Categorias: Concursos Públicos

Cursos BNDES: ÉTICA E RESPONSABILIDADE AMBIENTAL e ESTRATÉGIA

Boa noite pessoal,

Venho através deste artigo repassar a informação de que o site Estratégia Concursos, muito em breve, disponibilizará os cursos de ÉTICA E RESPONSABILIDADE AMBIENTAL e ESTRATÉGIA para o concurso do BNDES.

Os cursos serão ministrados pelo Professor Wagner Rabello, e as aulas demonstrativas serão liberadas o quanto antes. Segue abaixo um texto elaborado pelo professor com alguns comentários sobre os cursos:

Salve, salve, concurseiros,

Meu nome é Wagner Rabello Jr., vamos trabalhar na turma preparatória para o cargo Profissional Básico – Administração do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aqui no ESTRATÉGIA CONCURSOS.

Ofereceremos dois cursos:

1. ESTRATÉGIA: Teoria e questões comentadas

2. ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL: 150 questões comentadas

Em relação à disciplina Estratégia, para que vocês possam ter um idéia de como será a aula demonstrativa e as demais, estou enviando um breve aperitivo (três questões comentadas), sendo certo que ao todo teremos entre 20 (vinte) e 30 (trinta) questões comentadas por aula, inclusive na aula demonstrativa que enviarei ao curso ainda hoje.

Em relação à disciplina Ética e Responsabilidade Social também teremos entre 20 (vinte) e 30 (trinta) questões amplamente comentadas por aula. Considerando que não haverá tempo hábil para fazer um curso de teoria e exercícios, as questões, repiso, serão amplamente comentadas e faremos diversas citações de textos e links que vocês poderão encontrar na internet para subsidiar o aprendizado.
Segue abaixo uma breve apresentação sobre a minha carreira no mundo dos concursos e em seguida as questões de Estratégia.

Currículo resumido: Wagner Rabello Junior é Pós-graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Servidor público há 16 anos e professor das disciplinas nas áreas de Administração e Políticas Públicas em cursos preparatórios para concursos no Rio de Janeiro e São Paulo. Já foi aprovado em concursos para Oficial da Aeronáutica, Analista (Biblioteconomia) do Departamento de Produção Mineral, Ministério do Meio Ambiente e outros. Atualmente ocupa o cargo de Téc. Judiciário do TRE-RJ; também é Membro Efetivo da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos do TRE-RJ.

QUESTÕES COMENTADAS

1. (CESGRANRIO/BNDES/Profissional Básico – Administração/2008)
Assinale a afirmativa INCORRETA sobre a construção da estratégia de uma empresa.
a) O processo de formação da estratégia nunca acaba, ao contrário, é contínuo, exigindo revisão periódica e ajustes finos.
b) O processo de formação da estratégia está sujeito à negociação interna entre os principais executivos e os acionistas da empresa.
c) É normal que o CEO revise e aprove o plano estratégico formal de uma organização e esteja pessoalmente envolvido nas decisões sobre abordagens e movimentos estratégicos críticos.
d) Uma estratégia de uma empresa tipicamente emerge de um processo não dirigido, onde os gerentes de cada nível constroem seus planos de ação estratégicos independentemente.
e) Ao final do ano, olhando-se para trás, a grande maioria das empresas verá que parte da estratégia realizada foi fruto de seu processo de planejamento, mas outra parte veio de decisões que emergiram ao longo do ano.

Comentários:
a) Certa. O processo de Administração Estratégica como um todo é cíclico e deve permitir à organização a possibilidade, sem maiores dificuldades, de alteração do curso de ação em função das contingências ambientais externas e internas;
b) Certa. O processo de formação da estratégia é um processo realizado através da busca, o mais próximo possível, de um consenso. Desse modo, a participação dos stakeholders (principalmente da categoria dos acionistas) é fundamental.
c) Certa. O Chief Executive Officer (CEO) é o “comandante da embarcação”, competindo a ele, ainda que eventualmente com auxílio de outros profissionais, a decisão sobre abordagens e movimentos críticos.
d) Errada. Temos dois erros na opção: primeiro ao afirmar que não é um processo dirigido, o que é um absurdo, posto que a Estratégia é fruto de uma tentativa de consenso, inclusive a opção B afirma isso. O segundo erro está em afirmar que os gerentes de cada nível constroem seus planos de forma independente. Caso fosse assim, nós também estaríamos diante de uma desagregação. Estratégia é sinergia, conjunção de esforços e atividade sistêmica. Como a questão pede a incorreta, este é o gabarito.
e) Certa. Exatamente, pois uma boa estratégia deve ser flexível e dar margem às modificações que quase sempre são necessárias. Segundo Peter Wright et al. (p. 37), “Uma vez que a estratégia planejada seja implementada, frequentemente irá requerer modificações à medida que as condições ambientais ou organizacionais modificam-se”.

GABARITO: D

2. (CESGRANRIO/BNDES/Prof. Básico – Administração/2008)
A estratégia competitiva é o modelo de decisão de uma empresa que determina o que ela pretende fazer para:
a) os acionistas da empresa.
b) todos os grupos de pessoas ou instituições que são influenciados pelo desempenho da empresa e que fazem reivindicações sobre a atuação da mesma.
c) todos os que têm algo a ver com a empresa, menos seus acionistas.
d) apenas os ligados aos mercados de capitais, i.e., acionistas e fontes de capital como os bancos.
e) apenas as organizações não governamentais (ONGs) que se julgarem no direito de interferir na estratégia da empresa.

Comentários:
A questão é sobre estratégia competitiva e stakeholders. Segundo Michael Porter, “estratégias competitivas são ações ofensivas ou defensivas para criar uma posição defensável numa indústria, para enfrentar com sucesso as forças competitivas e assim obter um retorno maior sobre o investimento”. Nessa mesma linha de pensamento compete citar Michael A. Hitt et al. Quando dizem que “uma empresa tem vantagem competitiva quando implementa uma estratégia que os concorrentes não conseguem copiar ou acham custosas demais para imitar”. Já a expressão stakeholders, como vimos em aula, designa os grupos interessados em um determinado negócio, tais como: acionistas, clientes, fornecedores e empregados. Dito isto, vamos analisar as opções:
a) Errada. Os acionistas não são os únicos stakeholders interessados no negócio, desse modo a organização não pode e não deve decidir unicamente em função destes.
b) Certa. A opção abrange, de forma completa, os stakeholders e com isso, nos resta claro que as decisões estratégicas devem girar em torno de todos os stakeholders.
c) Errada. Essa opção exclui os acionistas – um dos mais importantes stakeholders – do rol de interessados nas decisões estratégicas, o que é um tremendo absurdo, até pelo fato de, muitas vezes, os acionistas participarem do processo decisório.
d) Errada. Do mesmo modo que nas opções anteriores, aqui houve uma restrição dos stakeholders do negócio.
e) Errada. Do mesmo modo que nas opções anteriores, aqui houve uma restrição dos stakeholders do negócio.

GABARITO: B

3. (CESGRANRIO/BNDES/Prof. Básico – Administração/2009)
Um processo sistemático de planejamento estratégico pode ser compreendido como uma sequência de análises e decisões, que compreendem as seguintes etapas: análise da situação estratégica presente na organização, análise do ambiente ou análise externa, análise interna e definição do plano estratégico. Faz parte da análise da situação estratégica a:
a) verificação de linhas de produtos e serviços que a organização fornece e que definem seu negócio.
b) identificação de oportunidades e ameaças que cercam a organização.
c) identificação de pontos fortes ou fracos dentro da empresa.
d) definição de objetivos estratégicos por parte dos gestores e colaboradores.
e) avaliação de desempenho segmentada de acordo com as áreas funcionais da organização.

Comentários:
Inicialmente, vamos conceituar as etapas propostas pela questão:
1. Análise da situação estratégica presente na organização – Pretende-se visualizar a organização de forma ampla, analisando desde a elaboração de suas estratégias até a implementação e controle das mesmas. Inclui-se em tal análise a posição da organização perante todos os stakeholders e também o ambiente externo de modo geral.
2. Análise do ambiente ou análise externa – busca-se verificar as oportunidades e/ou ameaças do ambiente externo
3. Análise interna – busca-se analisar as forças e as fraquezas internas da organização
4. Definição do plano estratégico – definição do curso de ação a ser tomado, incluindo planos de contingências.

a) Certa. Ante ao que expomos acima, ficou bem mais fácil verificar que esta é a opção correta.
b) Errada. A opção faz referência tão somente à análise do ambiente externo.
c) Errada. A opção faz referência tão somente à análise do ambiente interno.
d) Errada. A opção limita a definição dos objetivos aos gestores e colaboradores. Análise da situação estratégica presente na organização – Pretende-se visualizar a organização de forma ampla, analisando desde a elaboração de suas estratégias até a implementação e controle das mesmas. Inclui-se em tal análise a posição da organização perante todos os stakeholders e também o ambiente externo de modo geral.
e) Errada. A opção também é limitada a um determinado segmento.

GABARITO: A



Mário Pinheiro

Ver comentários

  • Bom Dia,

    Vocês ainda tem esse curso para vender? Vejo que a publicação é bastante antiga, mas tenho interesse no material se ainda estiver disponível.

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