O secretário da Segurança Pública, Jean Nunes, voltou a falar sobre os concursos PM e Bombeiro PB, durante o programa Rede Verdade, da TV Arapuan. De acordo com Nunes, está sendo feita a análise para realização dos certames.
Contudo, não há confirmação de quando serão realizados. Por enquanto, o quantitativo de vagas está sendo avaliado. Para isso, segundo o secretário, é feito o levantamento do número de aposentadorias e unidades policiais.
“A gente não pode pedir um concurso solto, aberto, como era feito no passado, sem você ter nenhum dado objetivo em cima daquilo. Então isso está sendo feito, construído, para que a gente possa avançar com a Secretaria de Planejamento e Secretaria da Fazenda e, ao final, o governador fazer a análise”, acrescentou Nunes.
Esta é a segunda vez que os estudos para o concursos PM e Bombeiros PB são confirmados pelo governo. Recentemente, o governador da Paraíba, João Azevedo, confirmou que uma nova seleção para Soldados está sendo avaliada.
O pronunciamento ocorreu em cerimônia sobre as obras e ações realizadas no governo estadual para a área de Segurança.
A nova seleção é muito aguardada, visto que o déficit na corporação é grande. Segundo o deputado estadual, cabo Gilberto Silva, os Oficiais da Polícia Militar estão operando no limite de vagas, além de boa parte das vagas destinadas para Praças estarem sem ocupação.
O Concurso Bombeiro PB já tem comissão formada. Já o da Polícia Militar está com banca contratada.
O último concurso PM PB ainda está válido. O edital foi publicado em 2018 e pode ser prorrogado até 2022. Os inscritos tinha que ter algumas requisitos, como nível médio e idade mínima de 18 anos.
A primeira fase do certame foi a prova do ENEM, a nota do Exame foi usada como critério de avaliação dos candidatos.
Já o concurso Bombeiro PB, o último edital foi publicado no ano de 2020 com vagas para o Curso de Formação de Soldados. Para participar, os interessados deveriam ter ensino médio completo. Foram ofertadas, no total 100 vagas, sendo 90 para homens e 10 para mulheres.
Os candidatos inscritos foram avaliados por meio de cinco etapas. O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação foi o responsável pela organização e aplicação dos exames intelectual e psicológico. As demais etapas ficaram a cargo da própria corporação.
Saiba mais detalhes sobre o concurso PM e Bombeiro PB, no link a seguir
Concurso PM PB | Concurso Bombeiro PB
A edição 2024.2 do Exame CFC está chegando e muitos bacharéis ou estudantes do último…
No Resumo da Semana você encontra diversas informações sobre concursos públicos previstos e editais publicados!…
O edital do concurso do Instituto Nacional do Semiárido (INSA) foi publicado com oferta de 19…
Está em pauta a realização de um novo concurso PC AL (Polícia Civil de Alagoas)…
Autorização de novo edital iminente! O próximo concurso PC ES (Polícia Civil do Espírito Santo)…
Salário inicial de R$ 7,8 mil! Atenção, corujas: a autorização para realização de um novo…