Olá, tudo bem? Estou aqui para conversar com você que pretende se preparar para algum concurso fiscal – secretarias de fazenda municipais (“ISS”), estaduais (“ICMS”), ou a própria Receita Federal. Talvez você esteja 100% decidido por um único desses concursos (conheço várias pessoas que só querem se preparar para a Receita Federal) e, neste caso, esteja estudando com base no último edital. Mas talvez você tenha mais flexibilidade, e esteja aberto tanto para a Receita Federal como para os fiscos de vários estados e de vários municípios.
***Aprenda como estudar raciocínio lógico para concurso neste artigo completíssimo***
Esta última situação me parece mais interessante, pois te permite se preparar ao mesmo tempo para vários concursos sem perder o foco. Isto porque a maioria dos concursos fiscais segue um “núcleo” comum, isto é, algumas matérias estão quase sempre presentes. Por exemplo: português, contabilidade, direito constitucional, direito administrativo, direito tributário e, claro, as disciplinas de Exatas.
No caso das matérias de exatas, entretanto, vale dizer que os editais costumam variar bastante. Se você ler o edital de Raciocínio Lógico-Quantitativo da Receita Federal 2014, por exemplo, vai encontrar tópicos de 4 matérias: raciocínio lógico, matemática, matemática financeira e estatística. Já se você ler o edital de Matemática Financeira do ISS/Cuiabá 2016, vai encontrar 2 matérias: matemática financeira e raciocínio lógico (isso mesmo!). Outros editais dizem que cobram Matemática mas, na verdade, estão cobrando principalmente tópicos de matemática financeira. Enfim, a verdade é que temos uma grande bagunça rs… Para tentar te ajudar a compreender o que realmente é cobrado nos concursos fiscais, analisei MAIS DE 20 EDITAIS recentes e preparei um vídeo no qual faço uma análise bem completa. Por exemplo, veja esta tabela, onde listo as disciplinas cobradas nos fiscos municipais recentes (ISS):
Através desta análise pude chegar a várias conclusões muito interessantes. Por exemplo, você sabia que 95% dos concursos fiscais cobram o tema “Juros”? E que, por outro lado, temas como “matrizes e determinantes” só foram cobrados pelo ICMS/RS e pela Receita Federal?
Acredito que esta análise pode te ajudar a conhecer melhor os temas de exatas cobrados em concursos fiscais, e verificar aqueles para os quais você deve dar prioridade em seus estudos – especialmente quando você está estudando ANTES da publicação de um edital.
Opa, como vai?! Neste material veremos um tema cada vez mais importante e cobrado em…
Neste artigo você encontrará um resumo da modalidade de documento Laudo Psicológico para o Concurso…
Olá, concurseiros e concurseiras, tudo bem? Hoje vamos falar sobre inviolabilidade domiciliar. O concurso da…
Após divulgação dos resultados finais, o concurso da Administração Estadual do Meio Ambiente (ADEMA SE)…
Foi publicado um comunicado de cancelamento da prova do concurso público da Prefeitura de Anitápolis,…
O concurso público da Prefeitura de Anitápolis, cidade de Santa Catarina, comunicou que a prova prevista…
Ver comentários
Parabéns Prof. Arthur, pelo belo trabalho!
Grande Arthur Lima,parabéns pela excelente explanação. Com certeza o Rac Log é uma das grandes preocupações na área fiscal. Professor, gostaria de deixar uma pergunta, e que pode ser tema de um próximo post rsrs: no caso da Receita Federal, com um mundo de assuntos/matérias dentro de rac lóg, como devemos proceder? estudar td vale a pena? priorizar alguns assuntos/matérias? custo x benefício de alguns, como p/ ex. estatística inferencial?
Valeu mesmo , professor!!! Obg pela força e dedicação com que conduz o seu trabalho. Parabéns mais uma vez MESTRE!!!!
Olá Gil! Esta é uma ótima sugestão para conversarmos e que certamente merece um novo artigo rs... pode ficar tranquilo que em breve vou publicar aqui ;)
Abraço
Boa mestre Arthur! Estou aprendendo matemática com Sr. Excelente análise!
Ótima iniciativa, parabéns!!...Professor, faz p AFT, também. Abraços