Concursos Públicos

Comissão aprova ampliação de cotas raciais em concursos!

Em segunda votação, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), permanecente do Senado, aprovou a ampliação das cotas raciais em concursos públicos da administração pública federal, direta e indireta, incluindo fundações privadas e autarquias.

O Projeto de Lei 1.958, de 2021, prevê o destino de 30% do total de vagas para negros, indígenas e quilombolas. Hoje, o percentual é de 20% e somente para a população negra.

Por 17 votos favoráveis contra oito, o turno suplementar, realizado nesta quarta-feira (08), ainda visa a prorrogação da medida por mais 10 anos. A lei, de 2014, tem vencimento no próximo dia 09 de junho.

Agora, o projeto, em caráter terminativo, seguirá para a Câmara dos Deputados que decidirá em votação a adesão ou não das alterações, sem precisar de retorno ao Senado.

Entretanto, os senadores poderão apresentar recursos contra o tema em até cinco dias úteis, retomando o possível debate em mesmo plenário em caso de nove interposições pelos parlamentares.

Como surgiram as cotas raciais em concursos?

As cotas raciais foram instituídas através da Lei n° 12.990/2014, que trata de uma política de ação afirmativa que prevê a reserva de vagas em concursos públicos federais.

Essa lei surgiu após inúmeros estudos realizados comprovando que há uma discrepância entre o percentual de negros no serviço público federal comparado à população geral do país. 

De acordo com os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes ao censo demográfico de 2022, cerca de 92,1 milhões de pessoas (ou 45,3% da população do país) se declararam pardas.

Comissão aprova ampliação de cotas raciais em concursos públicos!Comissão aprova ampliação de cotas raciais em concursos públicos!
Comissão aprova ampliação de cotas raciais em concursos públicos!

Documentação Comprobatória e Avaliação do Fenótipo

Para candidatos negros ou pardos, em geral, a própria certidão de nascimento (do candidato ou dos seus antepassados) é usada como documento legal para a checagem do direito à cota.

Além do mais, as autodeclarações são conferidas na etapa de investigação social. Os métodos desse processo variam conforme as regras do edital do certame, e utilizam, além de documentos físicos, análise por uma comissão criada para este fim.

Quer ficar por dentro de mais informações sobre o mundo dos concursos públicos, além da possível ampliação de cotas raciais? Então confira as principais notícias do dia!

Principais notícias do dia

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira os nossos artigos!

Ronaldo Scanavini Neto

Graduando em Comunicação Social - Jornalismo na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Trabalha na equipe de jornalismo do Estratégia Concursos desde 2023.

Posts recentes

Auto de infração para SEFAZ/PR

Olá, tudo tranquilo?!! Neste presente texto iremos analisar um assunto muito importante para a prova…

7 minutos atrás

Lei Maria da Penha e a Jurisprudência atualizada

Lei Maria da Penha(Lei11.340/06) é um dos temas mais cobrados em concursos públicos para carreiras…

11 minutos atrás

Concurso Queiroz SP: saiu edital com 15 vagas

Foi publicado o edital de concurso público da Prefeitura de Queiroz, em São Paulo. O…

16 minutos atrás

Concurso Paranavaí PR: publicados 3 editais com 89 vagas!

Foram publicados novos editais de concurso público da Prefeitura de Paranavaí, no Paraná. Os certames…

2 horas atrás

Concurso MGS MG: classificar preliminar é divulgada!

Já está disponível a classificação preliminar do concurso Minas Gerais Administração e Serviços S.A (MGS…

2 horas atrás

Possíveis recursos concurso MP CE: Analista – Direito

s provas objetivas do concurso do concurso MP CE foram aplicadas no último domingo (13/04) e aqui…

2 horas atrás