No artigo de hoje vamos falar sobre os concursos fiscais municipais, se são oportunidades que valem a pena se inscrever.
Como você já deve ter percebido, a área fiscal é altamente atrativa, especialmente para concurseiros que buscam uma carreira de alto nível e com formações diversas. Uma vez que muitos concursos com remuneração elevada costumam exigir formação em Direito.
Mas, quando você está se preparando para um concurso específico dessa área, pode ser desgastante ficar estudando sem previsão de ser publicado o edital.
Desse modo, se você sonha em ser aprovado em um fisco estadual ou na receita, prestar algum fisco municipal pode ser tão vantajoso quanto. Afinal, como temos muitos municípios, esses concursos acabam saindo sempre, além das remunerações serem extremamente atrativas.
Claro que prestar concurso para a Receita Federal tem várias vantagens, como a possibilidade de trabalhar em qualquer lugar do país. Ao ser aprovado para a Receita Federal, o servidor pode:
Em compensação, um fisco estadual te “obrigará” a morar no estado para o qual você foi aprovado. Assim como um fisco municipal te obrigará a morar naquele Município.
Claro que em muitos órgãos existe a possibilidade de teletrabalho que traz uma maior flexibilidade para os seus servidores.
Além disso, concursos municipais costumam ser menos almejados pelos candidatos. Assim, via de regra, recebem menos inscrições do que os certames estaduais e federais.
Portanto, prestar os concursos de fiscos municipais aumenta bastante as chances de aprovação daqueles que se preparam para essa área.
Claro que a decisão de se inscrever em concursos fiscais municipais depende de vários fatores pessoais e profissionais, como:
Em suma, a decisão de se inscrever em concursos fiscais municipais pode ser uma opção vantajosa para muitos concurseiros. Mesmo a área fiscal como um todo sendo altamente atrativa, com remunerações elevadas e oportunidades de carreira sólidas, a competição por cargos em órgãos estaduais e federais pode ser intensa, além da imprevisibilidade dos editais.
Dessarte, ao optar por prestar concursos fiscais municipais, os candidatos podem desfrutar de várias vantagens. Primeiramente, esses concursos tendem a ser mais frequentes, proporcionando uma previsibilidade maior para o estudante. Ademais, as remunerações costumam ser atrativas, e há oportunidades de trabalho em várias cidades do país.
Além disso, é importante mencionar que a escolha entre concursos municipais, estaduais ou federais também depende das preferências pessoais do concurseiro. Afinal, o concurso para a Receita Federal, por exemplo, oferece a flexibilidade de trabalhar em qualquer lugar do país, enquanto concursos estaduais e municipais podem exigir que o servidor resida no estado ou município em questão.
Por fim, a competição geralmente é menor nos concursos municipais, o que aumenta as chances de aprovação para aqueles que se preparam. Portanto, ao considerar sua carreira na área fiscal, é importante avaliar suas preferências pessoais, objetivos de carreira e disposição para competir, para determinar se a inscrição em concursos fiscais municipais é a escolha certa para você.
Espero que você tenha gostado do nosso artigo de hoje sobre os concursos dos fiscos municipais!
Bom Estudo!
Elizabeth Menezes
@prof.elizabethmenezes
http://www2.rio.rj.gov.br/smf/daut/
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!
Foram aplicadas as provas do concurso ISS Olinda, em Pernambuco, no dia 17 de novembro.…
Em Ação Civil Pública, o Ministério Público de Sergipe (MP SE), por meio da 2ª…
O concurso público da Prefeitura de Olinda, em Pernambuco, teve as provas aplicadas empresa IAUPE,…
Foram divulgados os gabaritos preliminares das provas do concurso Consaúde SP (Consórcio Intermunicipal de Saúde…
O Ministério do Turismo (MTUR) solicitou em abril desse ano, através de Nota Técnica, autorização…
O concurso da Prefeitura de Damianópolis, em Goiás, teve provas aplicadas no dia 17 de…