O Ministro da Economia, Paulo Guedes, soltou uma declaração polêmica nesta terça-feira, 4 de junho. Durante audiência na Câmara dos Deputados, em razão das discussões sobre a Reforma da Previdência, o gestor disse que suspenderá a realização de concursos públicos por conta do excesso de servidores. De acordo com ele, os governos que antecederam o Governo Bolsonaro, autorizaram concursos e concederam reajustes salariais “ferozmente”.
Devo me preocupar com a suspensão dos concursos? O que devo fazer agora? Fique nesse artigo e veja uma reflexão realista, objetiva e concreta sobre a declaração do ministro Paulo Guedes.
Durante o seu discurso no Congresso Nacional, ele disse que, por conta do inchaço na máquina pública, o governo optará por não realizar concursos públicos nos próximos anos. Mas, esta não é a primeira vez que o ministro dá uma declaração como essa. Ainda no início do ano, Guedes chegou a falar que não iria autorizar concurso no ano de 2019.
“Nas nossas contas, 40% dos funcionários públicos devem se aposentar nos próximos cinco anos. Não precisa demitir. Basta desacelerar as entradas”, disse.
Guedes afirmou que o governo investirá na digitalização de processos e na redução da burocracia para tornar os serviços públicos mais eficientes. Ainda no início do ano, o secretário de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Uebel, responsável pela autorização de certames do Executivo Federal, também afirmou que “não haveria novos concursos públicos em 2019”.
Uma das prioridades do governo, de acordo com as declarações dadas pelos gestores, é continuar reduzindo os custos na Esplanada dos Ministérios e nos órgãos públicos do Executivo Federal. Ainda no início do ano, o Ministério da Economia já havia informado a intenção de reduzir cerca de 21 mil cargos, comissões e funções gratificadas em todos os ministérios. E o fez, publicando um decreto extinguindo cargos nesta numeração.
Antes da minha reflexão sobre essa declaração, se você ainda acredita que não vai ter concurso em 2019, confira no link a seguir as oportunidades previstas para 2019. Há 26 editais previstos para serem publicados só no mês de junho.
MAIS INFORMAÇÕES – Concursos 2019
Devo me preocupar com a declaração do ministro Paulo Guedes?
Todo mundo sabe que uma preparação a longo prazo é o ideal para quem deseja entrar para a vida pública. Passar em concurso público não é fácil e tão simples. É como fazer faculdade! Para ser aprovado, você precisa de esforço, dedicação, tempo, empenho e disciplina. É claro que há casos em que o candidato passou em um concurso com pouco tempo de dedicação. Mas, garanto, essa não é uma regra.
A primeira coisa que você precisa ter em mente é que estudar para concurso público exige tempo, muito tempo. Dependendo da área que você vai prestar, são muitas disciplinas e a maior parte delas requer uma carga de estudo muito elevada. Os conteúdos costumam ser muito densos. Por esse motivo, a primeira coisa que você deveria fazer é aproveitar a oportunidade porque isso pode significar muito mais tempo de preparo.
Os concursos podem até levar um acontecer, mas não que eles deixarão de existir. Embora alguns serviços públicos o governo consiga digitalizar, a mão de obra humana é extremamente necessária. Veja o caso do INSS: o governo já falou em digitalizar os serviços, alguns processos já foram até implementados, mas o que vemos no noticiário são atrasos em processos que estão há meses e anos aguardando análise.
Outra coisa é que esta não é uma declaração exclusiva do governo Bolsonaro. Vamos ser isentos, sem entrar na discussão sobre política partidária, até porque o assunto aqui é outro. Nos governos Dilma e Lula, foram registradas declarações semelhantes. Na época, o então Ministério do Planejamento havia anunciado a suspensão de concursos públicos. E o que a gente viu foram vários editais sendo publicados naqueles anos.
É claro que o anúncio da suspensão de concursos acaba sendo um choque e assusta quem está se preparando há muito tempo e aguarda a publicação de um edital abrindo oportunidades. Em 2015, por exemplo, no início do segundo mandato da Dilma, o Planejamento havia anunciado a suspensão de vários concursos, o que afetaria mais de 40 mil vagas. Veja abaixo um print da notícia que foi repercutida na época.
A realidade foi bem diferente… em 2017 foram mais de 140 concursos… em 2018 foram mais de 100 editais.. e só no primeiro semestre de 2019 já são mais de 100 concursos…
Mas, mesmo que a polêmica declaração do ministro Paulo Guedes se concretize, e que os concursos sejam suspensos de forma temporária, em algum momento eles devem ser retomados. Até porque, como eu falei anteriormente, os órgãos necessitam de servidores públicos. Esse tempo sem concurso só deve aumentar o número de vacâncias nos órgãos. E, todo mundo sabe que, para novas contratações e nomeações, os órgãos precisarão realizar novos concursos para recompor seus quadros.
Ainda assim, a declaração do ministro se limita apenas ao Executivo Federal. Você que sonha com a carreira pública, saiba que há muitos outros concursos previstos para todo o país, nas mais diversas áreas. Você pode aproveitar que há vários concursos de órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, além de órgãos das esperas estaduais, municipais e distritais que estão acontecendo em todo o país, para pode treinar a sua preparação para concursos públicos.
Veja só… Falaram que 2019 seria um ano sem concursos públicos, mas só nesse primeiro semestre há mais de 82 editais publicados na praça. Ao todo, são quase 15 mil oportunidades previstas para cargos de Nível Médio e Superior. Até o final do ano, 26 órgãos que estão com banca definida, 43 com comissão formada e 58 autorizados podem publicar edital. Se entristece com uma declaração dessas quem já está pensando no fracasso.
Encare esta declaração como uma oportunidade para reforçar a sua preparação, se tornar um concurseiro de alto nível e estar preparado para qualquer prova, qualquer banca e qualquer concurso público seja qual for a instituição pública, sem ter medo da FCC, Cespe, FGV, nem de Direito Constitucional, Administrativo, Raciocínio Lógico e da tão temida lei do capeta, a Lei 8.666…
O que devo fazer agora?
Vá estudar!! E me siga no Instagram… rsrsr @jornalistadeconcursos
MAIS INFORMAÇÕES – Concursos Abertos
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Esquizotípica, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? As funções essenciais à justiça estarão em pauta hoje no nosso…
Confira quais são os hospitais de lotação! Iniciais de até R$ 17,9 mil! O edital…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Evitativa, pertencente ao tópico de…
Olá, pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar sobre controle de constitucionalidade. Dada a proximidade da…
Atenção, concurseiros! Neste domingo, 22 de dezembro, encerra o prazo para garantir sua inscrição no concurso…
Ver comentários
estou estudando para o inss. Acha que devo continuar?
Vamos eleger um presidente concurseiro na próxima eleição. O Brasil tem mais de 10 milhões de concurseiros, porque não?
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
Melhor Jair se acostumando.
É no que dá apoiar neoliberaloide !!!!
Parabéns Estrategia por apoiar esse governo.
Os editais publicados serão suspensos?
Caros amigos do Estratégia, o melhor curso preparatório para concursos, curso no qual tenho assinatura. Permita-me dizer que foi um grande equívoco vocês terem apoiado um candidato que agora fecha às portas a nós concurseiro, bem como á prestação de serviços públicos que a população necessita. Foi muito decepcionante.
Acabou, ele deixou explícito e o Bolsonaro também, são neoliberais, sofram as consequências de tê-lo apoiado.
É muito desestimulante ver uma notícia como essa, pra quem tá já algum tempo se preparando, sem perspectiva de quando terá concurso público!