O presente artigo visa dar dicas para ter conforto na prova de concurso, de bancas como a Fundação Carlos Chagas (FCC) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Primeiramente, como dica para ter conforto na prova, o recomendável a se fazer nos dias anteriores e na véspera da de um concurso público é algo muito pessoal.
Por um lado, o candidato pode ter estudado muito, e querer usar os últimos dias para descansar. Dessa maneira, irá relaxar mente e corpo para fazer uma prova revigorado. Assim, nos dias de pausa, dará um tempo para a mente organizar o pensamento para a prova com descanso.
Já outros candidatos vão preferir aproveitar até os últimos minutos antes da prova para revisar o que consideram importante. Dessa forma, utilizam os vídeos de revisão, leem mapas mentais e até cards de resumo no próprio dia da prova, antes ou no intervalo entre as avaliações.
Conforme exposto, essa escolha é pessoal. Entretanto, deve-se escolher a forma que deixe o candidato mais confortável e confiante, para a realização da melhor prova possível.
Comumente, notam-se casos de pessoas perdendo o concurso por chegar atrasado no local de prova. Até mesmo confundir-se com o prédio correto, ou os blocos de um mesmo prédio, no caso de grandes escolas ou faculdades.
Na maioria das vezes, o local da prova é uma das últimas informações divulgadas. Na saída desta informação, é interessante mapear o local, e confirmar se é aquele mesmo.
Com aplicativos de GPS gratuitos e modernos, é possível simular a rota até o local com diferentes meios de transportes. Se for possível, ir até o local de prova no dia anterior ajuda muito na noção real do trajeto.
Além disso, é aconselhável se atentar se haverá algum evento externo próximo ao local, que fará com que ruas e avenidas sejam fechadas, tais quais corridas, feiras livres e passeatas.
Em suma, chegar com pontualidade e folga de horário aumenta bastante o conforto na prova. Ademais, a organização do trajeto evita que todo o esforço na jornada do estudo seja em vão, por mera confusão de horário e local.
Quanto à alimentação, na véspera da prova e no intervalo de duas provas, se for o caso, é aconselhável uma alimentação leve.
Nesse caso, o conceito varia de forma pessoal. Porém, deve ser entendido como algo que a pessoa confie que não venha a passar mal na hora do concurso.
Muitas vezes, realiza-se a alimentação com pressa em ocasiões de prova. Mesmo assim, é aconselhável selecionar o alimento que menos cause a possibilidade de um mal estar na prova, e evitar comida de procedência duvidosa.
Caso haja necessidade de deslocamento para a alimentação, em provas duplas, é aconselhável evitar locais que aumentem ainda mais o atraso para se alimentar. Ainda, é muito importante se atentar ao horário da segunda prova.
Alternativamente, levar alimentos de casa pode ser uma boa opção. Comidas que não sejam sensíveis ao calor, e fáceis de consumir em qualquer ambiente.
Durante a prova, é importante a hidratação com algum líquido. Também variando de maneira pessoal, muitas pessoas consomem alimentos para repor a glicose ou, até mesmo, para fazer pausas reflexivas na prova.
Nesse caso, é preciso atentar-se às regras do edital sobre como embalar os alimentos. Se antecipar pode aumentar o conforto na prova.
Relativamente às idas ao banheiro no exame, é necessário se atentar ao fato de que apenas uma pessoa por vez vai ao banheiro. É aconselhável notar o procedimento de detecção de metal, e a distância do banheiro até a sala.
Como muitas vezes as provas são bem longas, a ida ao banheiro pode servir para esticar o corpo e, também, como uma pausa reflexiva na prova.
Porém, como o tempo é contado, o tempo de ida ao banheiro deve ser levado em conta pelo candidato, dentro do tempo total da prova.
Novamente, a ida ao banheiro é algo pessoal e, se o candidato acha que não deve ir nenhuma vez ao banheiro, ele deve respeitar sua vontade, e manter o conforto dessa maneira.
Quanto ao barulho, se for algo proposital e muito gritante, a banca vai impedir o barulho.
Porém, o ruído de pessoas indo ao banheiro, alimentos sendo consumidos, e comunicação baixa da organização da prova entre si e entre os candidatos é inevitável.
Tal barulho deve ser encarado como o ruído branco urbano, algo que somos obrigados a conviver.
Para se acostumar com isso, pode-se estudar, ocasionalmente, em ambientes domésticos com outras pessoas ou em transportes públicos, sem fone de ouvido, realmente simulando o dia da prova.
Já quanto ao calor, infelizmente muitos locais de prova não vão ter ar condicionado em sua estrutura.
Nesse caso, recomenda-se uso de roupa confortável, sempre observando as regras do edital.
Também recomenda-se levar alimentos que não estraguem ou derretam no calor. Além da hidratação, levando água, e repondo o conteúdo da garrafa nas idas ao banheiro, ou no intervalo entre as provas.
Isso pode ajudar a aumentar o conforto na prova.
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!
Foi divulgado o gabarito preliminar da prova do concurso Câmara de Alpinópolis, município localizado no…
Com comissão formada e contratação da banca em andamento, novo concurso EBSERH tem termo de…
Quem estuda para concursos públicos sabe que, com a correria do dia a dia, às…
Estão oficialmente abertas as inscrições para o concurso do Tribunal de Contas de Roraima -…
Foi publicado o edital do concurso Ribeirão das Neves Saúde, prefeitura localizada no estado de…
A Prefeitura de Itapissuma, cidade de Pernambuco, publicou 3 editais para concurso público. Ao todo,…