O concurso público do Tribunal de Contas do Município de São Paulo foi suspenso por conta da COVID-19, mas para aqueles que estão se preparando, este tempo a mais é uma oportunidade única de focar no edital e aprofundar ainda mais os estudos.
Assim, quando o certame for retomado, você estará pronto para garantir uma das vagas e ver seu nome na lista de aprovados do TCM SP.
Para relembrar tudo o que será cobrado na primeira etapa do concurso, preparamos este artigo com todas as etapas de prova detalhadas. Leia com atenção, pegue seu café e bons estudos!
Os candidatos ao cargo serão avaliados através de duas provas, são elas uma Prova Objetiva e uma Redação. A aplicação de ambas as provas será conjunta, com duração máxima de 4 horas e 30 minutos.
A prova objetiva será dividida em dois blocos, de Conhecimentos Gerais e Específicos. Exclusivamente para a especialidade de T.I., haverá também um terceiro bloco, de Conhecimentos Especializados. Para o candidato ser considerado aprovado, é necessário obter, no mínimo, 50% de acertos em cada bloco:
Para ambas as especialidades, o módulo de Conhecimentos Gerais vai cobrar Língua Portuguesa e Raciocínio Lógico.
No módulo de Conhecimentos Específicos, serão cobrados os seguintes conhecimentos:
Para a especialidade de Tecnologia de Informação, serão cobrados no módulo de Conhecimentos Especializados, os seguintes tópicos acerca de Lógica de Programação:
Somente serão corrigidas as redações dos primeiros candidatos mais bem habilitados na prova objetiva, conforme a tabela abaixo:
A etapa será avaliada na escala de 0 a 30,00 pontos. Serão considerados como critério de pontuação: Tema, Estrutura (gênero/tipo de texto e coerência) e Expressão (coesão e modalidade).
Será considerado habilitado na prova de redação o candidato que obtiver nota igual ou superior a 50%, ou seja, 15,00 pontos.
Os candidatos ao cargo serão avaliados através de três provas, são elas uma Prova Objetiva, uma Prova Discursiva e uma Redação.
A aplicação da prova objetiva, terá duração máxima de 5 horas. Já a redação e a prova discursiva serão aplicadas em conjunto em outro turno, no mesmo dia que a prova objetiva, com duração máxima de 3 horas e 30 minutos.
A prova objetiva será dividida em dois blocos, de Conhecimentos Gerais, Específicos e Especializados. Para o candidato ser considerado aprovado, é necessário obter, no mínimo, 50% de acertos em cada bloco:
Nos módulos de Conhecimentos Específicos e Especializados, os conhecimentos cobrados vão variar conforme a especialidade.
Somente serão corrigidas as redações dos primeiros candidatos mais bem habilitados na prova objetiva, conforme a tabela abaixo:
A Redação será avaliada na escala de 0 a 25,00 pontos. Serão considerados como critério de pontuação: Tema, Estrutura (gênero/tipo de texto e coerência) e Expressão (coesão e modalidade).
Será considerado habilitado na prova de redação o candidato que obtiver nota igual ou superior a 50%, ou seja, 12,50 pontos.
A prova discursiva será composta de três questões, cada uma sendo avaliada na escala de 0 a 25,00.
Na correção, serão analisados o conhecimento e domínio do conteúdo, o raciocínio lógico do candidato ao desenvolver a questão apresentada com clareza, coerência e objetividade, a organização do texto, a técnica de redação, o domínio do léxico e a correção gramatical.
Será considerado habilitado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 37,50 no conjunto das três questões.
Auxiliar Técnico de Fiscalização, na especialidade Suporte Administrativo: A somatória da nota da prova objetiva (que valerá, no máximo, 90,00) e da nota da prova de redação (que valerá, no máximo, 30,00);
Auxiliar Técnico de Fiscalização, na especialidade Técnico de Informática: A somatória da nota da prova objetiva (que valerá, no máximo, 115,00) e da nota da prova de redação (que valerá, no máximo, 30,00);
Agente de Fiscalização nas especialidades Administração, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Ciências Jurídicas, Economia e Engenharia Civil: A somatória da nota da prova objetiva (que valerá, no máximo, 130,00, da nota da prova de redação (que valerá, no máximo, 25,00) e da nota da prova discursiva (que valerá, no máximo, 75,00);
Agente de Fiscalização na especialidade Tecnologia da Informação: A somatória da nota da prova objetiva (que valerá, no máximo, 140,00), da nota da prova de redação (que valerá, no máximo, 25,00) e da nota da prova discursiva (que valerá, no máximo, 75,00).
Vale ressaltar, que a leitura do edital de abertura é o primeiro passo para iniciar seus estudos. O documento é o regulamento do concurso público e traz todas as informações e detalhes que o candidato precisa saber!
Mais informações: Concurso TCM SP
Assinatura Anual Ilimitada*
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.
ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada
Sistema de Questões
Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!
ASSINE AGORA – Sistema de Questões
Fique por dentro de todos os concursos
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Esquizotípica, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? As funções essenciais à justiça estarão em pauta hoje no nosso…
Confira quais são os hospitais de lotação! Iniciais de até R$ 17,9 mil! O edital…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Evitativa, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar sobre controle de constitucionalidade. Dada a proximidade da…
Atenção, concurseiros! Neste domingo, 22 de dezembro, encerra o prazo para garantir sua inscrição no concurso…