Os especialistas do Estratégia Concursos elaboraram as sugestões de recursos para as provas objetivas do cargos de técnico e analista judiciário do concurso TRT PB.
Lembre-se de que os recursos devem ser individuais e as sugestões abaixo não podem ser copiadas. O prazo para a interposição estará aberto até 01 de dezembro de 2022.
Cabe recurso na seguinte questão de Atualidades da prova do TRT – 13ª Região – PB – Analista Judiciário:
Questão:
O mundo tem acompanhado o que acontece com a inflação nos Estados Unidos da América. Recentemente, a inflação por lá saiu de um platô de cerca de 2% ao ano e atualmente gira em torno de 8 a 9%. Na zona do euro, vemos acontecer fenômeno similar. Economias emergentes também sentem os efeitos negativos de uma inflação mais alta.
Avalie se, entre as causas do aumento recente da inflação nos EUA, podem ser citados:
I. O movimento de alta nas taxas de juros.
II. Os incentivos econômicos concedidos aos americanos (pessoas e empresas) durante a pandemia do coronavírus.
III. As paralisações nas cadeias produtivas por conta dos surtos de Covid.
IV. A invasão da Ucrânia pela Rússia.
Estão corretos os itens
(A) I e II, apenas.
(B) III e IV, apenas.
(C) I, II e III, apenas.
(D) II, III e IV, apenas.
(E) I, II, III e IV.
Gabarito preliminar: C
Argumentos para o recurso:
A guerra entre Rússia e Ucrânia (a invasão da Ucrânia pela Rússia) é uma das causas do aumento recente da inflação nos Estados Unidos, o que tem sido fartamente noticiado pela imprensa e analisado pelos analistas econômicos. Portanto, esse item também está correto na questão. Vejamos:
Dólar em alta, recessão à vista: por que a inflação americana afeta o Brasil
G1, 13/07/2022
Inflação persistente
Além dos incentivos econômicos concedidos durante a pandemia do coronavírus, que encheram o bolso dos americanos, entram na conta as paralisações nas cadeias produtivas por conta dos surtos de Covid e a guerra na Ucrânia, ambos fatores que impactam a distribuição de produtos.
Link da notícia:
https://g1.globo.com/economia/noticia/2022/07/13/dolar-em-alta-recessao-a-vista-por-que-a-inflacao-americana-afeta-o-brasil.ghtml
Gasolina e alimentos impulsionam inflação nos EUA em junho; taxa anual é a mais alta em 40 anos e meio
G1, Por Reuters
13/07/2022
Os preços ao consumidor estão subindo em meio a problemas nas cadeias de fornecimento globais e estímulos fiscais maciços do governo adotados no início da pandemia da Covid-19.
A guerra em curso na Ucrânia, que causou um pico nos preços globais de alimentos e combustíveis, agravou a situação.
Link da notícia:
https://g1.globo.com/economia/noticia/2022/07/13/gasolina-e-alimentos-impulsionam-inflacao-nos-eua-em-junho-taxa-anual-e-a-mais-alta-em-40-anos-e-meio.ghtml
Biden culpa guerra e pandemia por aumento na inflação dos EUA
Poder 360
10/05/2022
O presidente americano Joe Biden disse nesta 3ª feira (10.mai.2022) que a guerra na Ucrânia e a pandemia de covid-19 são as principais causas da atual situação econômica dos EUA. O país passa por um aumento na inflação, que registrou recorde em março, e nos preços do gás.
Link da notícia: https://www.poder360.com.br/internacional/biden-culpa-guerra-e-pandemia-por-aumento-na-inflacao-dos-eua/
Presidente dos Estados Unidos
Biden diz que vê “algum progresso” na inflação nos EUA
Segundo o líder, o quadro inflacionário global e a guerra da Rússia na Ucrânia influenciam negativamente a trajetória dos preços.
Infomoney, 13/10/2022
Link da notícia: https://www.infomoney.com.br/economia/biden-diz-que-ve-algum-progresso-na-inflacao-nos-eua/
Estados Unidos aumentam juros e pressionam economia mundial
O Fed, Federal Reserve, afirmou que pode continuar aumentando a taxa de juros até que a inflação caia para a meta de 2% ao ano. Segundo a instituição monetária estadunidense, a inflação alta reflete os desequilíbrios de oferta e demanda relacionados à pandemia, com preços mais altos para alimentos e energia. Além disso, o fator da guerra na Ucrânia tem piorado a situação.
Agência Brasil/EBC, 21/09/2022
Link da notícia: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/economia/audio/2022-09/estados-unidos-aumentam-juros-e-pressionam-economia-mundial
O movimento de alta nas taxas de juros não é uma das causas do aumento recente da inflação nos EUA. Portanto, esse item está errado na questão.
Os juros básicos são elevados pelos bancos centrais dos países para desacelerar e conter a alta da inflação, para que o indicador comece a baixar.
O Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, tem elevado gradativamente a taxa de juros, o que tem contribuído para a desaceleração da inflação. Aumento das taxas de juros, embora possam ser insuficientes em um primeiro momento, não contribuem para a elevação da inflação. Levam a um menor crescimento do índice inflacionário e, na sequência, a sua queda. Isso é amplamente comprovado pela literatura científica básica de economia e pela realidade econômica histórica.
A inflação recente está em desaceleração nos Estados Unidos. O principal fator para que isso esteja ocorrendo é a alta dos juros no país. Vejamos:
Inflação desacelera em outubro nos EUA: entenda os impactos no Brasil
A inflação nos Estados Unidos seguiu perdendo força lentamente em outubro, mas continua em patamar historicamente alto.
Apesar de ainda bastante alta, especialmente considerando padrões históricos de inflação no país e a meta de inflação do Banco Central americano (de 2,0%), a inflação começa a finalmente dar certo fôlego.
Assim, embora a inflação siga no centro das preocupações dos americanos e ainda vermos preços subindo com força especialmente no setor de serviços, crescem os sinais de que a alta de juros implementada pelo Banco Central americano (o FED) começa a fazer efeito em desaquecer a demanda por bens e serviços.
Riconnect, 10/11/2022
Link da notícia: https://riconnect.rico.com.vc/analises/inflacao-desacelera-em-outubro-nos-eua-entenda-os-impactos-no-brasil
Desta forma, solicita-se a alteração do gabarito de “C” para “D”.
Cabe recurso na seguinte questão:
A banca considerou a opção (B) como gabarito oficial.
Entretanto, se “Lúcia é torcedora do Botafogo” é falsa o então a proposição “Débora não é torcedora do Campinense” também deve ser falsa, o que nos leva a conclusão que a proposição “Débora é torcedora do Campinense” é verdadeira.
Isso indica que a opção D também está correta.
Logo, há duas opções corretas.
Diante do exposto, pede-se a anulação da questão.
POSSIBILIDADES DE RECURSO
GABARITO PRELIMINAR: LETRA C
GABARITO PRETENDIDO: LETRA B
FUNDAMENTAÇÃO:
“Proximamente”, no trecho original, carrega a noção de tempo (a reinauguração acontecerá em breve). Na reescritura proposta, a troca do advérbio “proximamente” pelo adjetivo “próxima” confere à frase uma noção espacial (estar próximo = apresentar uma distância curta em relação a um ponto no espaço). Com a mudança da acepção de tempo para espaço, a reescritura apresentada é inadequada.
Por outro lado, na alternativa B, o advérbio “detidamente” significa “sem pressa”, “com minúcia”, “detalhadamente”. Portanto, a troca de “examinada detidamente” por “exame detalhado” é a única modificação adequada.
Diante do exposto acima, solicita-se a mudança de gabarito.
GABARITO PRELIMINAR: LETRA D
GABARITO PRETENDIDO: ANULAÇÃO
FUNDAMENTAÇÃO:
Realmente, não há equivalência entre “que estão” e “inseridos”, o que torna a frase em D inadequada. No entanto, a frase em B também apresenta inadequação, uma vez que “estar em fila dupla” não significa necessariamente estar estacionado.
Diante do exposto acima, por haver dois gabaritos possíveis, solicita-se a anulação da questão.
GABARITO PRELIMINAR: LETRA D
GABARITO PRETENDIDO: LETRA C
FUNDAMENTAÇÃO:
De acordo com os principais dicionários da Língua Portuguesa, “garantir” é o mesmo que afiançar a veracidade de; asseverar, atestar. Em “eu garanto que não fui eu o autor do crime”, considerando que o réu pode atestar, provar a sua inocência, não há qualquer impropriedade lexical, estando o verbo “garantir” corretamente empregado no contexto.
Já a expressão “sobre-humano” carrega uma acepção incompatível com o traço semântico [+ humano] do vocábulo “passageiros”. O substantivo “passageiros” remete necessariamente a seres humanos a bordo de um transporte. Portanto, por maior que seja o esforço, este jamais poderia ultrapassar o escopo da humanidade (sobre-humano = que vai além da natureza humana; sobrenatural.). Isso torna a expressão em análise mal aplicada ao contexto.
Diante do exposto, solicita-se a mudança de gabarito.
GABARITO PRELIMINAR: D
GABARITO PRETENDIDO: B
FUNDAMENTAÇÃO:
“Localização”, de acordo com os principais dicionários de Língua Portuguesa, é o “ato ou efeito de localizar(-se)” ou, ainda, o “local em que se situa uma pessoa, uma coisa, um fenômeno ou a origem deste”. De acordo com essa segunda acepção, a substituição de “onde ocorreu o acidente” por “localização do acidente” (local de origem) está perfeitamente adequada.
Por outro lado, o fato de estar instalado em um determinado local não significa que este local é a sede (a instalação principal, o centro do poder). Portanto, afirmar que o edifício é a sede do TSE extrapola o escopo da frase original, configurando uma reescritura inadequada.
Diante do exposto, solicita-se a alteração do gabarito.
Saiba mais: concurso TRT PB
Gostou desta oportunidade e deseja começar se preparar agora mesmo? Então, confira os nossos cursos e comece a estudar para TRT 13:
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.
Olá! Tudo bem? Hoje vamos falar como estudar para o Concurso do Banco do Brasil!…
Valor para 2025 é de R$ 4.867,77 Foi publicada a Portaria Interministerial MEC/Fazenda nº 13/2024,…
Neste artigo você encontrará um resumo do Transtorno de Personalidade Obsessivo-Compulsiva, pertencente ao tópico de…
Quais são as etapas eliminatórias e classificatória do concurso EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares)?…
Olá, pessoal. Tudo certo? No artigo de hoje veremos o resumo sobre o ITCMD para…
Foi divulgado nesta terça-feira (24) o resultado final do concurso Câmara de Manaus, no Amazonas.…