Entramos em mais uma temporada de concursos fiscais. Já falamos sobre o recente edital do concurso para auditor fiscal do ISMC-SC 2018, com edital publicado no Diário Oficial do Estado no dia 03 de setembro. Serão abertas 90 vagas para o cargo de Auditor Fiscal com remunerações iniciais de até R$ 22 mil. Fiz um artigo de dicas específicas para este edital aqui.
Vale dizer que as inscrições já foram encerradas, mas os candidatos têm até o dia 10 de outubro para confirmar sua inscrição no site da banca organizadora, a Fundação Carlos Chagas (FCC). Esta é uma grande oportunidade para quem busca seletivas nas áreas fiscais, mas não é a única. Após as eleições outros editais estão previstos, e falaremos mais sobre isso aqui no blog.
E como muitos buscam ampliar seus estudos, decidi publicar um passo a passo simplificado para concursos fiscais. Vamos lá?
Estude profundamente o edital de concursos fiscais que deseja prestar – não apenas as disciplinas, mas as regras gerais, prazos e tudo mais. Nos assuntos exigidos em edital sempre há desdobramentos e temas periféricos a serem estudados. É preciso destrinchar o edital com precisão. Estude ainda as regras de pontuação da banca, pois fazer escolhas durante a prova podem lhe garantir pontos mesmo quando você não tem certeza das respostas.
Um erro comum dos concurseiros é não estudar o edital. Mesmo que ainda não tenha saído o edital, o que é uma vantagem, vá atrás dos editais antigos das entidades que mais lhe despertam interesse.
Não preste um concurso pela empolgação ou pelo salário. Nem sempre este cargo o fará levantar de manhã empolgado para trabalhar – e isso pode ocorrer em qualquer área. Seja honesto com você mesmo!
O primeiro recurso que você deve investir é o tempo. Ele é mais importante que condições financeiras e até que esforço. Faça uma gestão assertiva de tempo e utilize horas úteis ao seu favor. Horas úteis não é o mesmo que horas livres. Coloque o estudo como uma prioridade. A gestão do tempo é algo que terá que fazer também durante a prova.
Outro investimento importante refere-se ao processo. Cada pessoa aprende de um modo único, mas algumas ferramentas fazem toda a diferença. Como é o caso do Coaching para concursos públicos, que aumentam as suas chances em pelo menos 80% – veja mais solicitando um atendimento por e-mail.
Crie um cronograma com as disciplinas comuns e específicas, atentando às assuntos fiscais em seus estudos, sem negligenciar nenhuma disciplina. Crie um plano de estudos e utilize uma metodologia que abranja o exigido pela banca – questões discursivas, redação, questões de múltipla escolha, etc.
As provas antigas poderá dar a você um bom panorama do que é exigido em concursos fiscais. Questões de direito e contabilidade possuem um peso bem grande nas provas, mas as outras disciplinas também devem ser estudadas.
Tenha um processo de estudo dinâmico, com práticas diárias de revisão, exercícios e simulados, pois isso fará toda a diferença nos seus resultados. Busque técnicas que promovam o aprendizado e a memorização – valamos sobre este assunto neste artigo. Veja mais sobre simulados gratuitos para o concurso ICMS-SC 2018 nesta matéria.
Espero que tenha gostado. Por hoje era isso. Forte abraço e bons estudos!!!
EMAIL: coach.thiagocabral@gmail.com
YOUTUBE: Coach Thiago Cabral
FACEBOOK: /coach.thiagocabral
INSTAGRAM: @coach.thiagocabral/
Quer ser meu coachee ou conhecer uma pouco mais a carreira de Auditor Fiscal? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)
Veja também: Quantas Horas Preciso Estudar Por Dia?
Veja também: Como Estudar Após a Públicação do Edital
Veja também: Quando e Como Estudar Por Resolução De Questões
Veja também: Ciclo de Estudos x Quadro de Horários: Qual A Melhor Forma De Estudar Para Concurso Público
Veja também: Técnicas De Memorização Poderosas No Estudo Para Concurso Público
Veja também: Os 9 Erros Mais Comuns De Quem Estuda Para Concursos Públicos
Gostou das dicas sobre concursos fiscais? Deixe um comentário com as suas dúvidas e compartilhe esta matéria em suas redes sociais!
A Prefeitura de Carangola, em Minas Gerais, está com concurso público aberto, organizado pela Consulplan,…
Está oficialmente finalizado o concurso público da Secretaria Municipal de Fazenda de Belo Horizonte (ISS BH). Com a…
Atenção, corujas! Os candidatos com situação alterada no Concurso Nacional Unificado (CNU) poderão verificar atualizações…
Inscrições em breve e provas em fevereiro de 2025. Confira neste artigo as principais datas…
Acordo firmado entre o MGI e o Sindicato também prevê outras melhorias para os Auditores…
A Prefeitura Municipal da Estância Climática de Morungaba, em São Paulo, publicou o novo edital…
Ver comentários
professor Thiago, como já foi divulgado a ESAF não fará mais o concurso da RFB, podendo ser FCC, GV ou Cespe. então eu pergunto qual edital seguir para os concursos da RFB? O material do estratégia já está atualizado?
Falae José…
Acho q editais recentes da FCC ou do CESPE são os mais indicados. Sobre o material, não sei se já estão 100% mas estavam sendo atualizados sim.
Fica a convite para conhecer e se inscrever no meu canal do Youtube onde dou dicas de preparação para provas de concurso público:
https://www.youtube.com/channel/UCh-km30_BE0F0fuIaZW3Gjw
Bons estudos!!
Há pouco tempo eu recebi por e-mail um comparativo das matérias comuns da área fiscal, só que eu apaguei o e-mail. Em qual parte do site eu consigo achar. Grato.
Boa noite Rodrigo...não sei no site mas eu tenho um no meu email, se não me engano. Me envia um email para me lembrar de procurar e te retorno: coach.thiagocabral@gmail.com