Jurídico

Concursos Magistratura Estadual: certames para Juiz de Direito em 2019

Previsões atualizadas para os concursos Magistratura Estadual

Olá! Neste artigo, vamos agregar todas as informações relevantes sobre os concursos da magistratura estadual. De norte a sul, levantamos todas as informações relevantes sobre os Tribunais de Justiça para você que almeja tornar-se juiz estadual.

Acompanhe esse artigo, mantenha salvo entre os seus favoritos. A cada nova informação vamos atualizá-lo.

São 26 Estados mais o TJDFT. Logo, todos os anos teremos ótimas oportunidades. Alguns TJs realizam concursos com maior frequência, outros demoram um pouco mais. Saiba quais serão os próximos concursos, quais temos alguma expectativa e quais não terão editais publicados em breve.

E quais são os próximos concursos da magistratura estadual? Quais estão previstos para o próximo ano. É o que vamos analisar abaixo.

Concursos Magistratura Estadual “quentes”

Tribunal de Justiça do Paraná (TJ PR)

Entre os prováveis concursos para a magistratura estadual, o concurso do TJPR é um daquele que encabeça a lista dos próximos editais a serem publicados: o órgão já definiu a banca do concurso, o Cebraspe/Cespe e as provas devem ocorrer em janeiro de 2019.

Aqui, vamos sintetizar as principais informações para você que deseja estudar para o concurso do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.

O último concurso, concluído em 2018, só teve 14 candidatos, número bem menor do que os cargos vagos, que á totalizam 39 na classe inicial da carreira.

O edital anterior é de 2016, foi organizado também pelo CESPE. As questões objetivas, no entanto,  foram  elaboradas pela própria comissão do concurso. Na prova objetiva tivemos 100 questões (com quatro alternativas cada), e a nota de corte ficou em 80 pontos (o equivalente a 80 questões certas).

Em rápida análise da prova objetiva aplicada, notamos:

  • questões criadas a partir de casos concretos;
  • incidência de questões doutrinárias, não apenas legislativas;
  • exigência de entendimentos consolidados do STJ e do STF.

Sobre a distribuição das questões entre as disciplinas, concluímos:

  • as questões concentraram-se nas disciplinas de Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Penal, Direito Constitucional, Direito Processual Penal e Direito Administrativo. Somadas essas disciplinas ultrapassam 60% das questões;
  • disciplinas como Direito do Consumidor e Direito a Criança e do Adolescente correm por fora. Embora tenham número menor de questões são disciplinas importantes no contexto do concurso. Ademais, o TJPR é tradicional em exigi-las em seus concursos; e
  • há cobrança de legislação específica neste concurso. O Código de Organização e Divisão Judiciárias do Estado do Paraná e o Código de Normas da Corregedoria-Geral da Justiça foram cobrados em 6 questões no último concurso.

Os pontos acima são importantes para você considerar no seu planejamento de estudos.

Dada a expectativa pela realização de novo concurso para o TJPR, para os quadros de juiz substituto, o Estratégia Carreira Jurídica preparou vários conteúdos relevantes para este certame.

Saiba mais sobre o TJ-PR:

– informações relevantes sobre o concurso: Concurso TJ PR Juiz;

– cursos Estratégia Carreira Jurídica: Cursos Concurso TJ PR Juiz 2018.

Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ SC)

O concurso da Magistratura do Tribunal de Justiça de Santa Catarina é uma grande aposta para 2019. O Pleno da corte já elegeu os membros a comissão do concurso e escolheu a organizadora, o Cebraspe/Cespe.

O  último concurso do órgão foi realizado em 2017 e todos os seus aprovados (27) já foram nomeados neste ano. Restam, ainda, 83 cargos vagos de Juiz Substituto.

Organizado pela FCC, o último certame teve  na primeira etapa uma prova objetiva com 100 questões de cinco alternativas. A nota de corte ficou em 7.5 ( o equivalente a acertar 75 questões). Ao analisarmos a prova, podemos notar algumas características-chave:

  • Cobrança moderda da jurisprudência do STF e do STJ;
  • 12% da prova foi composta por questões que envolviam o julgamento de assertivas;
  • Incidência relevante de questões práticas;
  • Alta incidência de questões legislativas.

Ao analisarmos a distribuição de questões por disciplina, notamos que:

  • Direito Civil (15%), Direito Processual Civil (12%), Direito Penal (12%) e Direito Processual Penal (15%) totalizam 49% da prova, o que torna o domínio dessas disciplinas fundamental para garantir a aprovação para a próxima fase.
  • Direito Administrativo também tinha um peso significativo na prova: 12%.
  • Direito Constitucional, Direito Eleitoral, Direito Empresarial, Direito Ambiental e Direito da Criança e do Adolescente apresentaram uma distribuição uniforme, com cinco questões cada, e poderiam fazer a diferença na aprovação.
  • Algumas disciplinas “correm por fora”: dê especial atenção ao Estatuto da Criança e do Adolescente e ao Código de Defesa do Consumidor – por condensarem grande parte do conteúdo programático das disciplinas às quais se relacionam, o seu domínio garante gabaritar as questões.

Com essas informações, esperamos que você possa ter uma noção mais clara do formato da prova do TJ SC el,,assim, possa planejar seus estudos para a Magistratura. O Estratégia Carreira Jurídica preparou uma série de materiais para este certame, acompanhe:

-notícias atualizadas sobre o concurso do TJ SC: Concurso TJ SC Juiz;

-cursos Estratégia Carreira Jurídic: Cursos TJ SC Juiz.

Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas (TJ AL)

O Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas (TJ L) anunciou em janeiro de 2018 a realização de um novo concurso da Magistratura. Em março, foi formada a comissão, que agora discute o projeto básico para a licitação que escolherá a banca organizadora do concurso.

O TJ-AL não informou ainda o número de cargos que serão oferecidos, mas informações sobre o último certame aumentam as expectativas de nomeação: somente 24 dos 37 aprovados tomaram posse e o órgão conta hoje com 61 cargos vagos de Juiz de Direito Substituto, classe inicial da carreira.

O edital do último concurso foi publicado em 2015 e teve como organizadora a Fundação Carlos Chagas (FCC), com o oferecimento de 20 vagas imediatas e formação de cadastro de reserva.

A prova objetiva foi composta por 100 questões objetivas de múltipla escolha com cinco alternativas, elaborada pela FCC (responsável também pelas provas escritas e pela prova oral). A nota de corte para a 2ª fase foi 7.2 (o equivalente a acertar 72 questões).

Em uma análise rápida da prova objetiva, é possível observar:

  • 21% da prova cobrou o conhecimento da jurisprudência do STJ e do STF;
  • incidência de questões sob a forma de casos práticos;
  • utilização de trechos de textos doutrinários para discussão dos temas cobrados.

Em relação à distribuição de questões por disciplina na prova objetiva, notamos:

  • Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Tributário, Direito Administrativo e Direito Constitucional somavam, juntas, 69% da prova
  • Direito Eleitoral, Direito da Criança e do Adolescente e Direito do Consumidor constituíram grandes trunfos: com programas mais reduzidos que os demais, totalizavam 19% da prova.
  • Direito Ambiental correu por fora, com 6 questões e um programa pequeno, o domínio da disciplina foi um diferencial.

Você deve considerar os pontos que nós elencamos  no seu planejamento de estudos, eles irão te ajudar a priorizar as disciplinas mais relevantes e a formatar um plano de estudos adequado.

Com a iminência do edital do concurso, o Estratégia Carreira Jurídica preparou vários conteúdos relevantes sobre o certame. Confira:

– informações relevantes sobre o concurso: Concurso TJ-AL Juiz;

– análise do último edital: análise do edital FCC 2015;

– cursos Estratégia Carreira Jurídica: Cursos concurso TJ AL Juiz.

Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJ AC)

O Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC) divulgou uma excelente notícia em abril de 2018: foi autorizada a realização do novo concurso de ingresso na Magistratura do Estado.

A portaria autorizativa também nomeou a comissão do certame, que agora se dedica a organizar os trâmites administrativos necessários para a publicação do edital.

O órgão conta hoje com 50 cargos vagos na classe inicial da carreira, que precisam ser preenchidos logo para garantir a prestação jurisdicional em várias comarcas do Estado.

O último concurso do TJ-AC foi realizado em 2011 e teve como organizadora o Cespe/UnB, atual Cebraspe. A primeira fase do concurso, composta por uma prova objetiva seletiva, contou com 100 questões de múltipla escolha com cinco alternativas.

A nota de corte desta prova foi de 6.0 pontos (o equivalente a 60 questões). Dos 1.171 candidatos que prestaram a prova objetiva, apenas 11 foram aprovados na última fase do certame.

Uma rápida análise da prova objetiva do certame permite observar:

  • a alta incidência de questões que trabalham casos práticos;
  • 20% da prova aborda precedentes jurisprudenciais do STF e do STJ;
  • a análise das divergências doutrinárias foi atrelada, na prova, a sua recepção pela jurisprudência.

Sobre a distribuição de questões por disciplina, notamos que:

  • as questões de Direito Constitucional, Direito Processual Civil, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Empresarial, Direito Civil, Direito Tributário e Direito Administrativo representaram, juntas, 61% da prova;
  • Direito Ambiental e Direito Eleitoral corriam por fora: com programas menores em relação aos demais, representavam 12% da prova, com 5 e 7 questões, respectivamente.
  • 40% das questões de Direito Ambiental foram sobre o Estatuto da Cidade (Lei 10.257/2007);
  • Direito do Consumidor e Direito da Criança e do Adolescente constituíram grandes trunfos, com 8 questões cada.

O Estratégia Carreira Jurídica preparou vários conteúdos relevantes sobre o certame para ajudar você a se preparar para o concurso que virá. Confira:

– informações relevantes sobre o concurso: Concurso TJ AC Juiz;

– cursos Estratégia Carreira Jurídica: Cursos concurso TJ AC Juiz.

Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJ PA)

O TJ-PA anunciou recentemente que o Tribunal Pleno autorizou a realização de um novo concurso para o provimento de 20 vagas de Juiz de Direito Substituto, além da formação de cadastro de reserva.

O último certame, realizado entre 2014 e 2015, contou com 96 aprovados, todos eles nomeados (as últimas convocações para a posse foram publicadas no primeiro semestre de 2018).

A Fundação Vunesp, organizadora do último concurso, ficou responsável pela elaboração da prova objetiva e das provas escritas. A prova oral do certame foi elaborada pela comissão do concurso, composta por membros do TJ-PA.

A prova objetiva foi composta por 100 questões de múltipla escolha com cinco alternativas. A nota de corte para a lista geral (ampla concorrência) foi de 6.3 (o equivalente a acertar 63 questões). Já para a lista especial (PcD), o corte ficou em 6.2 pontos.

Uma análise rápida da prova objetiva permite observar que:

  • 10% da prova abordou diretamente a jurisprudência dos tribunais superiores (entendimentos sumulados e casos julgados recentemente);
  • 9% das questões lidam com situações-problema (casos práticos);
  • Grande incidência de questões exigindo conhecimento do texto legal.

Sobre a distribuição de questões por disciplina, notamos:

  • 67% da prova foi composta por questões de Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Constitucional e Direito Administrativo.
  • Direito do Consumidor, Direito da Criança e do Adolescente e Direito Eleitoral contaram com os menores programas e, somadas, totalizaram 16% da prova.
  • Direito Ambiental correu por fora: com um programa de tamanho médio, sozinho contava com 7 questões.

Leve em consideração esses pontos na formatação do seu plano de estudos. Eles irão te ajudar a priorizar os pontos mais importantes para a prova.

Com a expectativa de lançamento do edital do concurso, o Estratégia Carreira Jurídica está preparando uma série de materiais para contribuir com os seus estudos.

– informações relevantes sobre o concurso: Concurso TJ PA Juiz;

– cursos Estratégia Carreira Jurídica: Cursos concurso TJ PA Juiz;

Esses são os concursos quentes, vale dizer, os próximos editais a serem publicados para a magistratura estadual.

Concursos Magistratura Estadual com alguma expectativa

Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT)

Sem realizar concursos para ingresso na Magistratura deste 2015, o TJDFT incluiu, no Plano de Administração para o Biênio (PLABI) 2018-2020, a previsão de lançamento de um novo certame.

Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO)

O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) nomeou, em meados de 2017, a comissão organizadora do novo concurso da Magistratura. O órgão realizou o último certame em 2011 e já conta com um grande déficit de magistrados.

Segundo os autos do processo administrativo de autorização do certame, a comissão organizadora já escolheu a proposta apresentada por uma banca examinadora, que passa agora sob análise da Secretaria de Planejamento do Executivo Estadual.

Se você deseja uma preparação regular para diversos concursos da magistratura, confira nossos cursos regulares:

Cursos Regulares para a Magistratura dos Estados e do DF

Editais publicados

Situação geral dos concursos Magistratura Estadual

E em relação aos demais?

Abaixo, objetivamente, descrevemos informações atualizadas sobre os demais concursos de magistratura, para você consultar as demais informações sobre aquele o TJ que deseja:

Acompanhe o YouTube do Estratégia Carreira Jurídica e não perca nossos conteúdos gratuitos para a magistratura estadual:

Clique aqui e acesse a playlist da Magistratura Estadual.

Artigos completos – Carreiras Jurídicas

Encontre informações sobre a carreira dos seus sonhos!

Advocacia Pública Federal

Procuradorias

Defensorias

Delegado

Magistratura Estadual

Magistratura Federal

Magistratura do Trabalho e MPT

Ministério Público

Forte abraço e bons estudos!

Equipe Estratégia Carreira Jurídica
jornalismoecj@gmail.com

Ricardo Torques

Ver comentários

Posts recentes

O que são as Emendas de Redação? São constitucionais?

Olá, tudo bem? Hoje responderemos ao questionamento sobre a constitucionalidade das emendas de redação e…

13 horas atrás

Transtorno de Personalidade Esquizotípica para Psicólogo PC-DF

Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Esquizotípica, pertencente ao tópico de…

15 horas atrás

Funções Essenciais à Justiça para o STM

Olá, pessoal, tudo bem? As funções essenciais à justiça estarão em pauta hoje no nosso…

15 horas atrás

Concurso EBSERH: quais são os hospitais de lotação?

Confira quais são os hospitais de lotação! Iniciais de até R$ 17,9 mil! O edital…

17 horas atrás

Transtorno de Personalidade Evitativa para Psicólogo da PC-DF

Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Evitativa, pertencente ao tópico de…

19 horas atrás

Controle de Constitucionalidade para o MPU

Olá, pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar sobre controle de constitucionalidade. Dada a proximidade da…

19 horas atrás