do TRE/AC, bem como com o Código de Ética dos Servidores do TRE/AC. Ambos os diplomas legais serão exigidos tanto para o cargo de Analista, quanto para Técnico.
Esses fundamentos serão a tônica dos nosso Curso. Caso haja interesse, matriculem-se nos cursos abaixo:
CURSO DE DIREITO ELEITORAL PARA AJAJ
https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/direito-eleitoral-p-tre-ac-analista-judiciario-6976/
CURSO DE DIREITO ELEITORAL PARA TJAA
https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/direito-eleitoral-p-tre-ac-tecnico-judiciario-6978/
CURSO REGIMENTO INTERNO E CÓDIGO DE ÉTICA TRE/AC
Bons estudos a todos!
Ricardo Torques
O concurso HCFMB (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu) deu um novo…
A convocação para as provas do concurso TSE Unificado (Tribunal Superior Eleitoral) foi publicada! Os…
O edital do concurso PCDF Administrativo (Polícia Civil do Distrito Federal) foi retificado! A informação consta…
O Conselho Regional de Educação Física da 13ª Região publicou aviso de dispensa eletrônica de licitação…
A Universidade Federal de Minas Gerais divulgou um novo edital de concurso UFMG com duas…
Já estão abertas as inscrições do concurso público PM SE (Polícia Militar do Estado de Sergipe)!…