A realização do concurso da Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB) já se tornou uma questão de determinação do próprio Tribunal de Contas do Distrito Federal. Inclusive, a autarquia voltou a cobrar esclarecimentos e plano de ação acerca do certame.
De acordo com documento publicado no Diário Oficial do DF, a Fundação terá 90 dias para encaminhar detalhamentos das providências tomadas visando a realização do certame.
Por conta da ausência de profissionais, indícios de negligência na condução dos cuidados com os animais estariam sendo uma das principais preocupações do Tribunal.
Com a possível abertura do concurso Zoológico de Brasília, será possível repor o quadro de pessoal nas especialidades de Médico Veterinário, Biólogo e Zootecnista, funções estas solicitadas pelo TCDF.
Importante destacar que, em março de 2021, foi formado um novo Grupo de Trabalho para atualização dos processos referentes à realização de concurso público para preenchimento de vagas existentes no quadro de pessoal do órgão.
Na ocasião, os servidores tiveram o prazo de 120 dias para apresentar o resultado das análises, o que não ocorreu. Vale lembrar que um primeiro grupo de estudos já havia sido designado em abril de 2020.
Confira neste artigo as principais informações sobre o concurso Zoológico de Brasília. Acompanhe os tópicos abaixo e não perca nenhum detalhe:
Foi formado um novo Grupo de Trabalho que visa a atualização processual quanto a realização de concurso público para preenchimento de vagas existentes no quadro de pessoal da FJZB.
O Grupo de Trabalho é formado por nove membros, conforme abaixo:
A Fundação ainda terá que entregar, no prazo de 90 dias, detalhamento das providências tomadas visando à realização do certame. A determinação foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal. Veja abaixo:
O Ministério Público Ministério Público de Contas do DF representou ao TCDF sobre a ausência de realização de concurso na Fundação Jardim Zoológico de Brasília.
Segundo o MPC/DF, as atividades relacionadas aos cuidados com os animais advêm da atuação finalística da FJZB e requerem provimento de pessoal por meio de concurso público, o que não tem acontecido, uma vez que a maioria dos servidores em exercício são terceirizados.
“grande parte das atividades típicas da FJZB é exercida, quase que exclusivamente, por servidores comissionados sem vínculo efetivo com a Administração Pública ou por terceirizados”.
Tal cenário “indica uma ausência de implementação efetiva de um Plano de Carreira para servidores da Fundação Jardim Zoológico de Brasília, que, aos olhos do Parquet, pode estar relacionado com o grave problema de morte dos animais”, disse o Procurador-Geral, Marcos Felipe Pinheiro Lima.
Em sua Representação, o Ministério Público de Contas requisitou a notificação da FJZB para apresentar esclarecimentos, assim como a instauração de procedimento de fiscalização para a apuração dos fatos apresentados.
A Fundação é uma instituição socioambiental que desenvolve ações com foco na educação ambiental, conservação e preservação da fauna brasileira. Tem o privilégio de ser a primeira instituição ambientalista criada no Distrito Federal. É um órgão da administração indireta vinculada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente do DF (SEMA).
Uma das ações de grande reconhecimento é o trabalho de conservação e pesquisa, o que contribui para preservação de animais ameaçados de extinção.
Quanto ao desenvolvimento científico, o Zoo Brasília trabalha em parceria com entidades renomadas como a Universidade de Brasília (UnB), Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuária (Embrapa), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Instituto Federal de Educação Teológica (IFTB), entre outras.
Divulgado resultado preliminar da etapa de autodeclaração (negros, PcD e indígenas) do CNU O Concurso…
Concurso Correios oferece vagas de nível médio e superior Estão oficialmente encerradas as inscrições do…
Oferta de 100% de desconto por tempo limitado O concurso dos Correios era um dos…
O Estratégia realiza semanalmente aulas, eventos, entrevistas, simulados, revisões e maratonas dos principais concursos de…
Justiça mantém aplicação das provas! Atenção, corujas: estão mantidas para o próximo domingo, 17 de…
O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ PR) definiu como banca organizadora do próximo concurso…