Os servidores ambientais entraram em greve no início desta semana, que está programada para abranger 21 unidades da Federação até 1º de julho. O principal motivo: reestruturação das carreiras e reajuste salarial.
Cabe destacar que a paralisação envolve funcionários de importantes órgãos ambientais, sendo eles: IBAMA, ICMBio e do Serviço Florestal Brasileiro.
Os estados da Paraíba, Pará, Acre e Rio Grande do Norte foram os primeiros a interromper suas atividades na última segunda (24), assim como os servidores do MMA em Brasília.
Segundo a Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Ascema Nacional), a proposta apresentada pelo governo foi rejeitada integralmente nas assembleias locais, por não contemplar nenhum dos pontos principais reivindicados.
De acordo com informações do Correio, o presidente da Ascema, Cleberson ‘Binho’ Zavaski, esclareceu que a principal reivindicação dos servidores do meio ambiente é uma reestruturação da carreira que reposicione esses servidores.
A ideia é aproximar os servidores de outras carreiras com atribuições de níveis de complexidade e responsabilidade parecidas.
“É importante destacar que a área ambiental não luta simplesmente por aumento de salário. Nossa principal reivindicação é uma reestruturação completa da carreira, que já tem 22 anos. Ela tem uma defasagem de mais de 10 anos — a última negociação com o governo e acordo assinado é de 2015, então desde 2015 não há acordo entre a área ambiental e o governo”, afirmou.
Além da reestruturação, Zavaski afirmou que os servidores defendem uma parametrização salarial das carreiras de servidores considerados de nível intermediário do governo junto às de outros órgãos reguladores, assim como uma diminuição da disparidade salarial entre cargos da mesma carreira.
A realização de novos concursos para a área ambiental seguem previstos para serem realizados nos próximos meses, até 2025.
Em declaração recente, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, afirmou que novos certames serão realizados no próximo ano:
“Já fizemos a convocação de servidores que estavam na reserva. Já conseguimos o concurso para o Ministério. No ano que vem vai ter concurso para o IBAMA, para o ICMBio, para o Serviço Florestal, que é dentro do Ministério. Enfim, estamos nos empenhando ao máximo.”
Confira todos os detalhes além das greves, mas também dos concursos ambientais que estão previstos! Para isso, acesse os artigos exclusivos que preparamos para você. Os links estão disponíveis logo abaixo:
Concurso IBAMA | Concurso ICMBio
Divulgação do resultado final é adiada para fevereiro de 2025 Conforme acordo firmado com o…
O concurso PC MG oferece 255 vagas de nível superior, distribuídas entre os cargos de Investigador…
A edição 2024.2 do Exame CFC está chegando e muitos bacharéis ou estudantes do último…
No Resumo da Semana você encontra diversas informações sobre concursos públicos previstos e editais publicados!…
O edital do concurso do Instituto Nacional do Semiárido (INSA) foi publicado com oferta de 19…
Está em pauta a realização de um novo concurso PC AL (Polícia Civil de Alagoas)…