Com 4.252 autorizadas para novos concursos públicos federais, é recorrente ouvirmos a pegunta “quando os editais serão publicados?”.
Apesar de ainda não ter uma data cravada, há uma data limite para a publicação dos certames: 13 de dezembro de 2023. A gente te explica o motivo dessa data!
Os novos concursos federais foram anunciados no dia 16 de junho, mesma data em que houve a publicação no Diário Oficial da União das portarias autorizativas.
Com isso, os respectivos órgãos têm o prazo limite de seis meses (180 dias) para a publicação do edital de abertura. Assim, como mencionamos acima, a data máxima para publicação dos editais é dia 13 de dezembro.
Não, concurseiro. Isso porque, se algum órgão extrapolar essa data limite, perde o direito a publicação do certame, sendo necessário reiniciar todo o processo (solicitar o concurso e aguardar autorização do MGI).
Apesar de termos certeza que os editais saem até o final do ano, é possível que logo mais alguns deles já comecem a ser publicados. Isso porque, alguns órgãos já expressaram seu desejo de realizar provas e convocar os aprovados ainda em 2023.
Vale ressaltar que apesar da autorização ter abrangido 4.436 vagas, 184 serão para provimento adicional de editais vigentes (IBAMA e ANM).
Para ficar por dentro de todas as informações sobre concursos federais, que terão editais publicados ainda em 2023, não deixe de conferir nosso artigo com o panorama completo das oportunidades autorizadas e previstas:
Mais informações: concursos no âmbito federal
Salário inicial é de mais de R$ 5 mil. Saiba todos os detalhes desse importante…
O concurso do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF 5), que contou com 86…
O Estratégia realiza semanalmente aulas, eventos, entrevistas, simulados, revisões e maratonas dos principais concursos de…
O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Mato Grosso convocou os candidatos para a…
A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, revelou que pretender realizar…
A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) contratou a FADESP (Fundação Amparo…