Os concursos militares GO não poderão ter vagas com distinção de gênero após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
O Plenário do STF manteve a decisão que determinou que os concursos militares de Goiás, PM GO e Bombeiros GO, convoquem os aprovados sem distinção de gênero.
A ação foi proposta pela Procuradoria-Geral da República por meio da ADI 7490. Segundo a PGR, é inconstitucional a previsão na legislação de Goiás estabelece que 10% das vagas dos concursos da PM e Bombeiros devem ser destinadas às mulheres.
No voto, o relator do processo, ministro Luiz Fux, levou em consideração a jurisprudência e decisões atuais da Corte que consideram que esse tipo de restrição de gênero viola os princípios constitucionais da isonomia e da universalidade de acesso aos cargos públicos.
Dessa forma, as futuras convocações e os próximos concursos militares GO não poderão estabelecer distinção de gênero entre os candidatos.
Acesse os artigos completos e exclusivos sobre os concursos Militares GO no blog do Estratégia Concursos e saiba as principais informações do certame!
Principais Concursos Tribunais previstos, iminentes e publicados O Projeto Orçamentário para 2025 (PLOA 2025) prevê…
Agora está oficialmente disponível o termo de referência do concurso TRT RJ (Tribunal Regional do…
Vem aí o concurso TRT RJ (Tribunal Regional do Trabalho da 1ª região) que contará…
Agora está oficialmente assinado o contrato com a Fundação Carlos Chagas (FCC) para realização do…
Estão retomadas as atividades do concurso Câmara de Frutal, no estado de Minas Gerais. Com…
Foram registradas retificações nos editais do concurso EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares). Os documentos…