Estão previstas 1.600 vagas em concursos ambientais para o cargo de Analista Ambiental, de acordo com a quinta fase do Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal
As contratações para o cargo fazem parte de uma série de medidas de atuação no combate ao desmatamento no país.
O documento cita a relação direta entre a falta de pessoal e o aumento de ocorrências registradas pelo IBAMA contra a flora da Floresta Amazônia.
IBAMA e ICMBio contavam, em 2010, com 4.420 e 2.832 servidores efetivos, respectivamente. Sem a realização de novos concursos, o número caiu para 3.585 e 1.792 servidores efetivos, em 2016.
Segundo dados do Portal Brasileiro de Dados Abertos, existem 1.368 cargos vagos no ICMBio. Já o IBAMA conta com 2.620 cargos vagos.
Em evento realizado em 17 de abril, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, voltou a falar sobre a autorização dos concursos para o IBAMA, ICMBio e MMA:
“[No] governo Bolsonaro, quando a gente diz terra arrasada, [que] houve um desmonte, é um desmonte mesmo. É com esses fiscais que nós estamos trabalhando. Ainda bem que já conseguimos concurso para o Ibama, o ICMBio e o ministério”, afirmou.
Para ficar por dentro de todas as informações sobre os novos concursos ambientais, não deixe de conferir nossos artigos completos sobre as respectivas seleções:
Mais informações: IBAMA | ICMBio | MMA
Está na praça o edital do concurso ANM (Agência Nacional de Mineração), com vaga aberta na…
Com o concurso da Companhia de Saneamento do Distrito Federal (Caesb) na praça, os candidatos…
A Prefeitura de Caieiras, município do estado de São Paulo, divulgou um novo edital de…
O concurso do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Acre (CAU AC) divulgou os resultados…
Foram oficialmente reabertas as inscrições para o concurso FASMO (Fundação de Atenção à Saúde de…
Foi publicado o edital de concurso público da Prefeitura de Cromínia, no estado de Goiás.…